LCD 16x2 Em automóvel mostrando Autonomia GNV e Temperatura

Bom garagistas, Este Pequeno projeto surgiu quando senti muita dificuldade de saber a quantidade exata do GNV (Gás Natural Veicular) em meu automovél (ah tambem fui influenciado pelo painel do camaro que tem mostrador de autonomia rs). No kit GNV padrão o mostrador de combustivel é indicado somente 4 leds, sendo 4 leds acesos 100% 2 leds 50%... Mas, não era exato e não era possivel fazer estimativas corretas de autonomia, pois a pressão do GNV e temperatura ambiente causava influência nos leds indicadores. Então tomei a iniciativa de tentar elaborar algo mais funcional e atraente. No final deste tópico tem um video mostrando o funcionamento.

https://www.youtube.com/watch?v=Z5vPKRx1krg

Exibições: 3093

Responder esta

Respostas a este tópico

Parabéns, ficou muito bom. Não esquece de postar o esquema do projeto. Desenvolva isso, que você poderá ganhar dinheiro.

E essa imagem do seu perfil cara, se decida! hiihihihhiihhi

Vlw e xau.

Obrigado pelos comentários.  A imagem é clara a Apple é Tão perfeita que até mesmo o Android Não resiste rsrs

Cara ficou muito bom... o meu é idêntico a este,mas tive que tirar pra fazer algumas melhorias.Gostaria de saber como fez a adaptação do potenciômetro no pressostato bati cabeça na época mas não ficou bom.Outra duvida é o mostrado com 56km vc colocou algum hodometro ?Muito bom parabéns!

Não utilizei hodometro. Fiz uma Regra de 3 Simples da matemática ex.: Se a pressão for X, então está para 100% e 100% é equivalente 220 km (aproximadamente). Realmente é dificil de fazer a regulagem no começo é preciso fazer alguns testes de comparação de autonomia pois o gás varia de acordo com a pressão e temperatura. para ficar perfeito vc terá que aplicar a regra de 3 acima juntamente com um gráfico de variável de pressão, ou ainda, utilizar um potenciometro aclopado a borboleta(acho que se chama assim) onde pega o cabo de aço, lá vc terá que calcular a aceleração e o tempo que esta em determina aceleração e de acordo com isso vc tera que medir a vazão do GNV no tempo estimado. fazendo estas comparações vc terá uma autonomia perfeita podendo medir até o consumo em marcha lenta. Muito obrigado pelos commentarios!!! Boa sorte em seus projetos, não desita persevere até o fim !!!!!

Vc poderia mandar uma foto para meu email de como vc colocou o potenciometro no medidor de gas. tentei varias vezes e nao consegui o ponteiro do gar é muito leve pra arrastar o potenciometro ! Vlw

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço