Boa noite galera. Estou com um pequeno problema na leitura de temperatura usando o LM35.

Estou comunicando o Arduino via Modbus no Elipse Scada normalmente, e pelo Scada estou realizando a leitura. Na programação apenas hablitei o Read e Write para ler e escrever no Scada, lá eu faço a conversão do sinal analógico e obtenho os graus Celsius.

Porém, a temperatura chega a oscilar entre 4 e 5 graus, Não sei oq posso fazer pra estabilizar essa leitura. 

Exibições: 10694

Responder esta

Respostas a este tópico

Sempre achei que esse LM35 não funciona sozinho, tem que haver necessidade de componentes extras para que possamos ter uma leitura mais próxima da real.

Já testei vários algoritmos para o Arduino e não resolvi o problema, já procurei alguma solução com componentes extras ligados ao LM35, também não achei uma solução que funcionasse. 

Vamos ver se você abrindo esse tópico, conseguimos matar essa charada. 

Exatamente, por programação no Arduino não resolve.

Eu ja usei pelo pic e a leitura foi ótima, mas no Arduino estou tendo este tipo de problema. Sobre os componentes extras, já usei filtros passa-baixa e RC. Tentei com capacitores na fonte de alimentação USB e ate fonte extra.

Vamos ver se conseguimos precisão no caso.

Obrigado Luís.

Aí pergunto... Uma vez que o lm35 varia a tensão que o alimenta de acordo com a temperatura, a Alimentação está estável?

As únicas vezes que notei essa diferença que o povo cita (no caso, eu comparava um Lm35 com a leitura de um DHT21 no mesmo ambiente e condições) e o LM oscilava quando a tensão da fonte oscilava um pouquinho. Resolvido o problema da fonte (c/ capacitores e um 7805), marcou certinho com o DHT até na primeira casa decimal.

Os testes que fiz foram sempre com a tensão obtida do próprio Arduino. 

O estranho é que a tensão do Arduino (USB) não se varia quase nada. Agora ficou a dúvida pq com fonte externa, o LM35 é menos variavel com a do Arduino.

Sim, foi o que me intrigou quando comecei a brincar com Arduino a uns bons anos atrás. O primeiro sensor analógico que usei foi o LM35, retirado de um projetinho que usava um atmega16 (tradicional mesmo, eu já programava com AVR antes do "bum" do Arduino). A diferença do comportamento do sensor nos 2 uControladores me deixou de orelha em pé, mas vai saber? Até comecei a desconfiar do regulador de tensão da placa do arduino, mas na protoboard: mesmo comportamento. Colocando um segundo regulador só para o LM35 ele estabilizou.

Eu não sei bem, mais quando o PC talvez "trabalhe" mais, a variação de tensão tb pode ser alta. E daí, o LM sente essas alterações e oscila na saída. Vou pesquisar sobre capacitores de acoplamento, para colocar na alimentação do LM35 e ver os resultados.

Jonatas, achei um LM7805 aqui e to fazendo o teste. Por incrível que parece, o LM "assentou o faxo" e está lendo legal, variando de 1ºC a 1,5ºC. Antes a variação era de 4ºC.

Obrigado por hora, continuo realizando os testes!

Por um acaso já experimenta-rom com um comparador de tensão com LM358 - LM741 - LM324  e ai que entra a fonte externa.

Tende instalar como a figura 2, acabei de ver isso no DataSheet!

Abraço.


No caso da figura 1, a instalação é básica para leitura. Porém a questão é de variação da tensão de entrada na tensão de saida. O estranho é a temperatura variar sabendo que o datasheet, mostra tensão de 4 a 20Vcc. Se alimentarmos com 15Vcc, ele entregará a mesma saída, 10mV/ºC.

10mv por grau Celsius independente da alimentação. ou seja, a cada 1º somasse 10mv na saída.  Agora na figura 2 você já tem valores mais precisos de tensão e valores mais precisos de temperatura por consequência, [Eu acredito ahahah].   

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço