TUDO PRONTO!!!

Inauguração da Incubadora e do Espaço Lab de Garagem, nosso lab compartilhado, no

dia 06/11 das 15h00 às 20h00.

Não perca!


--------------------------------------------
Galera,

O Lab de Garagem está crescendo rápido e tem atraído "garagistas" extremamente criativos e empenhados em transformar ideias em realizações, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos.
A maioria de nós, e eu me incluo no grupo, não teve ainda a oportunidade de expressar toda a sua vocação tecno-científica, já que o mercado de trabalho e as universidades parecem não dar o devido valor a essa capacidade, seja por questões econômicas, políticas ou culturais.

No entanto, nós precisamos pagar o nosso pão de cada dia, e por isso devemos focar em nosso trabalho atual para garantir o sustento da família. O que deixa nossas invenções, criações, ideias e projetos para o final de semana ou horas vagas. E claro, dentro do pouco orçamento que sobra.

Mesmo trabalhos free-lance, não permitem um pleno crescimento profissional e não dão a total liberdade de usufruir financeiramente de nossas próprias criações.

Nas últimas semanas, tenho imaginado formas de transformar esse talento "garagista" no ganha pão principal. Em algo que permita-nos viver de nossas ideias e desenvolvimento.

Uma possibilidade que me veio a mente e que estou tentando estruturar é a criação de uma incubadora de micro-empresas de tecnologia. Seria um local onde poderíamos trocar ideias, experiências e compartilhar recursos comuns, como laboratórios, equipamentos, instalações e estrutura de escritórios e serviços de gestão.

Ainda não passei para a etapa de projeto, ainda estou na ideia, porque antes gostaria de saber o que vocês pensam a respeito. Vocês teriam interesse em participar? Como acham que isso deveria ser feito? O que esperar de um local assim?

Abraços!

Exibições: 1084

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Pois é, concordo com a opinião do meu mano, fica difícil postar idéias que podem cair em mão erradas, deveria haver uma maneira de proteger nossos direitos autorais (registro de patentes).
Mas o negócio é ajudar e ser ajudado para um fim comum, terminar nossos projetos e nos realizarmos pessoalmente e financeiramente.

Abraço.

Marcelo Rodrigues disse:
Romeu,

Realmente, o problema do laboratório compartilhado é que ele atende apenas a uma cidade, enquanto que os garagistas de outras localidades não teriam acesso fácil. Mas quem sabe possamos expandir no futuro, caso dê tudo certo? Sonhar não custa nada, não é? Hehehe...

Brincadeiras à parte. O que tentaremos é integrar ao máximo os garagistas que estão mais longe com as iniciativas que ocorrerem fisicamente. Estamos pensando em webcam, vídeos sobre as últimas montagens e um wiki para compartilhamento de projetos, especificações, etc.

Caso tenha outras sugestões, por favor, elas são mais do que bem-vindas!

Abraço!
Ruben,

Tenho percebido que muita gente não posta mesmo seus projetos com essa preocupação, enquanto outros pensam apenas em compartilhar. Existem muitas mídias sobre eletrônica e computação, e milhares de tutoriais, todos ensinando a fazer coisas. Assim, acredito que o conhecimento deve ser compartilhado. Mas concordo que ideias geniais com potencial comercial devam ser melhor estudadas. Acredito que as licenças open source sejam a melhor forma de permitir que todos tenham acesso ao conhecimento e ideias, sem deixar que os vigaristas de plantão se apoderem delas.
Como o Lab de Garagem é muito novo, e a incubadora, mais nova ainda, vamos ouvir muito o pessoal antes de adotar um modelo definitivo, que apoie a patente, licenças open source ou outros. Muito precisa ser pensado e discutido nesse momento para tomarmos o rumo correto.

Abraço!
Ótima iniciativa Marcelo. Me interesso muito por esse projeto. Já vi diversas empresas nascerem de forma parecida.

Eu sou totalmente a favor da exposição de ideias, sem esse medo todo de uso indevido. Acho que as pessoas devem aprender a confiar no seu potencial. Se sua ideia é boa, compartilhe com alguém para receber as críticas. E o mais importante: faça antes dos outros. Se alguém quiser roubá-la, que assim seja. Enquanto essa pessoa estiver estudando seu projeto você já estará na fase de produção, sempre um passo a frente.
É Emerson, o problema é a falta de dinheiro, se alguem que estiver roubando tiver grana, ai ele tem muito mais passos a frente de nós pobres projetistas!!
Tenho que concordar com o amigo aí de cima... sou empreendedor mas estou do outro lado (mostrado pelas novelas da Globo como o lado dos vilões), sou administrador e não engenheiro ou técnico.
Já tive bastante contato com outros empreendedores (sugiro que conheçam o Desafio Brasil/Desafio Intel organizado pela FGV-SP) e este medo de compartilhar ideias é comum.

Mas vou ser direto: se você tem medo de falar sobre a sua visão, achando que alguém pode roubar com toda a facilidade do mundo, então ela é uma visão que não vale nada. Ideias, em geral, não valem nada... o que vale é a execução.

Outra coisa que reparei é a obsessão por patentes. Eu fuço bastante com Arduinos e outras comunidades baseadas em OS e OSH e devo dizer que fiquei surpreso com a posição de vocês... me parecem na contra-mão de tudo que se tem feito lá fora em prol da livre troca de informações. E ainda mais aqui no Brasil... quanto vale uma patente? Nada se você não tem montanhas de dinheiro e tempo infinito para brigar na justiça.

Esse são dois pitacos meus sobre como realmente transformar ideias em negocios que podem ser resumidos em uma palavra: compartilhem. O feedback é muito valioso.



Emerson Castro disse:
Ótima iniciativa Marcelo. Me interesso muito por esse projeto. Já vi diversas empresas nascerem de forma parecida.

Eu sou totalmente a favor da exposição de ideias, sem esse medo todo de uso indevido. Acho que as pessoas devem aprender a confiar no seu potencial. Se sua ideia é boa, compartilhe com alguém para receber as críticas. E o mais importante: faça antes dos outros. Se alguém quiser roubá-la, que assim seja. Enquanto essa pessoa estiver estudando seu projeto você já estará na fase de produção, sempre um passo a frente.
Gian,

Concordo com sua visão de que o open source é muito mais interessante. Realmente, a patente não protege o inventor se ele não tiver um grande suporte jurídico. Compartilhar é muito mais vantajoso.

Abraço!

Que maravilha ter este local para poder encontrar presencialmente os integrantes desta rede. Também sou muito interessado em fazer algo parecido em alguma cidade do Alto Tietê. Ter um espaço físico aonde podemos se encontrar e ficar por algumas horas do dia.
Marcelo, se o local tiver uma infraestrutura mínima poderia alugar aos associados do Lab por hora, por dia, por semana ou mês.
O interessante neste caso é ter umas bancadas/ mesas tipo ilhas de trabalho aonde cada um pudesse chegar com seu equipamento e trabalhar conforme o contrato firmado de uso do local.
Bom também é ter uma sala de reuniões para poder alugar quando algum associado quiser fazer para seus clientes.
No mais como maia uma sugestão seria ter um lugar bem descontraido com algumas almofadas, pinturas legais para conversa informais, haa uma cozinha compartilhada também é legal.
Enfim, tendo regras claras e básicas de convivência este local será com certeza o maior sucesso. Apesar de estar a 60 km de São Paulo irei visitar e curtir bastante este empreendimento.
Veja uma matéria que saiu na PEGN sobre este conceito de coworking:
http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI114008-17171,00-U...
Abraços
Jair Pedrosa
@jairpedrosa
O INVENTOR INDEPENDENTE, É A LOCOMOTIVA DA ECONOMIA GLOBAL,VAMOS COBRAR TARIFAS(OMAN TARYFF)
DOS VAGÕES PARASITAS,CORPORAÇÕES MULTIS/ESTADOS, FILIE-SE AO SINDICATO DOS INVENTORES, JÁ DEI IGNIÇÃO NA GUERRA TOTAL CONTRA OS IMPOSTORES, SALVEI 6,666% DE UMA PATENTE DO LIXO DO INPI, APÓS 30 ANOS $300 MIL PERDIDOS COM 18 PATENTES NO LIXO DO PORTO PIRATA INPI, VER NO GOOGLE...PESQUISAR
VELA RASTREANTE OU WWW.BAIRROVILAOLIMPIA.COM.BR/VELADEIGNICAO E LINKS
FILIE-SE AO SIB.... PROTOCOLE SUA IDÉIAS NO CARTÓRIO DE NOTAS...E DEPOSITE SUA PATENTE NO DNPI DO URUGUAY....GREVE GERAL POR ESCRITO CONTRA OS PARASITAS DO INPI....DO ARTIGO 12 - 2 - A CONST. 1988
A GUERRA É 100% COM INTELIGENCIA....SEM VIOLENCIA.........A VITÓRIA É 100% MORAL.......SOS DKW 66
PANZER ...ANNA GAY DKW66, DECOLANDO PARA O SUL........MIGRAR O BANDO TODO DE PARDAIS.EM 2011.
Jair,

Muito obrigado pelas suas dicas. O caminho que estamos tomando nesse momento é exatamente esse.
Uma curiosidade, a casa está pegando essa mesma cara da foto que você postou. Até as cadeiras são iguais!
O coworking parece uma abordagem bem interessante. Tenho imaginado algo como clube+coworking+incubadora.
Vai postando suas ideias porque elas certamente influenciarão as decisões a serem tomadas.

João,

????? Poderia elaborar melhor a sua ideia? Pelo que entendi você é um defensor das patentes. Certo? O que você pensa do Open Source e das dificuldades técnicas, jurídicas e financeiras de se proteger uma patente? Acha que é mesmo viável? Realmente gostaria de aprimorar minha visão a esse respeito.

Abraços!

o que voçe e um advogado? poderia ceder mais informaçoes sobre patentes?
xD

joao artur graf disse:
O INVENTOR INDEPENDENTE, É A LOCOMOTIVA DA ECONOMIA GLOBAL,VAMOS COBRAR TARIFAS(OMAN TARYFF)
DOS VAGÕES PARASITAS,CORPORAÇÕES MULTIS/ESTADOS, FILIE-SE AO SINDICATO DOS INVENTORES, JÁ DEI IGNIÇÃO NA GUERRA TOTAL CONTRA OS IMPOSTORES, SALVEI 6,666% DE UMA PATENTE DO LIXO DO INPI, APÓS 30 ANOS $300 MIL PERDIDOS COM 18 PATENTES NO LIXO DO PORTO PIRATA INPI, VER NO GOOGLE...PESQUISAR
VELA RASTREANTE OU WWW.BAIRROVILAOLIMPIA.COM.BR/VELADEIGNICAO E LINKS
FILIE-SE AO SIB.... PROTOCOLE SUA IDÉIAS NO CARTÓRIO DE NOTAS...E DEPOSITE SUA PATENTE NO DNPI DO URUGUAY....GREVE GERAL POR ESCRITO CONTRA OS PARASITAS DO INPI....DO ARTIGO 12 - 2 - A CONST. 1988
A GUERRA É 100% COM INTELIGENCIA....SEM VIOLENCIA.........A VITÓRIA É 100% MORAL.......SOS DKW 66
PANZER ...ANNA GAY DKW66, DECOLANDO PARA O SUL........MIGRAR O BANDO TODO DE PARDAIS.EM 2011.
Descobri hoje este site e estou de pleno acordo que se inicie um desenvolviomento de premiação para estas idéias e aproximação de ambiente de incubação para os projetos vencedores.
Olá pessoal,

Gostei da ideia, so nao gostei do das patentes. Para mim, as patentes evitam a innovaçao e o desenvolvimento. Tem iniciativas de Hardware Aberto que acho vão mudar os conceitos de negocios. Permete formar grupos multidisciplinares e multinacional, que sempre dão as vissões que tenem permetendo fazer ums produtos mais globais. OS modelos de negocios baseados em patentes são bons quando você tem um escritorio de advocacia, mais para firmas pequenas e dificil se adaptar.

Eu so colaborarei nesta ideia se as licencas forem abertas.
Por um conhecimento livre ;)
--
Rafael Campos Las Heras

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço