TUDO PRONTO!!!

Inauguração da Incubadora e do Espaço Lab de Garagem, nosso lab compartilhado, no

dia 06/11 das 15h00 às 20h00.

Não perca!


--------------------------------------------
Galera,

O Lab de Garagem está crescendo rápido e tem atraído "garagistas" extremamente criativos e empenhados em transformar ideias em realizações, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos.
A maioria de nós, e eu me incluo no grupo, não teve ainda a oportunidade de expressar toda a sua vocação tecno-científica, já que o mercado de trabalho e as universidades parecem não dar o devido valor a essa capacidade, seja por questões econômicas, políticas ou culturais.

No entanto, nós precisamos pagar o nosso pão de cada dia, e por isso devemos focar em nosso trabalho atual para garantir o sustento da família. O que deixa nossas invenções, criações, ideias e projetos para o final de semana ou horas vagas. E claro, dentro do pouco orçamento que sobra.

Mesmo trabalhos free-lance, não permitem um pleno crescimento profissional e não dão a total liberdade de usufruir financeiramente de nossas próprias criações.

Nas últimas semanas, tenho imaginado formas de transformar esse talento "garagista" no ganha pão principal. Em algo que permita-nos viver de nossas ideias e desenvolvimento.

Uma possibilidade que me veio a mente e que estou tentando estruturar é a criação de uma incubadora de micro-empresas de tecnologia. Seria um local onde poderíamos trocar ideias, experiências e compartilhar recursos comuns, como laboratórios, equipamentos, instalações e estrutura de escritórios e serviços de gestão.

Ainda não passei para a etapa de projeto, ainda estou na ideia, porque antes gostaria de saber o que vocês pensam a respeito. Vocês teriam interesse em participar? Como acham que isso deveria ser feito? O que esperar de um local assim?

Abraços!

Exibições: 1079

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Muito bom! Espero que evolua essa idéia e chegue a uma consolidação. Inclusive, gostaria que pensassem um pouco mais na segurança quanto à garantia de termos nossos projetos salvos por uma " patente"
acredito que muitos inventos não são apresentados, por medo de serem roubados por empresários inescrupulosos.
Estive conversando hoje com o contador e ele levantou questões sobre patentes e constituição das empresas incubadas. Deu a sugestão também sobre comercialização de patentes ao invés da abertura de empresas.

Acho legal a concretização desse espaço como local de troca de experiências e desenvolvimento conjunto de projetos, mesmo que não tenham um fim comercial imediato. Um local para explorar tecnologias.
Esta aqui um cara que apoia esta iniciativa,gostei da ideia de uma incubadora e o que falta para o jovem da tecnologia no brasil,suas ideias sao pioneirase o pioneiristo e a chave de uma carreira farta...
gostei da ideia de comercializar patentes...
poderiamos pesquisar sobre patentes de brasileiros(ja pesquisei sobre algumas) ou ate mesmo de estrangeiros, poderiamos fazer um levantamento e trazer ideias avulsas a esta iniciativa de incubadora...
Conheço alguns fundos(um deles ate ligado ao bndes) que financiam empreendedores e empresas de iniciativa tecnologica...
a incubadora seria uma grande forma de chegar ate um patrocinio de um destes fundos que e nada mais nada menos que 1 milhao de reais ...
o tema e bom e o trabalho de criar fazer e acontecer e melhor ainda...]
contem comigo!
Ola Marcelo,
Cara seu site é algo muito legal, a idéia é ótima, parabéns!
Quanto a incubadora não consegui entender como ela funcionaria, a idéia das patentes me parece interessante por que valoriza o que temos de melhor, as idéias!!
Porem pode-se ganhar algum din-din mesmo com projetos não comerciais os quais exigem menos rigor no controle das informações. Será que não conhece um modelo no exterior que possamos adaptar?
Guilherme,

Então, a ideia é chegar nesses fundos também, mas precisaremos passar por uma fase de maturação, ter projetos em andamento e toda a parte jurídica organizada.

Arilson,

Nesse momento, acho que a incubadora seria mais para encontros e discussão de projetos e ideias. Pretendo adicionar a esse espaço infra-estrutura como laboratórios. Conforme os projetos começarem a se concretizar, podemos imaginar modelos de negócios diferentes para cada ideia, já que cada um terá características próprias. Mas a princípio seria um local para trocar experiências, conhecimento, ideias e iniciar projetos.
Essa ideia de buscar algum modelo no exterior é interessante. Vou pesquisar. Mas se descobrir alguma coisa, nos avise. Ok?

Abraços!
Espetacular! A incubadora está para o século 21 assim como a fábrica esteve para o século 20!
Emprego com carteira de trabalho também é coisa do passado!
Temos que ter ganhos escalonáveis que nos motivem!
Ganhar o mesmo fixo "independentemente" da performance não faz sentido
Meritocracia já!
No que estiver ao meu alcance ajudar e participar....tamos ai....
Idéia interessante.
Eu vou formar no curso técnico de Mecatrônica neste ano. Logo estarei disponível ao mercado de trabalho.
Seria uma oportunidade maior para mim estar em uma empresa que estivesse em uma incubadora, seja pra crescimento profissional quanto para aprendizado. Além de outros motivos, já que esse foi o primeiro que me veio à cabeça.
Apoio esta idéia.
E como podemos inocializar isso de maneira objetiva?
Pode contar comigo. acredito que é esse tipo de iniciativa que muda o sistema atual. interessante o fato de comercializar patentes. tem tanta coisa que precisar ser criada para melhorar o bem - estar das pessoas e do mundo no geral.

precisando de mim...to aqui. robdaum85@gmail.com
Marcelo, você já criou uma incubadora de idéias o "Laboratório de Garagem".
Claro que um espaço compartilhado especialmente para montar nossos projetos é muito bom, somente fica complicado juntar cabeças pensantes espalhadas pelo Brasil.

Talvez até pudesse unir pessoas em um espaço físico que compartilhe informações com usuários do site que poderiam acompanhar e dar suas opiniões e idéias vendo tudo pela webcam.
O que acha?
Romeu,

Realmente, o problema do laboratório compartilhado é que ele atende apenas a uma cidade, enquanto que os garagistas de outras localidades não teriam acesso fácil. Mas quem sabe possamos expandir no futuro, caso dê tudo certo? Sonhar não custa nada, não é? Hehehe...

Brincadeiras à parte. O que tentaremos é integrar ao máximo os garagistas que estão mais longe com as iniciativas que ocorrerem fisicamente. Estamos pensando em webcam, vídeos sobre as últimas montagens e um wiki para compartilhamento de projetos, especificações, etc.

Caso tenha outras sugestões, por favor, elas são mais do que bem-vindas!

Abraço!
Pois é Marcelo, acho que muitos dos que participam da lista tem medo de divulgar seus projetos tendo em vista a possibilidade de ver eles "Criados" por empresários inescrupulosos. Um espaço que teria como finalidade acolher estes projetos com segurança e encaminhar para o sistema de proteção à patentes guardando o devido sigilo seria muito bom. Mas como poderíamos encurtar as distâncias deste país continental??? Estamos no caminho certo se relacionando pela internet , se conhecendo e conhecendo projetos , discutindo e orientando-se mutuamente!!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço