Ola, boa noite.. amigos.. sou iniciante meeesmo com arduino, montei um esquema de acordo com tutoriais na net, mas nao funciona de forma alguma...

pra resumir, a corrente passa pelo CF.. mas, nao consigo ativar o rele...

pra ficar mais facil, montei o esquema na imagem em anexo.. se alguem puder me dizer oq fiz de errado..

Desde ja, vlew

Exibições: 4162

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Ola, alterei sua imagem ve se ajuda.

essa fonte seria uma fonte normal tipo de celular, roteador... algo do tipo

Isso mesmo, so cuidado com a polaridade

fmz.. vlew.. to com um multimetro em ksa.. descobrindo como funciona eu vou testar isso. hehehe... vlew pela força, amanha digo oq deu...

positivo (no diodo)
Negativo (no GND)

Isso mesmo

Pra mim parece correto...

Primeiro, deixa fora da tomada ateh ter ctza de que esta tudo ok.

Faz um teste: Tira do pino 7 o fio que esta la e liga momentaneamente no Vcc. O rele deve bater fazendo um barulho caracteristico.

Se fizer o rele esta ok.

Aih suspeite:

- De suas ligacoes. Veja se estao exatamente como no desenho;

- De seu programa. Sem o rele ligado veja se tem 0 ou Vcc no pino7. Faca um programa que manda 0, espera 1 segundo e manda 1, espera 1 segundo, repete. Veja com o multimetro e depois ligue o pino7;

- Dessa sua fonte... Sera que ela bate esse rele ? Se vc ligar direto o coletor com o emissor tem que bater o rele tb...;

- Do seu transistor. Sera que ele esta bom ??? Ele aguenta o rele ?? Para testar veja se tem 2 "diodos" dentro, usando o multimetro? Emissor -[>I]- Base -[I<]- Coletor.

fiz um script de delay de 5/5 segundos, testando com um led deu td certo...

o rele nao faz barulho em momento algum.. sera q existe a possobilidade do rele nao ser compativel com arduino??

as ligações eu acredito estarem corretas.. eu revisei isso umas 20x ja..

o transistor é novo.. seguindo outro tutorial, usei um TIP122 e tb nao funcionou, e tb usava resistor de 10k..