Leitura de RPM para Datalogger Automotivo (Arduino, SDCard e LCD 1602) com FuelTech

Bom vou explicar o cenário, estou desenvolvendo um Datalogger automotivo, ele tem a função de monitorar tudo que acontece com o carro e armazenar em um cartão Sd, Uso para carros de arrancada, competição e/ou modificados sistema de injeção com a Fueltech, Pandoo Injetech e etc... O Datalogger tem a função de capturar os dados como, posição do acelerador, pressão atmosférica do coletor, temperatura do motor e etc... isso já esta funcionando perfeitamente, Já esta coletando os dados armazenando em um SD e exibindo em tempo real em um Display 1602, porém eu preciso de Ler o RPM do carro, e essa parte que não estou conseguindo desenvolver, estou coletando o sinal do motor, medido antes, ele gira em torno de 2V porém as leituras ocila muito e não tem nada a ver com o RPM do carro, estudando um pouco sobre o assunto, eu descobri que ele trabalha em frequencia Hz e estou tentando ler isso pelo arduino, até encontrei um material, em [url]http://www.avdweb.nl/arduino/hardware-interfacing/frequency-period-... [/url] porém jogo dentro do arduino e não compila, mesmo colocando as bibliotecas no lugar, alguém tem um rumo pra mim caminhar ou solução? 

Já tentei da 022 até a 1.5 do arduino 

Exibições: 34203

Responder esta

Respostas a este tópico

Paulo, posta ai o seu código, quero fazer algo parecido mas estou meio perdido nos cálculos. Abraço

Queimar ele n queimou se vc usou o resistor,  a questao e, antes ele estava lendo mas perdendo giros e agora nao esta lendo mais?

Bom vamos lá.......... 

A idéia é fazer a luz do Opto "piscar" para acionar o outro lado correto? 

A primeira pergunta é, o datasheet fala que a entrada dele é 3V ou estou enganado? 
então a resistencia 4k7 é para diminuir isso então correto? então fiz exatamente os dois testes abaixo:

O ponto B + C colocando com o multimetro tinha que dar qual valor? ou seja a leitura pós resistor, que estaria enviando para o opto? pois a leitura foi algo perto do 12v também, então acho q isso já queimou ele.......

Ai resolvi fazer outro teste 

Mesmo assim nada..........   

Então resolvi medir entre o pino 5 e 4 do opto depois da resistencia de 1k e ele retornou 5v independente do que acontece do outro lado, 

Traduzindo a grosso modo, o opto não funcionaria assim, "quando" tem energia na bobina ele aciona o infra e o aciona o pino 4 ou seja o 5v da que entra na porta 5 vai para a porta 4 que gera o sinal para a leitura?  

Tem algo errado no pensamento, estou falando bobagem ou não entendi alguma parte?

Welington, esta ligando a saida (foto-transistor) do opto-acolpador de forma  errada. (invertido)

Veja o circuitos que eu enviei  e monte corretamente.

Inverter o 4 com o 5 ?

Veja o circuito que eu enviei.

A montagem é diferente do Bruno.

Veja esse exemplo

Amigo eu estou construindo um tipo de computador de bordo para meu corsa 1.6 nele queria mostrar os valores do carro como rpm, mistura, gasolina, presão oleo, pressão bomba, voltagem bateria, e mais alguns dados basicos como porta aberta, km, data e hora.

O problema todo esta em pegar o sinal do sensor de rotação passar pelo opto-acoplador e jogar no arduino.

Não pretendo pegar o pulso da bobina.

tenho um projeto para o carro do meu irmão encomendado, que seria um display com o rpm e um botão, que quando pressionado faria o corte do giro do motor (usado em arrancadas ex: tree step pro ODG), usaria algo em high que quando atingisse o rpm programado voltasse a low, pensei em um fet de potencia.

Agora oque preciso é seguir acompanhando este projeto para pegar o valor e jogar no arduino seguramente depois o resto é só estudo.

amigo a segunda figura esta de forma errada, pois esta pegando o sinal positivo da bobina certo?

então o GND do apto-acoplador teria de ser aterrado ao carro. ou o GND do arduino ser aterrado ao carro.

Deivid, esse circuito não é para bobina.

É para o sensor de RPM. 

O anodo do diodo Zener deve ser ligado ao terra do carro.

O GND do Arduino deve ser isolado do terra do carro, senão não tem sentido usar o optoacoplador...

sim sim, mais o apto-acoplador tem 2 GND certo?

ele é composto em um dos lados por um led (+) e (-) e do outro um fototransistor.

O led precisa de um Positivo e um Negativo para acender. na figura estava usando o positivo da bobina do carro (que estava ao pulso terra, que quando não esta em GND esta em VCC 12v pois a energia percorre a bobina e sai no GND) eo polo negativo GND do led do apto-acoplador estava estava ligado ao GND do arduino. ai como iria funcionar?

Como se eu fizesse uma ponte só com o positivo rsrs

eu fiz um teste aqui e não funciono. ou aterra todos juntos, ou então aterra o led do apto-acoplador no carro e deixa o arduino na fonte externa como vc falo.

Deivid, para ligar na bobina, a ligação com o optoacoplador deve ser diferente.

Como eu te disse, esse circuito é para ligar no sensor de rotação RPM.

Você pode tentar ligando o anodo do zener (-) no terra do carro.

E catodo do zener (+) no negativo da bobina, isto é seu circuito vai ficar em paralelo com o acionamento da bobina (transistor ou contato). Entendeu?

Não use o terra do Arduino, pois o motivo de usar o optoacoplador é exatamente isolar e proteger o Arduino.

José, mas assim, imagine um circuito que fica controlando o giro do carro, seria inviável manter uma fonte com baterias só para o arduino, tem que haver um jeito de filtrar o suficiente para que não haja interferência entre o arduino e a leitura, estou pensando em colocar um diodo no terra, para que a tensão não retorne por este e ligar o mesmo também no terra do carro, ficando os opto só para que não haja interferência na leitura, o que acha?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço