Ola, estou a algum tempo pesquisando e estou finalmente reunindo coragem para começar a fazer minha impressora 3d, pensei em comprar uma mas como não irei utilizar para ganhar dinheiro ou profissão resolvi fazer uma mesmo pela experiencia. Eu irei precisar da ajuda de vocês apesar de entender um pouco de eletronica ainda sou meio leigo nessa parte, meu lançe é mecanica mesmo. Primeira coisa que pensei em adquirir para não ter como voltar atras é os motores de passo, nas minhas pesquisadas por ai, principalmente no grupo do RepRap vi que eles recomenda um motor com torque de pelo menos 4,1Kgf.cm, achei esse motor no mercado livre, Nema 23, o que vocês acham? Será que serve? Já me tira uma duvida o drive para os motores faz diferença  ou qualquer um que eu comprar serve? Pensei em comprar no aliexpress mais não tenho mais a paciência de ficar esperando para chegar, e alem do mais o dólar esta lá em cima que nem compensa. Bom conforme for andando vou postando minhas duvidas aqui, quero postar o andamento do projeto também, espero contar com a ajuda de vocês. Desde ja agradeço

Exibições: 1544

Responder esta

Respostas a este tópico

Nas postagem da china não consegui encontrar o numero completo do motor, no caso o motor que irei utilizar para controlar os eixos XYZ sera o nema 17 42BYGH (17HS4401), esse também é suportado pelo driver A9844 né?!

Então no caso eu estou usando a Ramps 1.4, e o kit que eu comprei vem com 5 driver A4988, ai eu estou para escolher a extrusora, e achei no aliexpres a MK8 http://pt.aliexpress.com/item/12-24V-Fan-3D-Printer-head-Makerbot-3... , e ela ja vem com esse motor, estava em duvida de o drive ia dar para controlar ela. Alguem aqui ja usou essa extrusora? sera que compensa? ela já vem com o kit motor extrusora e hotend.

Hugo, Não posso ajudar, por falta de conhecimento... mas fico feliz pelo seu entusiasmos !!! Abraços, Bruno. :-)

Opa valeu Bruno!!

Segue a imagem abaixo de como esta ficando projeto da impressora, lembrando que nada ta fixo ainda, quando as peças chegarem irei retirar as medidas novamente para confirmar. Esta pronto o eixo XY que optei por colocar na extrusora, vi uns pessoal na net falando que assim eu ganho um pouco mais de velocidade na imprensam não sei se é verdade mais ta ai, agora irei partir para o eixo Z, que sera na mesa, no qual estou pensando em colocar 2 motores, já que ira sobrar um do kit mesmo. Qualquer critica ou dica estamos ai.

http://www.robotdigg.com/product/361/KFL08+Pillow+Block

Pra vc usar no lugar do seu Y esse rolamento ou esse que eh mais barato ainda:

http://www.robotdigg.com/product/217/Flanged+Ball+Bearing+F688ZZ

a vantagem do primeiro link eh que vc pode usar com perfil de aluminio no futuro

Porque 2 motores no Z, qual calculo que vc fez pra chegar nessa conclusao?
vc nao diz dimensao de nada pra poder dizer algo, peso total etc......mas se vc usar um motor apenas e colocar em cima ele trabalhara menos, afinal de contas vc desce a plataforma
http://www.robotdigg.com/product/29/Nema17+60mm+1.5A+high+torque+st...
motor bom pro Z nesse link de cima, na verdade esse motor eh melhor do que os que vc esta mostrando e pode ser usado em XYZ na extrusora um bom eh esse:

http://www.robotdigg.com/product/103/Nema17+40mm+Stepper+Gearmotor

Eletronica eh o cerebro, investe numa eletronica de qualidade (32bits), poder aquisitivo vc tem (usa Solidworks, eh caro nao?))

Enfim, essa impressora que vc esta pensando tem montada e aperfeicoada na net

P.S no eixo que vai fixar montado a cabeca vc nao precisa de 4 rolamento, 3 pontos formam um plano ou seja basta 3 roalmentos

Outra coisa que esqueci de mencionar eh se for madeira que vc for usar na estrutura,como vc vai fazer essa montagem para encaixar os eixos XY, pelo seu projeto se for de madeira nao rola isso que vc quer, so com injetora pra fazer o molde

Gostei bastante desse primeiro rolamento, da para usar dois deles ao invés da peça impressa, ira me economizar bastante.

Os dois motores no eixo Z não foi feito calculo não, é que eu irei fazer a compra do kit com 5 motores e ira sobrar um, não sei ainda se irei utilizar os 2. As dimensões da área de impressão estão em 400x400x300mm, mais estou pensando em reduzir, vou rodar umas simulações no solid para ver se eu não terei uma viga entortada depois de um tempo.

Esses motor que você mandou estão acima do meu orçamento kkkk.

Sobre o caixa, ira ser de madeira mesmo, não entendi direito a sua pergunta, mas sobre a montagem eu irei utilizar 6 prancha de madeira para fechar, irei colocar o teto e a frente por ultimo, acredito que dará de montar, aonde estão as peças imprensa na parede, terá 3 pedaço de madeiro de 15mm colado para dar de colocar o parafuso e eu não sofre de vibração, mas acredito que irei retirar isso e colocar os 2 rolamento que você mandou o link.

P.S na verdade o dinheiro esta apertado nada de poder aquisitivo kkkkk. Eu tenho o solidworks por que eu trabalho com ele, a empresa adquiriu.

Acho que o rolamento vc precisa de no minimo 4.


Com uma impressora desse tamanho nao acho que rola esses motores e barras.. o Z vc nao diz como vai fazer e imagino que no minimo 2 barras roscadas (melhor fuso) e 2 barras lisas de guia (talvez precise de 4 barra lisas, depende de como vai projetar o suporte da plataforma).

Viga, vc se refere onde vai ficar a cabeca de impressao?

Algo desse tamanho seria melhor usar guia linear, mas com estrutura de madeira nao vejo sentido..
Essas barras que vc comprou ou for comprar, dependendo do fornecedor elas jah tem deflexao, os rolamentos tbm tem um relacao com tudo, barras de qualidade vem dentro de caixa com certificado.

Fazer o calculo tem sites para isso, tem ate aplicativo de celular para isso:
http://engineersedge.com/beam_calc_menu.shtml

Madeira tende a deformar, com uma area desse tamanho e vc aquecer a mesa provavelmente nao ira durar muito sua estrutura, vai ter um equipamento que necessitara de muita manutencao, ajuste.

Vibracao, por isso falei de eletronica de qualidade, tem drivers de 32bits.

http://pt.aliexpress.com/item/New-Leadshine-Digital-Stepper-Motor-D...

amortecedor para o motor:
http://www.robotdigg.com/product/341/Antivibration-Damper-for-Nema1...

pode colocar calco de borracha ou cortica na estrutura tbm

https://www.youtube.com/watch?v=iryj1bJlAd4 video com teste de driver

curso oferecido pelo MIT de mecanica, muito lega a didatica do professor A. Slocum, vale a pena.

Olha projetos com as mesma dimensoes do seu e veja os componentes que usam, se vc tem orcamento apertado entao eh melhor comprar produto de qualidade, sai caro de inicio mas no final vc tem um conjunto melhor, sem dor de cabeca, necessidade de manutencao constante etc

rolamento de qualidade tbm, comprar eh bom

tudo isso vai influenciar na qualidade do que vc produzir com ela, principalemnte no longo prazo, imagina  uma impressao de 48 horas e por falha mecanica vc perder tudo?

vc ira relamnete usar toda essa area de impressao, nao eh mais facil modelar pecas como modulos?

Bom dia André, então andei fazendo uns orçamentos e ira sair muito caro fazer um impressora dessa dimensão por vários motivos, por isso irei reduzir ela para 200x200 e futuramente faço uma outra maior.

Em questão das barras e rolamentos ira ser as únicas coisas que eu não irei economizar, consegui um fornecedor de confiança e qualidade aqui na minha cidade, irei pegar dele. O eixo Z eu estava pensando em fazer com 4 barras lisas e 2 com rosca, mas como irei alterar o projeto não sei direito como irei fazer ainda. A estrutura de madeira eu já estava com receio desde o começo com medo que me daria dor de cabeça, como irei reduzir o projeto irei colocar um cabine em inox mas a estrutura da impressora separada da cabine, irei refazer o projeto do zero. Mais os drive esta muito acima do meu orçamento mesmo, quem sabe na segunda impressora.

Eu tinha assistido os videos desse professor a muito tempo atras, ja tinha até esquecido o nome dele, vou rever de novo por que lembro que o cara era muito bom.

Vou refazer o projeto no próximo final de semana e posto aqui novamente. Se eu não consegui pensar em nada vou acabar fazendo a graber ou a prusa mesmo kkkkkk.

Isso ae, por isso que disse pra vc participar onde trocam ideia sobre impressora, eles podem indicar fornecedores de confianca e qualidade, esse eh um problema em comprar da China sem indicacao alguma, muitas vezes vem porcaria rs.

Eu hoje em dia nao economizo mais, procuro comprar peca de qualidade, no seu caso  economiza no primeiro momento mas com o passar do tempo essa economia vai pesar na forma de trabalho com falha, incompleto e isso tudo tem um custo envolvido, fora tempo perdido pesquisando coisas nada haver com o problema.

Eu tenho amigos que tem impressora, essa Prusa e Graber toda hora eles estao apertando os parafusos...um outro amigo tem uma maior de 300x300 nao sei quanto de altura, mas eu me lembro que quando ele tentou usar toda area de impressao nao conseguiu um resultado legal, as pecas envergaram, ele perdeu material e o tempo dele, depois ele comprou uma mesa de qualidade, uns adesivos para usar como fixacao e resolveu mas nao eh 100% ainda....

Seu projeto acho que eh melhor, vai pesquisando, comprando pecas de qualidade,  que tenha durabilidade.

Minha CNC comecei a comprar as pecas ano passado e vou terminar em janeiro/fevereiro mas equipamento de qualidade, eh montar e e me preocupar em modelar apenas, gastar meu tempo estudando eletronica ao inves de ficar ajustando minha CNC para o proximo trabalho.

Pois é, esse problema do seu amigo é wrap se não me engano, isso acontece geralmente com o ABS, a solução é a mesa aquecida e a impressora fechada igual a minha, por que a temperatura de fora interfere com a temperatura da peça. Fala para ele fechar a impressora com papelão mesmo que já vai ter a solução. 

O maior problema para a impressora grande que eu achei é a mesa aquecida, por que a maior que eu achei no mercado é 215X215, ai no caso você terá que fazer sua própria mesa, e ira perder qualidade. 

Na minha segunda impressora quero fazer ela com a área grande e se eu não achar a mesa aquecida irei utilizar um sistema mais simples e apenas PLA, por que ele só precisa de uma mesa em torno de 60Cº. Eu publiquei algumas duvidas la no grupo RepRap mais até agora eles não provaram meus tópicos.

Eu estou achando que só irei terminar a impressora la para janeiro também, mais o coração fica aqui ansioso para ver ela funcionando kkkkkkk

Ele fechou, colocou aquecimento ambiente, fez um monte de teste com produtos, colas, fitas adesiva etc, a dele eh fechada com acrilico agora

mesa grande voce usa aquecedor de silicone feito sob medida ligado CA 110V usando um rele de estado solido para poder conectar na sua controladora CC12/24V:

http://www.ssr.com.br/o_que_e_rele_eletro.aspx

http://www.ebay.com/itm/25-A-SSR-DA-SOLID-STATE-RELAY-3-32V-DC-24-3...

faz amizade com quem tem que vc ve funcionando kkkk eh bem legal ver funcionando, tem encontro de usuarios de impressora 3D e parece ser bem legal tbm, talvez la vc consiga ate quem imprima as pecas para vc

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço