iae galera do ldg estou desenvolvendo um kitdidatico para microcontrolador pic 16f84a para iniciantes gostaria  de dicas  pois quero  que seja um circuito que grave e rode o soft tudo em uma placa só

pensei em por um teclado matricial4x3 um display bcd  e alguns reles pretendo baratear bastante este

projeto sem perder a qualidade  pois quero que seja acessivel a todos que estam começando .

Exibições: 1698

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara, eu acho legal o conceito DIY no sentido do cara que for mecher ter que conectar todos os componentes ao PIC...

Seria de maior aprendizado esse meio e mais simples para a produção e estoque.

Mas o que você pretende colocar no PIC fora esses componentes?

ainda estou pesquisando mais possibilidade pro hardweare mas aceito ideias queria tentar baratear este produto o maximo possivel para ficar bem acessivel
Dê uma olhada na estação cuscopic. É um kit didático também, com a placa principal, onde está o pic, e 16 leds, 2 relés, 1 buzzer e 1 potênciômetro, e diversas outras placas auxiliares, como placas de relés, display, lcd, sensor óptico, controle de motor, etc .. Ela utiliza o pic 16F877A. É realmente muito interessante, eu aprendi pela cuscopic, no colégio e tal. Foi bem útil. Mas agora estou migrando para arduino, pelos softwares open source. Para programar em C no PIC, ou é na base da pirataria, ou gasta-se uma fortuna com os softwares.

Eu trabalho com o kit neo 201 (PIC18f4550) nas minhas aulas. (http://www.exsto.com.br/atual/index.php?page=shop.product_details&a...)

 

Pela experiência que passei ministrando prog. embarcada as coisas que eu acho fundamentais num kit são:

- Teclado matricial (pra explicar leitura usando varredura matricial) (7 terminais pra um teclado 4x3)

- pelo menos 2 displays 7 segmentos no mesmo barramento (pra aprender multiplexação de displays, flicker etc), pode ter 8 leds ligados no mesmo barramento tb, pra fazer as primeiras experiências (8 terminais de dados + 2 de controle dos displays)

- conector serial RS232 (pra explicar comunicação e poder conectar no PC) *Uma ótima idéia seria colocar na placa junto um conversor 232-usb, dai vc liga a placa na porta usb e o windows/linux cria uma conexão serial (2 terminais: TX+RX)

- um sensor de temp (LM35) ou potênciometro ligado no ADC. (1 terminal)

"tamanho" mínimo do uC: 21 I/O

Não dá pra usar o 16f84a (que tem apenas 13 IO), teria que ser pelo menos o 18f2550 (recomendo, pois além de ser de uma família mais nova, tem USB embutida, da pra fazer experiências mais avançadas, assim a placa não fica restrita à iniciantes) Se o problema for preço da pra trocar o 18f2550 pelo 18f2520, tem quase o mesmo preço do 16f84a com mais terminais e uma CPU mais rápida + memória etc. Além disso os dois são pino à pino compatíveis.

 

Coisas interessantes que eu uso nas aulas:

- mais dois displays de 7 segmentos (totalizando 4), pra mostrar hora:minuto fica mto legal (+2 terminais de controle)

- um display LCD 16 x 2 (pra aprender ascii e mostrar na placa as coisas q recebemos da serial) (os dados podem usar os mesmos 8 terminais dos displays de 7 segmentos, + 3 de controle)

- Um aquecedor ligado na saída PWM (1 terminal PWM)

- Um buzzer ligado na saída PWM (pra fazer "musica" hehe) (1 terminal PWM)

"tamanho" mínimo do uC: 21+7 =28 I/O

Já não cabe no 18f2550, teria que usar o 18f4550/18f4520 (os terminados em 20 não tem usb e são mais baratos.

Acho que seria muito bom usar o 18f4550 ou 18f4520. Tem uma boa quantidade de IO (35) e não é muito mais caro, pois é identico ao 18f2520 com encapsulamento diferente. Além disso faz com que a placa possa ser usada desde iniciantes até experiências mais avançadas.

 

Coisas muito legais que eu não uso (mas gostaria de usar) nas aulas:

- Um CI de relógio/data com bateria externa, tipo o HT1380, ligado usando a comunicação SPI (fica caro montar a bateria externa e sistema de carga da mesma) (2 terminais)

- Um display gráfico (+ 3 terminais e $$$)

- um segundo microcontrolador na mesma placa. Seria muito interessante fazer laboratórios com dois microcontroladores, um conversando com o outro. Candidato: PIC16F688 (praticamente igual ao 16f84a, só que tem serial e é mais barato) O melhor é falar que temos uma placa didática dualcore heheh

 

 

Esses são os "sentimentos" que tenho sobre o que um kit didático de microcontrolador deveria ter, pelo menos pra alguem que terá seu primeiro contato.

 

PS: Não conheço muito bem outras arquiteturas, mas não vale a pena pensar num freescale ou Atmega (arduino)?

 

Espero ter ajudado.

Você pretende padronizar uma linguagem de programação para suas aulas ? Como Basic ? Ou irá ensinar mais de uma ?
pretendo usar assembly

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço