Pessoal alguém pode me dar uma dica?
Eu sou muito novato com Arduino, mas gostaria de fazer um projeto de automação residencial o mais “wireless” possível.
Mas vou usar um exemplo de aplicação para saber se é possível: imagine que eu tenho um arduino em um comodo e um dispositivo qualquer (lampada, tomada, etc) conectado a um shield de Rele em outro comodo, e quero ligar esse modulo usando um transmissor RF, por exemplo um NRF24L01. Até ai ok. é possível. Mas queria de alguma forma fazer esse receptor funcionar sem ter que usar um outro arduino. É possivel?
Porque todos exemplos que vi na internet utilizam um outro Arduíno para fazer isso. Então eu teria que comprar um arduino para cada ponto de controle sem fio q eu queira colocar?
Queria algo assim: 1 transmissor q varia fraquencia conforme programado, e cada respectivo receptor interage com apenas 1 arduino na central.
Existe forma de fazer isso?

Muito obrigado.

Exibições: 656

Responder esta

Respostas a este tópico

Use ESP8266

Ah interessante, mas ele usa conxão wireless ne? Eu queria um módulo que não dependesse de WiFi.

E sim que se use RF (Radio Frequencia). Pois senão eu teria vários dispositivos conectados no WiFi a toa.
Existe alguma solução assim?

Obrigado novamente.

Abs

Então vamos equalizar as informações:

1. WIFI é RF, radio frequência são ondas eletromagnéticas cujo espectro é amplo indo de poucos Hz a vários GHz. Não vou nem tocar no que se refere a tipos de modulação ou protocolos, mas tudo que se comunica sem fio usa RF, até mesmo o IR (Infra Red) e o LIFI (WIFI a luz) é RF. Luz são ondas eletromagnéticas de espectro muito alto.

2. ESP8266 pode ser ligado de várias formas, podendo usar a sua rede WIFI doméstica ou formar uma nova rede WIFI exclusiva para os componentes de sua rede de automação, detalhe, sem a necessidade de um roteador WIFI, já que o ESP8266 tem a funcionalidade de operar como AP (Access Point).

3. Pode trabalhar a segurança com todos os recursos de um roteador como por exemplo desabilitar o SSID da rede, fazer logon com senha usando todos os meios de criptologia disponíveis nos roteadores e inclusive habilitar apenas acesso dos dispositivos com MAC Address definidos.

4. Como o ESP8266 tem I/O (entradas e saídas digitais, e em alguns modelos até entrada analógica) fica dispensável o uso de um arduino em cada ponto, mas se for preciso ou desejado pode-se usar o arduino de forma fácil por meio da porta de comunicação serial do ESP.

5. Pode-se programar o ESP de várias formas, desde comandos AT através de um terminal serial, pela IDE do arduino ou por meio de outros compiladores com outras linguagens, LUA é um exemplo. 

6. O mundo caminha para o IoT (Internet of Things), aplicações baseadas em IP tem a vantagem de serem facilmente aumentadas e integradas.

7. Estes módulos estão literalmente matando os outros módulos de RF no mercado de automação, devido ao seu preço competitivo, tamanho, facilidades e funcionalidades.

8. Se está desenvolvendo um novo projeto sugiro que estude as vantagens deste módulo e dos outros similares que estão surgindo no mercado . 

Abraço.

Wiechert, isso esclarece muita coisa mesmo =D


Então o uso dele acho q se adéqua a minha expectativa.

O fato de não depender de um roteador realmente já me adianta muito mesmo.

Agora é estudar... experimentar... pesquisar e muito.
Só queria mesmo um overview sobre as capacidades desse módulo.


Muito obrigado pela disposição em explicar tudo.
E desculpe ainda sou bem novato mesmo.

Abs

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço