Olá pessoal, sou iniciante no arduino e gostaria de montar o arduino na protoboard. Já pesquisei na internet vários tutoriais e realizei todas as conexoes conforme estava sendo explicado mas não estou conseguindo colocar para funcionar. Alguem poderia que ajudar a entender o que eu estou esquecendo de fazer?

Exibições: 1461

Responder esta

Respostas a este tópico

Montar Arduino na protoboard significa ligar os componentes (processador, clock) e criar um Arduino na protoboard?

Desculpe-me se a pergunta é algo óbvia...

é isso mesmo Mauro. Eu encontrei alguns tutoriais e realizei o procedimento conforme a orientação dos tutoriais mas não esta funcionando. Comprei um atmega328 com bootload uno. liguei os fios positivo e negativo dos dois lados liguei o cristal com os capacitores puxei a energia diretamente na placa do arduino e o led na porta 19 para o blink mas não piscou. Não sei o que estou fazendo de errado.

Eu comprei o chip atmega já com o bootload gravado e para testar se o chip esta legal retirei o chip da placa do Arduino e coloquei o outro que tinha comprado e o blink começou a piscar, então acredito que o chip esta bom e um esquema que utilizei foi justamente a imagem que me mandou anexo mas não funcionou. Vou tentar gravar fazendo a conexão de tudo assim fica melhor para ver se é algo que não estou fazendo mesmo.

Fabiano, 

Seria legal vc postar fotos do esquema  de ligação (do seu projeto) e melhor um video de vc upando o código.

o que vc esta ligando no RXTX do atmega? 

outra suspeita: porque na porta 19?

Apostaria que é na comunicação , tipo se tiver usando o UNO não tirar o Atmega da UNo e se tiver utilizando um outro comunicador, não estar resetando corretamente.

Ricardo, obrigado pela atenção. Então, eu vou tentar gravar um video mostrando todas as conexou que estou fazendo para mandar e assim facilitar a analise para ver se é algo que estou esquecendo. Em relação a porta 19 é que pelos tutoriais que verifiquei a porta 13 do arduino é na verdade um mapeamento da porta 19 que é onde fica o blink por padrão. Quando comprei o atmega com o bootload do uno retirei o chip original do arduino e coloquei o outro que tinha comprado e o blink piscou normalmente então como eu só qria testar ligar o chip fora da placa do arduino fiz toda a ligação e coloquei o led na porta 19. Mas fou gravar um video demonstrando o que fiz para ver se pode me ajudar.

Pessoal estou anexando tres arquivos para ver se fica melhor entender o que pode esta acontecendo.

Anexos

Fabiano,

Confirma ai se ta assim:

pinos 9 e 10 - Cristal 16Mhz

pinos 7 e 20 - +5v

pinos 8 e 22 - GND

2 capacitores de 22pF, um entre o pino 9 e GND e outro entre o pino 10 e GND

Outra coisa, testou com cristais diferentes? Esse ai não sofreu nenhuma queda ou pancada?

Em relação as portas segue um esquema bem fácil para saber quem é quem:

Ex.: 19 no CI = 13 do programa

Obs.: Colei essa figura foi a melhor q encontrei até agora. Fica colada na parede na frente da minha bancada. rsrs

Cara, melhor colocar  5V (via resistor) no reset. 

Ric4rdo Pedr0s0,

Aqui sempre funcionou bem sem nada do reset, mas pode ser usado como proteção para não ocorrer um reset inesperado.

Tem alguma outra função esses 5v no reset?

Ricardo,

Olha nesse link o cristal do Zduino Leonardo (vermelho). Era um cristal SMD, mas sem motivo aparente parou de funcionar. Troquei por um comum, na verdade fiz só um remendo que era pra ser temporário. Sabe como é provisório definitivo néh!?!? rsrs

Arduino Leonardo

Leonardo, realmente eu estava utilizando o capacitor errado. Como não entendo de eletronica eu estava utilizando um capacitor de 22nf. coloquei o capacitor de 22pf e funcionou normalmente. Muito obrigado pela atenção.

Eu já tentei colocando um resistor no reset mas também não funcionou.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço