Olá a todos

   Me chamo Rodrigo, sou Técnico em automação / Eletrotécnica, e estou com um problema que ainda não encontrei uma solução. Na empresa onde trabalho tem uma máquina com um jot (robô) que tem 3 eixos. Cada eixo comandado por um inversor de frequência que recebe os sinais direto do CLP. Esse inversor para fazer o sentido horário / anti-horário, recebe um sinal analógico do CLP de -10 a 10V, sendo de -10V a 0 para um sentido e 0 a 10V para outro sentido. Agora pergunto. Na falta de um inversor que não tenha essa função (-10V a 10V), Caso eu tenha só o que faça 0 a 10V, como posso fazê-lo funcionar nessa aplicação?

Exibições: 193

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde.

não sei se entendi bem a pergunta, mas no caso, bastaria você programar o inversor e o clp mudando os parâmetros para sua necessidade.

Qual a marca e modelo do inversor e do CLP que você usa ou quer usar?

Meu canal  https://www.youtube.com/channel/UCLZ2cga6-yqz5jtI-XvE7PA 

Abs.

CK

Boa noite.

esta parte do texto está quase clara e  eu entendi:

" Me chamo Rodrigo, sou Técnico em automação / Eletrotécnica, e estou com um problema que ainda não encontrei uma solução. Na empresa onde trabalho tem uma máquina com um jot (robô) que tem 3 eixos. Cada eixo comandado por um inversor de frequência que recebe os sinais direto do CLP. Esse inversor para fazer o sentido horário / anti-horário, recebe um sinal analógico do CLP de -10 a 10V, sendo de -10V a 0 para um sentido e 0 a 10V para outro sentido."

mas esta parte está muito confusa:

"Na falta de um inversor que não tenha essa função (-10V a 10V), Caso eu tenha só o que faça 0 a 10V, como posso fazê-lo funcionar nessa aplicação?"

Caso eu tenha só o que faça 0 a 10V,     Tenha só o que?  Só tenha voltagem de 0 a 10V?

como posso fazê-lo funcionar nessa aplicação?"    Que aplicação?

RV mineirin

Olá, Rodrigo!

   Tem certeza que o acionamento dos motores é através de um VFD ( Variable Frequency Drive )?

   Pergunto porque já trabalhei com automação industrial e, em todos os robots que conheço, os motores são servomotores de corrente alternada ( modernamente ) acionados por servodrives, que, apesar de o princípio ser o mesmo, tem características diferentes dos motores de indução, que normalmente são acionados por VFD.

   Reforço a solicitação do Carlos Kwiek, que você forneça a marca e o modelo dos equipamentos, se possível com uma foto da placa de identificação de cada um deles.

D. T. Ribeiro.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço