A algum tempo quero fazer um desse, mas ta me custando alguns neuronios, tanto na parte do programa quanto na parte de elétrica, andei pesquisando na internet porém não encontrei um projeto esclarecedor, únicos layouts que encontrei foram simples exemplos explicativos de uma ponte de diodos para retificação e igbts para fazer o chaveamento.

Gostaria de saber se alguém já se aventurou em construir um desses.

Estarei iniciando o projeto logo e postarei aqui sobre resultados.

Exibições: 63765

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Hugo

Seja bem vindo ! Muito bom seu arquivo agradeço por compartilhar com a gente. Tem até o código fonte.

Abços

Olá Amigos

Dando continuidade, esta fonte não isolada sugerida no AN 1044 da IR que esta anexo a este me parece adequada não só para os modulos IRAMS, mas tb para outros drives q porventura podem ser experimentados.

A idéia é montar esta fonte na mesma placa do retificador e resistor de pré carga, a fonte isolada talvez

seja melhor deixa-la junto com o uCTRL, o que acham ?

Alguem já fez um comparativo de custo Modulo IRAMS X Componente Discreto ?

abços

Anexos

Será necessário também uma fonte de -5V, caso for utilizar os IGBTs de saída....

E na minha opinião, com os fet´s também seria aconselhavel...

Olá Jean

Hummm... ! Bem lembrado, Acho que uma fonte isolada com enrolamentos multiplos sendo que alguns enrolamenots  podem ser usados em fonte não isolada , complica a confecção caseira do trafo.

Por este motivo gostaria de separar as fontes.

Abços

Lembrando também que precisaremos de 3 fontes isoladas para os drives "de cima" e mais uma para os drives "de baixo" , todas elas com +15V, gnd , -5V . Fora as auxiliares para o resto do circuito. Aí ficaria perfeito!

Jean, para este propósito creio que uma fonte da familia IRIS40XX com multiplos enrolamentos secundarios seria o melhor

Anexos

Existe fonte chaveada PCI pronta para driver IGBT?

Só encontrei aquelas padrão 12V, 5V...

Aproveitando, encontrei esse conjunto inversor, bem fortinho

http://www.supplier.ind.br/index.php?site=produtos&id=111

Ola Kraft

Uma solução para a simplificação do projeto da fonte seria de utilizar drives como o Carlos, é o do AN985

estes drives já deslocam o nivel da tensão para o chaveamento do lado alto.

abços

Legal, eu olhei o datasheet do IR2101 e realmente me parece que nao precisa de fonte isolada e nem de fonte negativa pra esse cara funcionar.......grande evolução!!  Facilita bastante a parte da fonte.

Olá jean

Sim facilita, a fonte isolada é necessária somente para o controlador (uCTRL), para o restante não é necessária.Mais detalhes sobre o funcionamento destes drives vc encontra no AN978B, anexo a este

abços

Anexos

Olá Amigos

A placa dos sonhos ..rsrsrs

IGBTs + Drive

mais informações aqui (linK)

Nova,

PelamordeDeus....  kkkkk.....  essa placa deve custar pelo menos uns 3000 reais.....!

É uma "ferrari" para oque a gente está querendo fazer...hehehe

Para nossa aplicação, um desses http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/167548/EUPEC/BSM20G... estaria mais do que bom.....igbt + ponte retificadora no mesmo encapsulamento...

E esse deve custar uns 300 reais...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço