Ola Pessoal,

Estou fabricando uma impressora 3D e gostaria muito de ter uma ajuda nas partes eletrônica e soft da coisa.

Quem se sentir a vontade para oferecer ajuda não pense duas vezes!

Sou Técnico em microtécnicas formado em Genebra e fui capaz de realizar toda parte mecânica do processo (fotos em anexo).

Plataforma de construção em duro-alumínio com seu fuso de esferas retificado!

300 mm de curso com 0.005 mm de esquadro!

Capacidade de impressão prevista de 80 mm x 80 mm x 300 mm

Motor de Passo com seu Driver

Area de trabalho com seu recipiente para a resina, com sua proteção anti-luz externa e impurezas (em acrílico)!

Vista geral do conjunto! Aproveitei um Rack Piso 19U Ventilado que encontrei no mercado livre! Será ideal para o protótipo! Ele servirá para abrigar toda a parte elétrica e de projeção de imagem.

Vlw gente!

Exibições: 9499

Responder esta

Respostas a este tópico

Claro que sim! O ideal mesmo seria um projetor caseiro a baixo custo! ;-)

Amigo, gostaria de ajudar em que puder neste projeto. Poderiamos falar por email? WhatsApp?

allandavid.projetos@yahoo.com.br

84 88145229

Aguardando.

Rapaz de atitude! Gostei! Adicionado no WhatsApp o meu numero é 21 71738339 para quem quiser se juntar!

Me formo no fim do ano em Tecnologia em Automação Industrial.

Se tiver algum problema com programação talvez eu consiga ajudar.

Qualquer coisa entre em contato comigo pelo skype: raphaelsd@hotmail.com.

Abraço.

Raphael, com certeza irei solicitar ajuda! Em breve várias questões virão a tona! 

Ola pessoal,

Aqui vai um pouco dos avanços!

Como eu disse, um gentil senhor me deu os planos da sua placa e eu improvisei uma até ficar pronta a oficial!

Agora vamos testar!

Cara, nos mantenha informado do seu projeto. É terrível quando alguém aparece com projetos legais e depois o tópico morre. Seu projeto é incrível, nos deixe a par de tudo, por favor :).

Agora uma pergunta, quais os eletrônicos que você está usando, estou vendo servos ai, eles servem para o que? E quais são aqueles ci´s na protoboard?

Abraços. 

Bem, o Servo da uma espécie de Tilt (como quando a gente joga fliperama e sacode o treco! não sei se é da sua época), então o Servo deve dar uma "little" sacodida no recipiente de resina entre uma camada e outra pra não viciar o liquído, entendeu?

Sobre os CI's, estou voltando gentilmente aos cursos de eletrônica :-( ,mas vamos la!

Um deles é um PIC, que vai armazenar o programa (HEX) o segundo é um L293D pra comandar o motor de passo bipolar e o terceiro é um MAX232 história de comunicar PC-Máquina! Acho que é + ou - isso! ;-)

Sobre continuar o projeto, relaxa, dentro de um mês espero postar os primeiros testes! Sendo que semana que vem devo testar o funcionamento do equipamento e dentro de uns 15 dias quero fazer os primeiros testes de resina (Essa parte com a do projetor é que deve demorar um pouco para conseguir resultados com camadas impressas em até 3 - 4 segundos com espessura de no máximo 0.025 mm. 

Espero viver disso futuramente!

Após aprovação da coisa certamente irei projetar um kit o mais em conta possível para poder revender o projeto e claro pretendo deixar uma boa parte Open para os aventureiros!

Abs

HEHE Boa cara, mas vai ficar legal. Uma última dúvida por enquanto, o projeto você tem, comprou ou vai montar um? Se for usar um que já tem ou vai comprar, qual modelo você tem em mente? Eu estou pesquisando sobre montar um em casa, acredito que funciona sim, porém tem algumas pessoas que dizem que não funciona, dai surge a dúvida, se funciona ou não.  

MP não entendi bem sua pergunta...a parte de ter ou comprar e a parte das pessoas dizerem se funciona ou não...

Opa, então eu explico, eu estou falando do projetor. Se você vai comprar ou fazer um. E na parte de fazer, algumas pessoas dizem que não funciona com projetores simples.  

Então... Confirmo que funciona sim com qualquer projetor! Porém existe alguns critérios:

1- distância do projetor até a base de impressão o mais curta possível (adicionando uma lente para a aproximação)

2- tipo de lâmpada usada (escolher uma do tipo UV), claro que pode usar a que se encontra no projetor. O tempo de cura não será o mesmo se não for uma fonte UV porém vai funcionar. A condição ideal de projeção diz que a fonte tem que emitir entre 320 e 450 nm de comprimento de onda (já citei na primeira página).

3- retirar o filtro anti UV do projetor!

Um pouco de história para abrir as mentes!

http://www.wtec.org/loyola/pdf/rp_vi.pdf

http://www.wtec.org/loyola/pdf/rp_vii.pdf

Abs

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço