Eai pessoal,

Seguinte, estou estudando a viabilidade de transportar um projeto que já existe para o Arduino.

Faço parte de um grupo de pesquisa que está trabalhando em cima da plataforma Br Gogo. Trata-se de uma plataforma de robótica pedagógica de baixo custo, nossa ideia é viabilizar o ensino de robótica nas escolas públicas. Um projeto com filosofia bem bacana.

Mas vamos à parte técnica...

Hoje a nossa placa possui um PIC 18F4550, por parte do computador nós temos um ambiente de programação visual (voltado para crianças) que gera um código em Logo e é compilado gerando uma sequência de bytes.

Esses bytes são hoje armazenados na flash do PIC para depois serem tratados por uma máquina de pilha. Além disso existe a possibilidade de um pequeno data logging para geração de gráficos e tabelas. Essas dados também são armazenados na flash.

Nossa ideia é escrever na linguagem nativa do Arduino a máquina virtual e suas rotinas para tratar os bytecodes. A ideia de usar a linguagem nativa é para garantir intercambilidade das versões da placa, sem necessidade de escrever um firmware para cada versão. O problema é que a EEPROM não é muito grande, então preciso gravar os bytes e dados na flash tal qual fazemos com o PIC (que tem 32K de flash).

Lá no site do Arduino tem as rotinas para gravação na flash, mas aquilo é apenas uma ferramenta para expandir a memória RAM e com dados estáticos. Como a ideia é deixar o projeto o mais barato possível, não cogitamos utilizar algum dispositivo de armazenamento externo.

Alguém tem uma sugestão de como fazer essa gravação de forma que seja possível resgatar os valores quando a placa for desligada e ligada?

Valeu

Exibições: 260

Responder esta

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço