Olá a todos do fórum.

Sou principiante no arduino e conheço o básico de eletrônica. E acabei me deparando com um problema.

Como ler tensão alternada de 110v nas entradas analógicas do arduino?

Estava fazendo do seguinte modo:

Uso um transformador de 110V ~ 9V (é o que eu tenho disponível em mãos)

Com os 9 volts Ac utilizo um divisor de tensão para deixar a tensão na faixa de 0-5v.

Ao usar a função analogRead() os valores nunca são constantes, variando muito.

Na minha cabeça o arduino ia ler a tensão RMS e transformar pelo conversor A/D em num número correspondente, mas pelo que percebi o mesmo está lendo pontos aleatórios da onda senoidal, inclusive com resultados negativos (O que não era para acontecer no intervalo de 0:1024)

Existem alguma função de leitura de tensão alternada na biblioteca do arduino?

Ou mesmo um algoritmo que me ajude a realizar essa leitura?

Agradeço a ajuda de todos!

 

Exibições: 669

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Lucas, o A/D do arduino apenas converte tensões contínuas entre 0 e 5VCC para valores digitais de 0 a 1023.

Uma forma de ler uma tensão alternada é usar o circuito mostrado no blog abaixo:

http://labdegaragem.com/forum/topics/voltimetro-com-arduino

Abraço

Olá Marcos, obrigado pela resposta.

O esquema do post citado não serve para ler tensão AC somente DC de até 15 volts.

Lucas,

Olhe o post todo e preste atenção no segundo esquema postado, este serve perfeitamente para ler tensão contínua ou alternada, conforme explicado e comprovado pelo vídeo, para o seu caso voce precisa apenas recalcular o divisor de tensão na entrada para 110V.

Caso tenha alguma dúvida ou necwssite de ajuda para entender o circuito pergunte.

Abraço.

Obrigado Marcos!

Ainda sou noob em eletrônica e gostaria de ajuda para entender o esquema.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço