Olá pessoal, é possível criarmos um IHM universal, sabendo apenas o tipo de protocolo que determinado equipamento usa?

 pergunto porque em minha empresa assumimos a manutenção de certos equipamentos que antes eram da carteira de manutenção de certa empresa fabricante mundial, ésta porêm não vinha correspondendo com as expectativas. os equipamentos são completamente cegos, possuem apenas alguns leds para monitoração, mas não há botões ou nada que possa indicar falhas. todos são compatíveis com o IHM do fabricante, mas este não está num preço acessível. a fabricante vende, mas pode colocar o preço que quiser legalmente.

 se alguem poder me dar uma luz, estou no aguardo.

Exibições: 1832

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite Erick.

IHM Universal e possivel,e comum e muito real hoje.

Uma das IHM mais poderosa em nível de compatibilidade e a IHM ESA tem mais 150 protocolos diferentes.

existem outras que são super flexíveis a marcas de terceiro.

Agora criar uma IHM não e nada fácil mais e possivel eu mesmo já criei  IHM e softwares para programalas.

fiz tambem meu CLP .

Link: https://sites.google.com/site/hmig3escada/Home/clpduino

E possível fazer um software para PC para poder controlar suas maquinas e monitora quando uma IHM der problema pode ligar direto ao Pc para poder trabalhar ate resolver o problema da IHM.

link: https://sites.google.com/site/hmig3escada/

Abraços

Erick, seria interessante você citar as marcas envolvidas. A partir delas sabemos os protocolos de comunicação mais comuns mais utilizados por eles, por exemplo: se for Siemens, provavelmente o protocolo será ethernet, MPI, profibus ou profinet. Se for Rockwell provavelmente será DH+, ethernet, DEVICENET. Cada fabricante usa seu protocolo proprietário, mas também utiliza protocolos de terceiros e protocolos abertos, tal como modbus. O Antônio citou bem o uso da IHM ESA, que comunica com vários protocolos. O Trabalho é desenvolver a interface para cada equipamento, caso eles sejam diferentes. Considere também a possibilidade de se utilizar um supervisório para monitorar as falhas dos equipamentos. Os supervisórios, na maioria dos casos têm drivers para todos os fabricantes. Assim você pode centralizar as informações e facilitar a vida do pessoal da manutenção. 

 alexandre, o nome da empresa fabricante não pode ser falado aqui pois poderia implicar legalmente em prejuízp para mim, por isso não o divulguei antes.

Me desculpe Erick, cite apenas o protocolo então.

 é mano, não tenho a mínina idéia de qual é o protocolo e ainda não consegui um laptop pra usar um sniffer.

acho que vai babar.

Boa noite Erick, posso ajudá-lo com algumas dicas.

É fato que todo CLP que se prese possui a possibilidade de se conectar à um dispositivo sem protocolo definido, ou seja, trabalhar em ASCII.

A parte ruim é que será necessário desenvolver um protocolo baseado em ASCII para a IHM no microprocessador, como um gatewa,caso você saiba como acessar a porta serial (a mais fácil para se trabalhar nessas condições).

Na pior das piores hipóteses, é possível ainda utilizar os I/Os como pinos para a troca de informações, tosco, mas funciona e só são necessários 4 bits de entrada e 4 de saída.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço