Leitura de RPM para Datalogger Automotivo (Arduino, SDCard e LCD 1602) com FuelTech

Bom vou explicar o cenário, estou desenvolvendo um Datalogger automotivo, ele tem a função de monitorar tudo que acontece com o carro e armazenar em um cartão Sd, Uso para carros de arrancada, competição e/ou modificados sistema de injeção com a Fueltech, Pandoo Injetech e etc... O Datalogger tem a função de capturar os dados como, posição do acelerador, pressão atmosférica do coletor, temperatura do motor e etc... isso já esta funcionando perfeitamente, Já esta coletando os dados armazenando em um SD e exibindo em tempo real em um Display 1602, porém eu preciso de Ler o RPM do carro, e essa parte que não estou conseguindo desenvolver, estou coletando o sinal do motor, medido antes, ele gira em torno de 2V porém as leituras ocila muito e não tem nada a ver com o RPM do carro, estudando um pouco sobre o assunto, eu descobri que ele trabalha em frequencia Hz e estou tentando ler isso pelo arduino, até encontrei um material, em [url]http://www.avdweb.nl/arduino/hardware-interfacing/frequency-period-... [/url] porém jogo dentro do arduino e não compila, mesmo colocando as bibliotecas no lugar, alguém tem um rumo pra mim caminhar ou solução? 

Já tentei da 022 até a 1.5 do arduino 

Exibições: 34199

Responder esta

Respostas a este tópico

Bruno .Veja nos posts anteriores como é calculado o rpm...

Tem até formula matemática.

Ok, Obrigado, vou ver, vou montar o sistema hoje e amanha posto aqui o que deu, no caso o filtro com o 7805 é só colocar os capacitores que ele filtra a bobina do carro? Obrigado.

Na saida coloque  resistores de 4,7K ohms e alimente os transistores com o +5V do Arduino.!!

Nao use a bateria do carro.

Certo, mas eu não estou usando o arduino, estou usando só o Atmega328, uso o 7805 para reduzir a tensão para 5volts apenas

Ah OK ! Então recomendo que use também um filtro de linha..  (bobina)

Ou então use um carregador de bateria de celular para carro -  normalmente eles tem filtros.

Entendo, estou tentando bolar algo que de para comercializar, e como vai ser algo que ficará junto com o motor não é algo viável colocar um carregador de bateria de celular, vou procurar a respeito do filtro de linha para ver se consigo fazer algo com toroide e ou algo assim. Obrigado José

OK - a tensão da bateria tem ruidos de alta tensão da bobina (ou bobinas) que geram as centelhas (sparks).

Sim, por isso mesmo que eu tinha perguntado sobre a filtragem do 7805, eu medi o ruido com o osciloscópio, é algo enorme, chega a deformar o sinal PWM quadrado, imagino o que faz com o MicroControlador uma vez que ele é bem mais sensível, ainda nao encontrei nada satisfatório quanto a filtragem do mesmo, por enquanto só a filtragem com capacitores do 7805 mesmo

José, eu tava revendo aquele esquema com o Optoacoplador, basicamente se eu colocar 1 opto só ele funciona não é? se eu colocar ele para ver o nível alto e ligar no arduino no comparador dele, ele já vai me dar o valor do PWM alto, não precisaria do nível baixo ja que é 50% pra cada não é?

Acredito que sim, funcionaria.

Seria Algo assim?

No caso usando 2 entradas, uma para o sensor de velocidade e outro para o sensor de rotação.

Usei o filtro que vem no DataSheet do 7805, ali em cima seria alimentação vinda da bateria, alguma ideia para filtrar mais?

Desculpe pela quantidade de post, fiquei interessando no circuito.

Obrigado

Acho que pode funcionar.

Se não funcionar, nos avise.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço