Senhores, boa tarde a todos.

Alguém possui o instalador do ScadaBR? Estou tendo sérios problemas em fazer o download do instalador no site dos caras.. Na semana passada o site todo estava fora.. e hoje eu clico em download e fica tudo em branco.

Outras informações:

Vou iniciar esse semestre um projeto na faculdade.. nada novo, mas que acredito valer pela grande experiência. Seria uma controladora para automação. Irei utilizar PIC + ScadaBR para fazer a supervisão. Tenho 1 bilhão de dúvidas, mas que ao longo do projeto vou solicitando aos senhores.

A informação é: o pessoal está usando bastante o ScadaBR? O site parece estar bem parado e a comunidade (no site) também está bem parada.. da a impressão do projeto estar estacionado.

Gostaria de usar o ScadaBR por ser um projeto nacional e open source.. mas.. está difícil até fazer o download da aplicação então..

Sugestões? 

Exibições: 1442

Responder esta

Respostas a este tópico

Participe do grupo e obtenha informação no mesmo.

http://labdegaragem.com/video/tutorial-scadabr-parte1

Abs.

Rafael,

Sem duvida vai encontrar muito material e pessoas com disposição a colaborar e compartilhar conhecimento, entre eles Sidney Bastos, Wiechert, e Adriano Alcântara.

Eu uso o Labview por isso não tive muita oportunidade de trabalhar com scadabr mas pode ter certeza que é uma boa ferramenta.

Abs.

Rafael,

realmente no site do ScadaBr existem algumas limitações. Mas aqui no LDG a ajuda é bem maior. Não uso com o PIC mas com o Arduino ta na mão. Pode contar comigo. Claro que para nos empolgar vc deve mostrar bem seu uso. E se possível ser ousado com algumas coisas. Todos nós gostamos de desafios e se ficar no tradicional não entusiasma ninguem.

Mas tem muito uso sim para o ScadaBR. O que acontece é que por ser open as pessoas resolvem seus problemas e não republicam as soluções.

Rafael,

e eu faço exatamente isso aqui em casa e na chacara que tenho.

Então vamos conversar bastante.

Conte comigo.

Rafael,

sim, está funcionando. Eu tive problemas só no inicio para a configuração. Como o servidor é linux tem algumas particularidades. Eu também coloquei o scadabr no cubieboard e foi show.

Estou buscando entender mais, por isso que gostaria de projetos ousados. Isso tiraria mais. Mas eu queria usar a expertise de professores das faculdades envolvidas, assim todos ganhariam.

Ih, tem tanta coisa que faço. São vários protocolos, simultaneamente. Só para vc saber o ultimo foi o uso do protocolo snmp para monitorar a estrutura de TI.

Faça um bom projeto que verá o que podemos fazer. Se possível publique um vídeo no youtube.

Pois é também, estou querendo fazer o download mais de uma semna, também estou com mesmo probelma!

Bom dia Rafael.

Tenho um projeto em andamento muito parecido com o seu. Estou implementando em minha casa um sistema de automação residencial. Automatizei luzes, portões, alarme, cerca elétrica entre outros.

Os "dispositivos acionadores" foram desenvolvidos com microcontrolador PIC. Usei rede de comunicação RS-485 e protocolo modbus RTU.

Uso uma CPU mini-ITX rodando Ubuntu server  e o ScadaBR.

Como IHM uso um tablet com a página web do ScadaBR, além de poder acessar o ScadaBR de qualquer equipamento que possua um browser.

 

Hoje tenho 12 equipamentos conectados em rede RS-485 e por volta de 300 pontos no ScadaBR.

 

Foram bastantes horas gastas para chegar a esse ponto.

 

Vai me passando suas duvidas que te ajudo com o que estiver ao meu alcance.

 

Abraços,

 

Rafael Nordio

 

Tablet:

Interface de luzes. Sensor de presença, temperatura ambiente, luminosidade. Os dois leds brancos sinalizam um "botão" de toque para liga/desliga das lampadas.

 

 

 

"Micro CLP" - 4 entradas e 4 saídas

 

 

Rafael de deus

Onde você estava meu amigo.

Quero seu contato direto. 

Tava escondido atrás da bancada queimando os neuronios. kkkk.

 

email: rafael.nordio@gmail.com

Eu sou técnico eletromecânico, porém sempre tive mais afinidade com a eletrônica. Trabalho há 18 anos como técnico operacinal em uma distribuidora de energia aqui no RS. Aprendi muita coisa sozinho (autodidata) e também no curso de engenharia eletrônica atualmente no sétimo semestre.

 

Eu comecei o projeto faz uns 2 anos e tive bastante abacaxi pra descascar.

Adotei o protocolo Modbus, por ser um protocolo muito conhecido e que me dá a liberdade de usar praticamente qualquer sistema Scada.

Usei o compilador da CCS, por existir um exemplo e biblioteca de modbus. Porém o exemplo tem bugs que eu precisei acertar para comunicar redondo com o Scada.

O exemplo não é nenhum pouco intuitivo, é um pouco complicado.

Não tenho interesse comercial no projeto, pois eu fiz este projeto como um hobby (tem que ser maluco pra ter um hobby assim...). por isso vou disponibilizar os codigos fonte.

 

Basicamente tenho três tipos de dispositivos conectados ao sistema.

 

Acionador de cargas: Liga/Desliga iluminação, automatismo da iluminação, presença, ou ambas, medição de temperatura ambiente.

 

Micro CLP: 4 entradas digitais 12V e 4 saídas contato seco. Possibilidade de configuração de de entradas e saidas por retenção ou pulso.

 

Alarme Patrimonial: 32 entradas de sensores, e uma série de configurações por entrada.

 

Estou enviando os arquivos em anexo. Os arquivos schematicos são para o proteus.

 

 

 

Anexos

Estou na empresa no momento e a internet aqui é cheia de bloqueios... Vou enviar de casa a tarde.

Rafael,

Obrigado por compartilhar, os arquivos zipados aqui sempre tem problemas, por favor compartilhe no Google Drive ou outro que considerar oportuno, já que esta dando acesso negado como sempre ocorre.

Aqueles que se interessarem deveriam deixar seus respectivos e-mail para que voce possa compartilhar, segue o meu.

kwiekcinema@gmail.com

Obrigado!

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço