Boa Noite Amigos,


Estou tentando compor o CI de áudio LM380N (DIP-14) no Proteus uma vez que não temos este componente ativo para simulação, desenvolvi o mesmo esquemático que no datasheet, no entanto, ao tentar simular simplesmente não tem sinal de saída, poderiam me ajudar? Estou encaminhando o arquivo para análises. Fico grato, desde já, se você dispor de se tempo para ajudar a um iniciante. Segue projeto Proteus (anexo)

Esquemático Utilizado:Resultado do Circuito no Proteus

Exibições: 476

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Alguém pode dar uma luz ?

Olá Sergio F domingo.

Imagino que tenha ficado alegre por alguém ter respondido, mas vai ficar triste com minha resposta.

Não sou especialista no proteus, gosto dele e uso, mas eventualmente tenho problemas com alguns circuitos. As vezes, o problema era pq o componente, em questão, tinha no banco de dados, mas não tinha suporte para simulação (ou ao menos foi isso que entendi), outras vezes, era a configuração no osciloscópio que estava "errada" (dc/ac, etc.).

Se você tiver CERTEZA que o circuito está igual ao do datasheet, então eu recomendaria você ir testando todos os pontos, para identificar todos que não estão funcionando. Em seguida, fazer a troca do componente por um BEM POPULAR, e alterar as especificações para se enquadrar as suas necessidades.

A alternativa, é procurar os devs e reportar.

Obs- Talvez alguém lhe apresente uma opção melhor. Mas meu teto de conhecimento é esse.

Boa noite.

Como disse o TM, talvez voce fique alegre por eu ter postado no seu t'opico, mas o que vou dizer talvez seja meio desanimador.

Como voce percebe, este LM380 e' composto de va'rios transistores.

Pra que voce possa replicar o funcionamento dele com components discretos, voce precisaria usar transistores com caracteristicas similiares aos usado no CI.

Voce tem documentacao com as curvas caracteristicas dos transistores usado no CI?

Sem estas curvas, sera' muito dificil reproduzir o funcionamento do CI.

(desculpe os erros de acentuacao e caracteres protugueses)  Teclado Ingles sem caracteres em portugues.

RV mineirin

Olá Sérgio!

   Só para colocar um pouco mais de "tempero" nos posts do Tiago e do RV, acrescento que o esquema de um C. I. apresentado na folha de dados é conceitual, i. e., elide uma série de detalhes que são importantes para que funcione corretamente mas que não são necessários para que sua estrutura conceitual seja entendida, pois só complicariam.

   Os engenheiros que o projetaram, entretanto, tem este modelo completo, até porque eles o simulam antes de liberar o projeto para produção, mas acho que, mesmo que você consiga entrar em contato com eles, não te fornecerão estes dados. Afinal de contas, trata-se de um segredo industrial.

   Traduzindo em miúdos, parece que estás em face de uma missão impossível

   Olhe pelo lado positivo: Já aprendemos mais um pouquinho sobre as folhas de dados dos circuitos integrados. :-)

Abração!

D. T. Ribeiro.

Boa tarde,

qual a versão do Proteus que você usa? Sua versão é licenciada? Se sua versão é licenciada o pessoal da Labcenter tem um ótimo suporte e estão sempre dispostos a colaborar com seus clientes, uso a mais de 20 anos.

A versão que uso, tem o LM380 para simular, não sei porque a sua não tem.

Abs.

CK

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço