Galera, boa noite! Estou desenvolvendo uma placa para aquisição de dados, e vai ser baseado no atmega328 com bootl do arduino 2009, vou usar um adaptador usb para ligar ao computador, e quero que os LED do TX e RX pisquem como na placa do arduino, mas o problema é que o adaptador vai ficar dentro de uma caixa e na parte exterior da caixa não da para ver os LED piscando, pensei em colocar LEDs normais furando a caixa e botando a ponta deles para fora, mas como seria o circuito para fazer isso? Estava querendo por um transistor...

Exibições: 4373

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Camilo,

Tente o circuito abaixo:

Abraço.

Camilo, qualquer PNP de uso geral como o BC557 ou BC558 serve.

Ola, pessoal.

Montei e testei o circuito funciona direitinho com transistor PNP BC557 se usar conforme o esquema e substituir por um transistor NPN BC337 o LED fica constantemente acesso e apaga quando recebe os dados.

http://www.youtube.com/watch?v=MkxXWa4Auow&feature=youtu.be

Espero que ajudem.

Olá Lucas,

O vídeo ficou bacana, obrigado!

 

pessoal,

me corrijam se estiver errado, mas do jeito que esta os leds estarão acessos com nivel baixo nos pinos... por ser um pnp. Se usar um npn eles acendem quando tiver nivel logico alto... assim, não seria melhor?

 

Allan,

Sua análise do circuito está correta, porém voce está esquecendo que quando não se está transmitindo ou recebendo dados, os pinos da UART (TX, RX) ficam em nível 1, esta é a razão do uso de transistores PNP no cicuito. Se for montado com NPN os led ficariam acesos praticamente o tempo todo, apagando apenas durante a transmissão ou recepção de bits 0.

Compreendeu agora a razão de se usar PNP's?

Abraços.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço