Boa tarde galera, estou fazendo um projeto de automatação residêncial e gostaria enviar um comando a vários LEDs de infravermelho ao mesmo tempo pelo mesmo pino.

Pelo que eu andei pesquisando, irei precisar de um transistor, só que como sou um ignorante em eletrônica, não sei exatamente qual vou precisar e se eu usar mais ou menos LEDs será precisarei trocar de transistor?

Enfim, meu LED IR é o TSAL-6200, o hyperlink o levará até a sua datasheet, ele funciona de 1.35v a 1.6v e suporta uma corrente de até 100mA (das quais eu gostaria de atingir com minha fonte externa de 5v).

Então eis minhas perguntas:

1) Pretendo usar 5 LEDs TSAL-6200, todos sendo alimentados com uma fonte externa de 5v e todos ligados ao pino 3, como devo fazer uma ligação segura disso? Qual transistor e resistor devo usar?

2) Caso eu mude de 5 para 4 ou 6 LEDs, devo alterar o transistor ou o valor dos resistores (caso tenham)?

Edit:

Gostaria de agradeçer ao José Gustavo Abreu e a todos os membros do fórum a terem me ajudado a solucionar esse problema. Todos estão de parabéns, especialmente o José Gustavo Abreu.

Quem estiver com a mesma dúvida que eu tinha, sugiro que leia esse tópico com atenção que você irá ter tudo que precisa.

Exibições: 1610

Responder esta

Respostas a este tópico

José, entendi!!

Eu estava dando uma olhada no meu stock aqui e achei o Transistor 2222A, eu vi que ele é equivalente ao 2N3904, correto?

Eu olhei no datasheet do 2222A, ele diz que a corrente máxima do coletor é de 600mA, correto?

"Collector Current − Continuous IC 600 mAdc"

Daí eu fiquei pensando no seguinte, já que meu transistor aguenta até 600mA, não posso ligar 4 ou 5 LEDs em parelelo com esse meu único transistor? Ao invés de usar 4 LEDs e 4 Transistores?

Outra coisa que eu fiquei em dúvida, foi em relação a tensão do coletor emissor, no datasheet fala:

"(IC = 150 mAdc, IB = 15 mAdc) PN2222 − 0,4V

 (IC = 500 mAdc, IB = 50 mAdc) PN2222 − 1,6V"

Então minha tensão de saturação será em torno de 1,6V ao invés de 0,4 né? Já que meu sistema irá consumir entre 400-480 mA, correto?

Então minha conta, para usar 4 LEDs, teria que ser a seguinte:

VCC = VR + VLED + VCE

5 = VR + 1,35 (Já que serão 4 em paralelo) + 1,6

VR = 2,05v

Então ficaria:

R = V / i

R = 2,05 / (0,08*4)

R = 6,4 Ω

No caso eu usaria o comercial que eu acho que é 10 ohms... Dai eu fiz esse esquema de ligação, no meu simulador diz que está dando curto kkkkkk Mas da uma olhada e vê se fiz alguma coisa errada....

Pode usar um transistor só para 4 Leds.
Mas eu colocaria um resistor de 47 Ω para cada LED.

Entendi, mas porque usar 4 e não 1? Qual o motivo em específico?

Você chegou a ver a conta que eu fiz no exemplo acima? Será que está certa? Na minha conta, usando o transistor 2222A, o valor do resistor ficou em 10 ohms.

Usando 4 resistores, a potencia dissipada em cada um será menor do que se usar somente um resistor. Se usar um resistor somente, acho que ele poderá aquecer...

Ah entendi. Bom, mas em relação aos meu cálculos acima, estão certos?

2N2222 Datasheet 

VCE max (para corrente de 500mA = 1,0V  e não 1,6V

Exatamente, me confundi! Mas de qualquer jeito meu resistor daria 8,28 Ohms, ou seja, 10 ohms. Mas muito obrigado por me lembrar!!!

José, fiz um teste com um LED e um resistor de 43 ohms, deu certo, apesar de não tem conseguido a corrente máxima, funcionou perfeitamente!

Agora só me restou uma dúvida para matarmos esse tópico e de uma vez por todas, em relação ao cálculo da potência, para saber qual resistor comprarei a conta da potência seria:

P = i . U

que seria P = 0,08 . 2,35

P = 0,188 W 

Correto né? Ou seja um resistor de no minimo 1/4 de watts

Correto ! Isso aí.

Sugiro que faça as medições com multimetro para comprovar os valores de tensão, corrente e resistência do seu circuito. 

Boa tarde, garagistas.

Em primeiro lugar agradeço a todos que participaram deste tópico. Eu estava com problema de alcance fraco do meu LED IR e esse tópico ajudou bastante.

Agora vem outras dúvidas. Eu comprei 1 LED TSAL6200. Como informado acima pelo colega José Murta, o datasheet desse LED informa que ele possui corrente máxima de 100mA. Até aí blz. 

Minha dúvida é em relação a se eu quiser comprar um LED com "potência" ainda maior, que consome mais Amperes do Raspberry Pi. Qual o limite de amperagem que eu posso usar do meu rasp?

Eu já pesquisei na internet e vi que o raspberry pi pode fornecer até 50mA. Alguém sabe se isso tá correto? No meu LED eu to usando até mais dos que os 100mA (se queimar o LED, blz. Só to fazendo testes). Eu estou colocando meu Pi em risco? Devo colocar uma fonte externa pra alimentar o LED? Em caso positivo, eu devo colocar essa fonte externa no "Collector" do transistor, correto?

Agradeço a ajuda

Bom, conforme o exemplo acima, tive que usar o transistor porque necessitava de uma fonte externa... Recomendo sim você usar uma fonte externa.

Sim, a fonte externa deve ser conectada ao coletor.

Em relação ao raspberry, acredito que seja o mesmo esquema do arduino... Como você irá usar o raspberry apenas para mandar o sinal para o transistor, isso irá exigir um mínimo de corrente do seu raspberry.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço