Olá a todos,eu preciso instalar um encoder rotativo em uma maquina,para saber sua posição absoluta,a saída do sensor varia de 0 a 5v em CC dependendo da posição,a minha duvida é a seguinte,o encoder e o cabo dele vao ficar perto de cabos elétrico com tensão alternada e corrente alta,é possível eu ter indução no cabo e ter leituras erradas? tesão de saída alterada?

Exibições: 222

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá camillo!

   Em primeiro lugar, sugiro uma olhada no tópico Como postar, por minerin RV <-- LINK.

   Sobre a tua pergunta, não há informação suficiente da tua parte para responder, pois depende de uma séirie de fatores que não foram informados. Por exemplo, se o cabo do encoder for blindado, a chance de problemas diminui bastante. Se for trançado e a saída do encoder for tipo line-driver, diminui ainda mais a chance de problemas, só para citar alguns pormenores que influenciam bastante.

   "Corrente alta" pode significar muitas coisas. Além disso, se a máquina for alimentada com tensão monofásica, lembra que a corrente em um fio, o fase por exemplo, tem sentido contrário à corrente no outro fio, o neutro por exemplo, o que faz com que o campo magnético interferente seja diminuído. Com trifásico é um pouco diferente.

   A impedância de entrada do circuito que vai receber o sinal do encoder também joga um papel inportante na imunidade a ruído. Baixas impedâncias são mais robustas com relação a este ponto.

   A frequência máxima do sinal do encoder também pode influir.

   Citei apenas alguns tópicos sobre os quais não tenho informação para poder opinar. Outros devem ser levados em consideração.

   Como vê, só é possível fazr um prognóstico tendo informações suficientes sobre o problema. Por isso os "helpers" aqui do LdG insistem tanto em documentação. Não é à toa.

   Mas, como uma regra geral, se for possível distanciar o cabo do encoder do cabo de alimentação da máquina, melhor.

D.T. Ribeiro.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço