Leitura de RPM para Datalogger Automotivo (Arduino, SDCard e LCD 1602) com FuelTech

Bom vou explicar o cenário, estou desenvolvendo um Datalogger automotivo, ele tem a função de monitorar tudo que acontece com o carro e armazenar em um cartão Sd, Uso para carros de arrancada, competição e/ou modificados sistema de injeção com a Fueltech, Pandoo Injetech e etc... O Datalogger tem a função de capturar os dados como, posição do acelerador, pressão atmosférica do coletor, temperatura do motor e etc... isso já esta funcionando perfeitamente, Já esta coletando os dados armazenando em um SD e exibindo em tempo real em um Display 1602, porém eu preciso de Ler o RPM do carro, e essa parte que não estou conseguindo desenvolver, estou coletando o sinal do motor, medido antes, ele gira em torno de 2V porém as leituras ocila muito e não tem nada a ver com o RPM do carro, estudando um pouco sobre o assunto, eu descobri que ele trabalha em frequencia Hz e estou tentando ler isso pelo arduino, até encontrei um material, em [url]http://www.avdweb.nl/arduino/hardware-interfacing/frequency-period-... [/url] porém jogo dentro do arduino e não compila, mesmo colocando as bibliotecas no lugar, alguém tem um rumo pra mim caminhar ou solução? 

Já tentei da 022 até a 1.5 do arduino 

Exibições: 34199

Responder esta

Respostas a este tópico

Entre a bobina do carro e o 1 do opto?

Conforme o Desenho, U2(A) ---4k7--- 1 do Opto? 

Sim, liga ali no pino 1 do opto ou entre o pino 2 e o terra, tanto faz.

Joia, amanhã vou lá comprar,

OK qualquer coisa me avisa, já fiz uma placa dessa mas usei o sensor do carro. Vlw

Tem alguma especificação dele? 1/4W algo assim? Tenho uns aqui, 1k e outro que na escala do multimetro em 2000K ele deu 47 nada a ver? preciso de uma aula disto rsrsrsrs

kkkkkk, 1/4 de W é a dissipação de calor, pode ser, a dissipação depende da corrente consumida, quanto maior a corrente consumida mais o resistor tende a esquentar, como o 4n25 consome quase nada para ligar, então qualquer resistor serve, ate o de 1/8w.

2000K = 2M Não serve, muito alto.

A corrente do 4n25 de consumo para "ligar ele" é de aprox. 60mA e máximo de tensão 5V, ou seja com o resistor de 1K ele vai queimar, principalmente que a bubina solta até 18V de tensão com o alternador do carro ligado, compra algo de 4K7 mesmo, ou o mais próximo disso.

Welington veja no tópico que eu propus o uso de opto-acoplador:

" O valor dos resistor dependerá das tensões usadas.

No caso de conectar na entrada desse circuito, a chave Hall , eu colocaria um resistor de 1 K, 470  ou 240 ohms em série com os leds. (tem que testar)

A logica será inversa - quando a chave hall fechar o led do opto-acoplador irá se apagar.

Na saida eu colocaria resistores de 4,7K ohms e alimentaria os tarnsistores com o +5V do Arduino." 

Mas se o Bruno conseguiu usar com o resistor de 4,7K, ótimo!

Pesquisei mais sobre contagiros e encontrei alguns circuitos elétricos.

Todos neste tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/topic/601775-como-fazer-um-cont...

 

http://www.rollmeover.com/bronco_fab/odds_n_ends/digi_tach_schemati...

Esse circuíto usa o CI LM2917n, um conversor de frequência para tensão.. Parece ser bem fácil de adapta-lo a um microcontrolador!
Existe outro circuíto com um CI UAA180, mas não consegui abrir o esquemático, o link está quebrado. E pelo oque entendi em uma pesquisa rápida sobre este chip, não é viavel usa-lo.

Encontrei um vídeo de um contagiros com este CI no youtube:

 

Paulo esse circuito seu tem vários circuitos integrados e é baseado somente no hardware.

A vantagem de se usar o Arduino é o pouco uso de outros circuitos adicionais, e a medição de RPM

pode ser enviada para um LCD ou outro computador.

No circuíto do UAA180 eu concordo. Mas no LM2917n, acredito que dê para ligar a saída que vai para os outros chips, no microcontrolador. Usando uma porta analógica para medir a tensão de entrada no pino e convertendo em RPM. Talvez dê mais trabalho, mas é uma alternativa :)

Paulo, da para se ligar basicamente qualquer hardware no arduino, tudo depende dos recursos certos e de programação!

Porém se a ideia é fazer algo barato, e principalmente simples, para ser feito qualquer um, nada mais fácil que usar o 4n25 que não custa R$:2.50 + 1 resistor de 4K7 que a cartela não custa 1 real com 10, ou seja, com R$:3.50 você já tem ligado no seu arduino toda a parte de entrada de sinal.

All right!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço