ola pessoal alguem conhece alguma forma tutorial etc, para utilizar o minimo possivel de pinos do arduino ligado em um lcd?

fico na espectativa!!

forte abraço a todos

Exibições: 338

Responder esta

Respostas a este tópico

Fala manolo, blz?

 

Dá uma olhada no post do Marcelo:

 

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/usando-i2c-com-arduino

Cleimar,

Existem várias maneiras de utilizar poucos pinos na conexão de um LCD, tudo vai depender do tipo de LCD que está conectando. A melhor maneira de reduzir a quantidade de pinos utilizados tanto para LCD de caractere como gráficos, é a utilização de LCDs do tipo serial, ou seja, você utiliza somente dois fios. Um problema deste tipo de LCD é o custo, normalmente mais elevado do que um LCD convencional, pois o mesmo possui uma inteligência agregada para fazer a conversão e exibição.

Para o tipo convencional de LCD, daqueles que utilizam o driver Hitachi HD44780, o mínimo que utilizei foram 6 pinos, 4 para dados, um para enable e um para RS, funciona muito bem.

Além disso, outra maneira de reduzir a quantidade de pinos é utilizar um registrador, dessa maneira é possível reduzir os 6 pinos mencionados para 3, com a necessidade adicional de um novo CI.

O link para 6 pinos é http://www.arduino.cc/en/Tutorial/LiquidCrystal e para 3 pinos é http://www.arduino.cc/playground/Code/LCD3wires

Boa sorte!

oopa, e ai William, Gabriel

to gostando das dicas!!!

essa do video do Marcelo seria intereçante

o que queria mesmo e utilizar tipo um CI  como disse o Gabriel usando 2 pinos igual do video para mandar os dados para o lcd...

sera que alguém tem algum esquema e o que seria necessário para fazer???

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço