Fala pessoal,

Surgiu uma dúvida aqui, temos uma central de alarme ECP e quando ativamos o alarme alguns leds dela ficam piscando indicando que o alarme está ativo.

Alguém já fez integração deste circuito da ECP com por exemplo o Arduino para identificar quando o alarme está ativo ou desativado? Não sei se existiria uma forma de identificar por exemplo pelo sinal dos leds, quando os leds piscarem significar para o Arduino que o circuito está ativo (ou não)...

Não entendo muito bem da parte eletrônica, nem se existiria também essa forma de "interligar" os circuitos para identificar os piscas do led como um sinal no Arduino.... Alguém já fez ou tem a ideia?

No momento tenho um transmissor RF que ativa / desativa o alarme da ECP no meu projeto, porém nunca fico sabendo quando está ou não está ativo, fica sempre nessa dúvida...então precisa sempre ter alguém na residência para escutar a sirene e pelos toques sonoros saber se o arduino ativou ou desativou o alarme..

Dei a idéia do led porque é um sinal que o alarme fica disparando quando o alarme está ativo, os leds piscam a cada 1 segundo...porém está é uma idéia de leigo, se alguém tiver outra ou já tenha trabalhado com isso é muito bem vinda...

Edição: no manual da central de alarme existe uma saida LED e outra COM, que entregam 5Vdc, quando o alarme está ativado existe sinal nesta linha e quando desativado o sinal é cortado. Como fazer a interligação deste sinal com o meu arduino atual? Lembrando também que o meu Arduino neste momento já está com alimentação...
Encontrei este artigo muito interessante, porém utiliza toda ligação do Arduino dentro da alimentação da central... http://ademircamillo.com.br/blog/tag/arduino/ .... porém não posso fazer a alimentação na central.. teria que ser de forma externa

Isso me deixa na pergunta....

Posso colocar o GND da central ECP diretamente no GND do Arduino e por a alimentação +5VDC direto no pino digital / analogico pra fazer a leitura? Ou isso queimaria meu Arduino?

Abs!

Exibições: 1176

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara,  se ambos trabalham com 5V,  com certeza não queimara o arduino.

Bem, se existe um led, ou um buzzer ou qualquer coisa que indica que sua central esta funcionando,   esse led, ou qualquer outra fonte de alerta precisa ter sido alimentado eletricamente para isso,   a ideia é pegar um multimetro e verificar a tensão que esta passando ali.

  Uma dica,  se a tensão for de um led, com certeza será menor que 5V e fazer uma leitura digital tipo if(digitalRead(1) == 1)  com certeza deverá dar problemas.

   O truque é fazer uma leitura analogica tipo,   if ( analogRead(A0) == xxx)  então faça bla bla bla

   dai é só ver qual o valor lido.

  Eu fiz exatamente isso em casa pra um video porteiro que tenho,  que o sinal de alerta sonoro ficou maluco,  dai eu retirei o buzzer dele,  coloquei um arduino fazendo a leitura analogica, e verifiquei o padrão, e notei que ele dava um pico de 500 que em leitura de tensão dá uns 2,5v  dai eu setei que toda vez que a leitura fosse acima de 450 ele tocasse meu buzzer personalizado,  tá funcionando até hoje que é uma beleza.

Olá Weider

Na verdade estive vendo a documentação dele e o alarme da ECP tem uma saida de 5V que serve justamente para informar que o alarme está ativo ou não...E ele também tem um pino GND

Como não sei muito de eletrônica, estive pesquisando aqui para tentar aprender.

Hoje meu Arduino está plugado em uma fonte USB na tomada, não tem problemas eu unir o GND do alarme ao GND do Arduino, para que eles tenham a mesma referência GND e esta saida 5V que sai do Alarme plugar num pino do Arduino pra fazer a verificação? Ou eu poderia estragar as coisas?


Abs

Você  somente deseja saber se o alarme esta ativo ou não ?

Pode usar essa porta do Alarme para ser monitorada com Arduino. 

Se deseja isolar  os dois dispositivos, use um acoplador otico . 

Olá José

Isso mesmo preciso saber apenas se está ativo ou não...
Quando estiver ativo estará em linha +5VDC e quando estiver desativado estará zerado.

Ao invés de seguir este conceito da imagem que mandou, eu não poderia interligar apenas o GND da saida da central com o GND do Arduino para terem a mesma referencia de GND, e o +5VDC da central colocar em algum pino do Arduino e neste mesmo circuito um resistor ligado ao GND entre eles?...ficando em forma de "PullDown" ?

Pelo que estava vendo se a tensão for maior de 3V o arduino considera como HIGH no pino digital, e se for menos ele considera como LOW e com isso eu poderia fazer a consideração se está ligado ou não...
Então em teoria, se a central do alarme armar, ela vai enviar 5VDC para o Arduino e ele vai indicar que está armado, se a central não armar, ela não iria mandar nada e o arduino estaria ligado ao GND através do resistor..

OU isso poderia queimar o Arduino?

Obrigado

Abs

Luiz, poder até pode,  mas o que o Grande zé gustavo esta te dando é a magnifica ideia de isolar uma coisa da outra usando um simples acoplador optico que é bem fácil de achar e simples de trabalhar.

Deixa explicar:   O arduino tem tolerância em suas entradas até 5 volts e pouco, logo, você poderia até ligar diretamente pra testes que não vai haver problemas,  o problema de verdade é que você não tem como saber se não haverão surtos de tensão,  ou seja, se rolar algum problema e sua central emitir mais que 5V,  se isso ocorrer você queima o arduino.

Já com a ideia do grande zé gustavo isso não ocorre,  isso sem contar visto que o vcc que entrará no acoplador optico será vindo do proprio arduino.

Resumindo, dá ligar direto?: Dá, mas não é recomendavel.

Weider

Entendi a situação, 

Na minha cidade é bem complicado de achar estes componentes,mas vou tentar e se não encontrar vou pega no MercadoLivre (que já encontrei por lá)

Melhor seguir a sugestão do José mesmo, pelo menos fica tudo isolado da melhor forma possível

Obrigado a todos.

Amigo, tenho uma central ecp e monitoro essa saída 5v usando esse sensor http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-775143761-sensor-de-tenso-dc...

Assim, caso o sensor leia valor maior que zero dessa saída eu considero o alarme ligado. Tenho a mais de um ano na minha automação residenciar e funciona super bem. Abraços.

Oi Oziris

Legal esse sensor também vou considerar como uma das opções caso não consiga achar o componente que o José passou

Pelo que eu vi ele é composto de muito pouco componentes na placa também

Abs

No final das contas esse "sensor" é apenas um divisor de tensão.

o Flavio tá certo, esse "sensor" é um simples divisor de tensão,  se der algum surto eletrico ele não tem nenhum isolamento,   a ideia do zé gustavo continua sendo a melhor.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço