Ola garagistas!!! Sabemos que hoje há diversas formas para a difusão de conhecimento e informação, a exemplo temos no lab as webnars onde muitos garagistas aprendem muita coisa e este material é de extrema importância, a exemplo é o que temos que fazer para garantir nossa vaguinha na sala, ficar ligado no Lab e esperar a divulgação do link, clicar o mais rapido possivel, e cada vez mais serão mais concorridas. Ouço muito podcast e aprendo muito com eles também, acho interessante a idéia de criar um podcast para o lab, pois é um grande meio de difusão de informação e a principio com gravadores simples ou até mesmo com um celular podemos gravar, o que torna possível o projeto.

Temos garagistas G(Enio)s no lab (Brincadeirinha com o nome do Enio), e o problema não seria conteúdo.

Está aqui a idéia a ser discutida.

Exibições: 655

Responder esta

Respostas a este tópico

Bem, o problema inicial seria arranjar um microfone omini-direcional barato hehehehe

alguem conheçe algum?

Bem,

Sou a favor de interatividade,então seria legal se pudessemos aplicar o conceito de podcast em aberto,para qualquer garagista que queira fazer o seu a qualquer momento sobre qualquer tema..(poderia ter uma parte do site exclusiva para isso)

Acredito que se dermos mais aporte para mais pessoas falarem,elas se sentiram mais envolvidas e a participação destes e de outros acredito que irá ser maior...

Outra coisa que realmente ira se concretizar com os podcasts livres(onde qualquer pessoa pode gravar) é que se formarão maiores laços de indivíduos que compartilham projetos ou interesse em determinada matéria/assunto,assim fortificando também as ações destes grupos e aproximando estas pessoas... 

Outra coisa de grande cunho aos Podcasts seria a viabilidade e "facilidade", qualquer pessoa iniciante se sentira mais vontade, acredito,de falar sobre uma noticia que ouviu/leu, ou sobre um fato que lhe ocorreu em seu projeto, seria muito "simples" e rápido em os recursos são muito simples de se obter....

Acho que daria um aporte legal de interatividade e participação... 

Bem eu falo assim por experiência própria,por estar longe do LaB, e meus conhecimentos ainda são de um iniciante/iniciado nos assuntos,entao eu penso que como estou sempre procurando e recebendo informaçoes sobre muitos dos temas que sao discutidos aqui no LaB eu poderia facilmente reportar a noticia e até expressar opnião fazer comparações,além de fazer um iniciante/iniciado como eu muito mais participativo e ativo e claro,mais feliz....

Mas de qualquer forma Pods de varios garagistas poderia sim trazer benefícios ao garagistas... 

isso que coloquei no post anterios, mas ao invés de cada um fazer seu pod cast, cada um mnadar a gravação e eu compilar todas no lab e soltar como um pod só

Um monte de podcast individuais vai virar um audio twitter*, mesmo tudo compilado vai ficar chato, se inserir perguntas para dar continuidade, fica artificil pra caramba.

 

Tendo um mediador/entrevistador a coisa pode ficar mais organizada e atrair outros ouvintes e no futuro pode-se vender anuncios, receita extra para o LdG.

 

*pequenos trechos de informacao

 



Leonardo Yoshiaki Kamigauti disse:

isso que coloquei no post anterios, mas ao invés de cada um fazer seu pod cast, cada um mnadar a gravação e eu compilar todas no lab e soltar como um pod só

Gostaria muito de participar!

 

Quanto ao formato eu gosto muito do guanacast, mestrecast e nerdcast. O ruim é que além do locutor precisa de alguem pra editar o conteúdo da conversa.

 

O formato é +- o seguinte: propõe-se um tema geral tipo: "gambiarras mecânicas" ou "transistores" com os tópicos a serem abordados: história, usos, "causos" etc. O pessoal então conversa sobre o tema, ficando a cargo do locutor (leonardo no caso heeh) direcionar a galera sobre os tópicos. Depois alguem recorta as "mini-conversas" mais interessantes e coloca umas musicas no meio! hehehe

 

Da pra fazer uma mega reunião no skype por exemplo e alguém grava o audio. Sobre a idéia da participação offline poderiamos abrir um espaço pra cada pessoa enviar um comentário, dúvida ou pergunta pré-gravada. Na hora da gravação do labcast nós ouvimos a gravação que foi enviada e comentamos/respondemos sobre ela. É um modo legal de usar as gravações sem deixa-las fora do contexto.

 

PS: pra todo esse trabalho acho que um labcast por mês ta bom pra começar.

PS2: Recomendo todo mundo dar uma olhada no nerdcast 249 que é sobre um tema científico (seleção natural das espécies), parece um bom modelo pro labcast: http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/nerdcast-249-evolucao-artificia...

lol skype eh uma boz

Então que tal já seleciorarmos o primeiro tema??

 

Galera, sou a favor de um LabPod livre e democratico,algo como um twitter em audio...(como disse nosso amigo)
assim a liberdade de expressão estará,tenho certeza,aplicada....
Com relação ao Bate Papo no Skype eu acho uma ÓTIMA idéia...Já é um começo muito expressivo interativo e livre...
Os Pods podem ser uma forma de interação para que não pode visitar o site do Lab diariamente,eles podem optar pelos temas e baixarem para seu MP4....
Isso pode fazer com que a pessoa possa dar sua opinião em um espaço como este no Lab caso ouça algo de seu interee ou algo que esta pessoa pode esclarecer para os que perguntam....isso aproximaria mais as pessoas,acredito..
Dá uma olhada neste modelo de Pod ele é muito simples:http://migre.me/41RZY
Bem,de qualquer forma Pods abertos e livres podem ser bem legais,além de abrir uma nova plataforma de comunicação aqui para o Lab...
abraço forte

Gente! Preparem os microfones pois vamos começar a produzir o LabCast a partir de amanhã!!

Agora vamos abrir o jogo:

A programação que eu estou em mente é:

PodCast de vários membros do lab

Gravação das conversas do lab

Palestras repentinas do Enio (lol)

Entrevistas via Skype

Gravação da conferência via Skype

Música de fundo exclusiva

Momento comerciais

"PodCastnars"

 

O que mais pode-se colocar e o que pode-se melhorar e o que pode arrumar?

Vlw!

A idéia do podcast é bem interessante, mas deve ser observado os equipamentos utilizados. Utilizar equipamentos de qualidade para as gravações é muito importante, pois ja escutei podcasts com qualidade de gravação horrivel. Isso acaba afastando o publico pois se sente incomodado com a qualidade da gravação.

Mas a idéia é muito boa.

Cara, temos bom equipamento, mas se não for suficiente melhoraremos eles :)
Cara, eu participei de um podcast durante mais de 2 anos, era o ViverDigital, falávamos sobre tecnologias diversas, éramos em 3 e gravávamos via Skype+Pâmela, cada um na sua casa, com aqueles foninhos de ouvido+microfone (R$ 10,00) e o áudio era editado com o Audacity. Bem simples, sem muita burocracia, nem equipamentos de última geração, sem precisar estar no mesmo local físico. Se quiserem dou o "caminho das pedras", é muito tranquilo.
Opa! beleza, falai, qual foi o maior desafio no final?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço