Olá garagistas.

Sou iniciante em PIC 18F4550.Estou aprendendo sobre o mesmo para faze-lo se comunicar com o Labview. Se alguem domina o assunto, gostaria de receber contribuições, pois meu TCC é a respeito desse assunto.

 

Grato.

 

Juremir

Exibições: 3523

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia Juremir.

Já mechi com o PIC em questão e também com o LABView. Acho que a maneira mais simples de fazer essa comunicação é realizar a leitura através da porta serial. Monte uma sequência com os dados que lhe interessam e faça que o PIC fique constantemente retransmitindo essa sequência. Ao LABView cabe realizar a leitura da porta serial e decodificar a sequência.

Uma boa técnica é enviar um ou dois bytes de inicialização, seguido dos bytes de dados. Montando um pacote com tamanho fixo não é necessário enviar byte de finalização.

Dependendo do tempo disponível é interessante criar uma rotina que adicione um código de correção de erro ao final da mensagem.

Ex: 0xAA 0x55 ADCanal1_High ADCanal1_Low ADCanal2_High ADCanal2_Low PORTA PORTB PORTC PORTD PORTE
Ola Juremir,

Acho tambem que a opçao mais baixo custo seria implementar comunicaçao SERIAL RS232 entre o PIC e o LabVIEW(no PC), caso queria, existe opcao de usar uC ARM dedicado ao labVIEW

http://zone.ni.com/devzone/cda/tut/p/id/8078

espero ter ajudado

--
Diego Augusto
olá meu caro,

visto que você deseja utilizar um micro-controlador junto ao programa LabView da NI, me parece que você deseja realizar um programa para aquisição de dados e interface, com propósitos de controle não? Bem, não sei quais são seus propósitos, de qualquer forma vou indicar uma bibliografia bem interessante a cerca desses assuntos. aí vai: (OBS. todos em inglês)

- PIC18F - Advanced PIC Microcontroller Projects in C (Dogan I.)
- Labview - LabVIEW for Everyone Graphical Programming Made Easy and Fun
- Aqs. de Dados - Practical Data Acquisition For Instrumentation And Control Systems

boa sorte!
Boa tarde turma.
Primeiramente quero agradecer a atenção de vocês.
Vou detalhar mais o projeto em questão.
Eu e mais 3 colega estamos fazendo o TCC (Trabalho de conclusão de Curso).Estamos montando um braço robótico com 3 graus de liberdade controlado por um ucontrolador PIC 18F4550. O braço deve funcionar tanto sob controle do pic quanto sob o controle do labview.A comunicação entre ambos será via USB no modo CDC, ou seja , o serial atraves do USB.
A Parte mecânica já está pronta, agora iniciaremos a parte da programação em C para o pic e na confecção dos VIs para o Labview.Qualquer ajuda será bem vinda.Quem quizer pode entrar em contado via email(Juremirnarciso@gmail.com) ou mesmo aqui.
Abraços a todos.

Juremir


Diego Augusto disse:
Ola Juremir,

Acho tambem que a opçao mais baixo custo seria implementar comunicaçao SERIAL RS232 entre o PIC e o LabVIEW(no PC), caso queria, existe opcao de usar uC ARM dedicado ao labVIEW

http://zone.ni.com/devzone/cda/tut/p/id/8078

espero ter ajudado

--
Diego Augusto


Rodrigo Maximiano A de Almeida disse:
Bom dia Juremir.

Já mechi com o PIC em questão e também com o LABView. Acho que a maneira mais simples de fazer essa comunicação é realizar a leitura através da porta serial. Monte uma sequência com os dados que lhe interessam e faça que o PIC fique constantemente retransmitindo essa sequência. Ao LABView cabe realizar a leitura da porta serial e decodificar a sequência.

Uma boa técnica é enviar um ou dois bytes de inicialização, seguido dos bytes de dados. Montando um pacote com tamanho fixo não é necessário enviar byte de finalização.

Dependendo do tempo disponível é interessante criar uma rotina que adicione um código de correção de erro ao final da mensagem.

Ex: 0xAA 0x55 ADCanal1_High ADCanal1_Low ADCanal2_High ADCanal2_Low PORTA PORTB PORTC PORTD PORTE
Boa noite Rodrigo.
Valeu pelas dicas, mas no meu caso estou usando a porta usb utilizando o protocolo CDC,
que na verdade é uma comunicação serial utilizando o barramento USB para fazer o Labview interromper o programa que está sendo executado pelo pic e a partir daí o labview comandar o Braço robótico.
A ideia é essa.

Qualquer ajuda será bem vinda.
Abraço.
Juremir
Achei esta página a algum tempo, espero que seja útil.

Interfacing PIC18F2550 to Labview 7.1 or later

Na verdade, com o protocolo CDC, o computador enxergará seu dispositivo como uma porta serial comum, ou seja, ele será listado como uma porta COMxx, sendo xx o número da porta. Então, no lado do LabView, a programação será utilizando comunicação serial RS232 padrão, da mesma forma que seria se você conectasse o seu dispositivo na porta serial.
Já no lado do PIC, a programação é um pouco mais complicada comparada à comunicação RS232, mas a maioria dos compiladores fornecem exemplo de implementação do protocolo CDC.

Abraço e boa sorte!
Valeu colega.
Isso mesmo, concordo plenamente com voce.Muito obrigado pela vossa atenção.
Abração.
Juremir
Valeu Colega.
Abraço
Blz Juremir, veja esse video que fiz usando o Labview, só que estou usando o Mc da Atmel..

http://www.youtube.com/watch?v=FSfwCJEgFdA
Ola a todos, eu também tinha como objetivo montar um sistema de aquisição para sinais elétricos com 18F4550 utilizando a classe CDC com o compilador CCS, e o Labview. Bom... não sei porque cargas d'águas o Labview não conseguia acompanhar os dados que eram enviados ( 10.000 amostras por segundo com 3bytes cada) dava uns erros muito loucos e travava o computador, então acabei utilizando o MatLab para a aquisição no seu caso não precisa de tamanha taxa de transmissão, acho que vc terá sucesso! Boa sorte.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço