Boa noite pessoal, tenho um nobreak Ragtech Easy Pro 2000 com saída USB e Serial.

Estou querendo utilizar um ESP (8266 ou 32) para conectar ao nobreak e coletar informações sobre ele (tensão, carga da bateria, potência,...) e transmitir via MQTT para ser consumido em um projeto maior.

Alguém já fez algo parecido e/ou poderia me dar uma luz?

Exibições: 564

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia,

Você vai precisar das especificações da porta serial. E do protocolo de comunicação. 

Envie para a gente o manual do produto. 

Normalmente, a porta serial é RS232, 9600 Bps, 8, N, 1 

Não conecte diretamente no ESP32, antes de descobrir as especificações. 

Agradeço pelas orientações.

Olá.

Como o José Gustavo Abreu Murta já disse, eletricamente vc precisa converter de RS232, que é coisa como +12V e -12V para 0 e 3.3V (respectivamente).

O melhor jeito seria com uma plaquinha assim:

Pesquisa ML

Mas é preciso que ela tenha a saída em 3.3V mesmo, a maioria é para 5V.

Isso eletricamente, ainda tem a questão da velocidade (que pode estar no manual) e o protocolo, que pode ser um mais  universal, algo inventado por eles mas super simples, em texto, ou algo binário travadão (feito de forma propositalmente difícil de entender para evitar cópia ou uso do sw deles com outros produtos).

Digo que a maioria usa algo binário travadão.

O protocolo serial algo como:

https://www.upspowercom.com/Download/UPS-Protocol.pdf

https://networkupstools.org/protocols/microdowell/MicroDowell_UPS_s...

Esses 2 o google devolveu quando procurei por "UPS RS232 Protocol", mas a busca incluindo o nome do fabricante do seu não resultou nada. Nada consigo afirmar.

Num trabalho de engenharia reversa bem feito vc poderia escutar o protocolo dele conversando com o software e decodificar. Pode ser coisa bem simples, não tenho ideia mesmo, mas se por ex for 

Também poderia entrar em contato com o fabricante e perguntar, vai que ele abre para vc...

A engenharia reversa tem se mostrado meio inútil (considerando meu conhecimento de comunicação serial que beira o inútil também LoL). Até achei um software que "escuta" como se fosse um sniffer a comunicação serial, mas o que foi registrado é um tanto quando incompreensivel.

O fabricante se recusou prontamente a me ajudar rsrs

Olá Felipe.

Com anda com essa engenharia?

Efetuei aqui algo semelhante com um Nobreak da Ragtech modelo Senium.

Consegui entender algo do protocolo serial que já atingiu o que eu preciso (Saber se estamos com energia e a garga de bateria). Quero gerenciar o desligamento dos servidores. Mas se puder aprender mais do protocolo serial legal, bem como compartilhar..

Abraços.

Olá Felipe,

Tem como ver essas capturas com a janela em EXADECIMAL? Clicando no HEX ali em baixo? 

Já decifrei bastante do protocolo. Com umas informações de outro modelo, como o teu, poderia ajudar.

Grato.

Obrigado pela orientação.

Boa tarde FB, (se não gosta que te chame pelas iniciais, avise),

no local, (casa, apto, loja, etc. ), onde vai usar este no-break recebe alimentação de mais que 1 fase?

O equipamento que você vai alimentar com este no-break tem seleção de 127V/220V?

RV mineirin

Sem problemas, fique a vontade para me chamar pelas iniciais.

Sim, minha casa é bi-fásica. Mas o nobreak é fase simples.

Não, este nobreak não é bi/tri volt. Ele é monovolt, ou seja, entra 220v e sai 220v.

Sem problemas, pode usar iniciais...

É na minha casa e o nobreak é monofásico e monovolt (220c -> 220v), entretanto minha casa é bifásica. Os equipamentos alimentos por ele em sua maioria são full range, somente 1 deles tem seletor de tensão.

Boa tarde Felipe;

Estou precisando fazer o mesmo procedimento que você. Conseguiu alguma informação que resolveu o problema? Agradeço qualquer ajuda.

RSS

© 2023   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço