Amigos,

montei um sistema de irrigação para minha roça (segue fotos), mas me deparei com o seguinte problema, de vez em quando era necessário o acionamento de setores de irrigação fora do tempo que estava programado no arduino, e com o projeto atual isso não foi possível, porque ele esta programado com os horários pré definidos, queria poder pausar (se é que esse é o termo) a programação para poder acionar os comandos que eu precisar de forma manual e depois ao religar ou despausar o arduino gostaria que ele retornasse de onde a programação foi parada, e não reiniciasse como é de costume queria se possível que a comutação Manual/automático fosse acionado por uma botoeira como a da foto, isso é possível? desde ja agradeço

Exibições: 3435

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

ai acho que o modo com interrupção talvez seja mais interessante, mas eu não manjo!!

Uma outra sugestão que você pode fazer, é criar uma variável x que guardará o número do setor que foi feito por último.

Por exemplo: o programa já fez o setor 1 e 2 e no três você coloca ele no manual. Então, ao terminar o setor 2, você coloca o valor de x=2, ou seja, o setor dois foi o último a ser feito. Ao terminar a rotina manual, ele lê a variável x e continua a partir do próximo setor.

O exemplo abaixo é para PIC. Não sei se para Arduino é a mesma coisa. Mas serve para pegar a lógica:

void setor_1()

{

    //comandos

    x=1;

}

void setor_2

{

     //comandos

     x=2

}

.

.

.

void setor_8()

{

     //comandos

     x=8;

}

void manual()

{

     //comandos;

}

switch(x)

{

case 1: //caso valor de x=1

{

     setor_1();

     break;

}

case 2: //caso valor de x=2

{

     setor_2();

     break;

}

Acho que pode tentar algo assim. Esse é só um exemplo. Não testei o funcionamento nem a lógica, mas pode testar algo com o switch-case.

Lembrando que esse exemplo é para PIC. Não entendo de programação para arduino, mas acho que deve ter algo assim também.

Abraços

obrigado, a todos que me ajudaram, vou começar por em pratica e assim que puder posto os resultados !!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço