Leitura de RPM para Datalogger Automotivo (Arduino, SDCard e LCD 1602) com FuelTech

Bom vou explicar o cenário, estou desenvolvendo um Datalogger automotivo, ele tem a função de monitorar tudo que acontece com o carro e armazenar em um cartão Sd, Uso para carros de arrancada, competição e/ou modificados sistema de injeção com a Fueltech, Pandoo Injetech e etc... O Datalogger tem a função de capturar os dados como, posição do acelerador, pressão atmosférica do coletor, temperatura do motor e etc... isso já esta funcionando perfeitamente, Já esta coletando os dados armazenando em um SD e exibindo em tempo real em um Display 1602, porém eu preciso de Ler o RPM do carro, e essa parte que não estou conseguindo desenvolver, estou coletando o sinal do motor, medido antes, ele gira em torno de 2V porém as leituras ocila muito e não tem nada a ver com o RPM do carro, estudando um pouco sobre o assunto, eu descobri que ele trabalha em frequencia Hz e estou tentando ler isso pelo arduino, até encontrei um material, em [url]http://www.avdweb.nl/arduino/hardware-interfacing/frequency-period-... [/url] porém jogo dentro do arduino e não compila, mesmo colocando as bibliotecas no lugar, alguém tem um rumo pra mim caminhar ou solução? 

Já tentei da 022 até a 1.5 do arduino 

Exibições: 34199

Responder esta

Respostas a este tópico

Pedro, você vai tirar o sinal do rmp do negativo da bobina?
Meu carro é um Voyage 85, motor AP 1.6, to sem rpm, isso faz falta pra caramba!

Correto!

Meu carro é um focus Duratec 2006, como ele possui bobina dupla, peguei o sinal somente de uma das bobinas!!!

Depois que você acha a razão tudo fica bem fácil...

[]´s

No meu caso é uma bobina!
Vou comprar o optoacoplador e testar.
Estou com duvida sobre qual resistor usar, é mais fácil eu usar um multimetro para medir a tensão da minha bobina e assim calcular esse resistor? Estou confuso quanto a isso.

Pedro você captou o sinal no primário da bobina?

Não usou o switch hall? Seu carro não tem switch hall?

Cuidado ao montar circuitos próximos da bobina! A alta-tensão pode ser letal !

ola amigo , eu que desenvolvi esse projeto

http://eletronicadnl.blogspot.com.br/2013/11/tutorial-conta-giros-a... ,

foi testado em meu carro e funcionou perfeitamente, 

a resistência que falta no diagrama não coloquei somente no proteus ,

quando montei usei uma resistência de para o LED do opto-acoplador.

quaisquer duvidas e opiniões estou aqui !

tem o videos dele funcionando também

https://www.youtube.com/watch?v=0_-tiGbBUzQ

abraços

Legal Daniel, obrigado mesmo por disponibilizar o projeto!
Nesse fim de semana vou montar seu circuíto! 

Abraços!

Que legal! Fiquei feliz. 

Divulgue uma foto do circuito se puder.

Já pensei a alguns anos atrás, montar um computador de bordo para carro.

Na verdade gostaria de um Car data logger usando a interface OBD.

Quem sabe um dia eu monto um...

ainda estou trabalhando nele, mas o layout final é 90% assim!!!

Parabéns !

Depois divulga o video com ele funcionando!

Abraços

José, 

pode ter certeza que sim!!!!

O problema está sendo a falta de tempo para me dedicar ao projeto! mas assim que tiver tudo funcionando eu posto aqui!!!

Obrigado pela ajuda!!!

Veja se o esquema é assim, consegui o 4N25 se for desta forma amanhã já ligo no carro!!!

Esta correto?

Se ligar assim quase certeza que vai pro saco seu 4n25, veja a tensão dele, você vai ter que ligar um resistor em série da alimentação dele, coloca um de 4k7 que resolve.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço