Boa noite, na foto mostra um circuito que eu fiz que é normalmente alimentado por uma bateria de 12V. A chave S é a chave pra ligar e desligar o circuito. Porém, quando eu estiver perto de alguma tomada, eu ligaria uma fonte de 12V nela e ao mesmo tempo desativando a bateria enquanto isso para economizá-la.

A dúvida é: Esse circuito está correto? Se não, podem me dar dicas pra fazer um circuito melhor?

Existem formas melhores de fazer um circuito desse tipo?

Exibições: 6505

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi HN, bom dia.

Existe um problema no seu circuito:

Ao ligar a bateria, você aciona o rele, que ao ser alimentado, desliga a bateria, e ao desliga-la,

desliga a si próprio, e este ciclo se repete, ficando oscilando continuamente.

Fiz o desenho abaixo para orientação sua. Os diodos evitam esta situação.

Caso o Gnd do seu circuito seja o " Negativo", é recomendado que voce desligue então o positivo.

Rui

Boa tarde Rui, muito obrigado por ajudar a corrigir o erro do meu circuito. Porém, o diodo mais próximo da fonte não deveria estar invertido? Com o catodo para o positivo?

Hélio.

Para bateria:

Para pilha (não re-carregável):

Boa sorte.

Euclides.

Boa noite Euclides, você poderia me explicar o motivo dessa bobina no circuito?

Relês tem bobinas dentro.

É mais fácil representa-las em separado dos contatos com NA (Normalmente Abertos) e NF (Normalmente Fechados), pois bobinas não tem polaridade.

Oi HN, bom dia,
você tem razão, realmente foi um erro meu.
O diodo está invertido.
Segue o desenho corrigido.

D1 Serve para por em curto o pico inverso;
D2 Evita que a alimentação da bateria chegue até à fonte;
D3 Evita que a alimentação da fonte cheque até à bateria.


E seguindo a sugestão do EFR, voce pode acrescentar o D4,
o que evita a invertará a inversão da fonte.


O D3 já evita a inversão da bateria.


Lembro ainda que cada diodo provoca +- 0,7V de (V catodo/Anodo) queda.


Rui

Boa noite Rui, tinha esquecido das quedas de tensões dos diodos. Porém, não vai afetar muito já que terá um lm7805 para alimentar o circuito e uma buzina que, acredito eu, pode ser alimentada com menos de 12V. Obrigado pela ajuda!

Boa noite Rui, tava tentando fazer seu circuito aqui e pensei em modificá-lo. Vi que meu carregador vai ter capacidade pra alimentar o circuito e carregar a bateria, visto que o consumo é baixo. Pensei em modificar o circuito fazendo com que quando eu conectasse a fonte, eu alimentasse o circuito e bateria ao mesmo tempo.

Para resolver esse problema, penso que seja apenas conectar o negativo da fonte com o negativo da bateria(linha verde) e acrescentar o diodo D5 ao circuito como mostra a figura abaixo, estou certo? Precisei mudar a posição do diodo D1 para conseguir colocar o diodo D5.

Anexos

Helio , normalmente os diodos são colocados no circuito POSITIVO. 

Por que conectou os diodos no circuito NEGATIVO ?

Gostaria saber se há alguma vantagem.

Na verdade, eu não sei há alguma vantagem. Estava tentando estudar esse circuito de forma que eu pudesse modificar para carregar a bateria e o circuito ao mesmo tempo quando eu conectasse o carregador. Mas meu conhecimento em eletrônica ainda não é tão avançado por isso fico na dúvida se esse circuito vai dar certo ou não.

Se precisar de um carregador de bateria de 12V , essa é a minha sugestão :

http://labdegaragem.com/forum/topics/carregador-de-bateria-selada-d...

Dependendo da corrente de consumo do seu circuito, poderá usar o carregador para alimentar o circuito também. Acho que nem precisará de relé....

José, muito interessante seu post. Isso é uma alternativa à fonte de tensão variável onde eu posso regular tanto a tensão quanto a corrente de carga?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço