Boa pra nós.

Tenho que comunicar um nodemcu,mestre, com dois attyni85, escravos, via protocolo i2c. Devo fazer algo já que os attynis São 5v e o nodemcu é 3.3v?

Exibições: 817

Responder esta

Respostas a este tópico

olá José. Muito interessante esse pdf que você anexou, vou dar uma estudada.

Bom dia RH!

Aqui tem o esquema de ligação: http://www.esp8266.com/viewtopic.php?f=32&t=7524

Veja nas respostas que está sendo sugerida uma correção relativa à ligação do GND.

Olá, o link que você postou é perfeito para minha dúvida. Eu havia pensado em alimentar os attiny com 3.3v mas não sabia se esta era a forma correta.

Bom eu alimentando ele com 3.3v me surge uma outra duvida. Eu vou usar um sensor em uma de suas portas analógica que varia de 0 á 5v. terei problemas com a medição?

Acho que não terá problemas pois, pelo que me lembre, o Attiny trabalha na faixa de 2 a 5V.

ok, achei que alimentando ele 3.3v eu perderia a referencia 5v, nada a ver neh?

Na verdade sua preocupação está correta, pois se o componente for alimentado com tensão abaixo da esperado, ele não vai funcionar corretamente.

Porém, pelas especificações, essa tensão está dentro da faixa de operação.

A melhor forma é realizar testes usando o sensor direto no NODEMCU e depois no Atttiny e comparar os resultados

Legal. Vou fazer os testes entre hoje e amanha e depois posto aqui os resultados.

Vai usar um sensor na  porta analógica do ESP82266 ou do Atiny85 (3,3V)  ?

Se for no ATtiny85(3,3V)  a tensão de entrada deverá variar entre 0 e 3,3V e se for no ESP8266 poderá variar entre 0 e 1 V apenas. 

Gustavo, boa tarde!

Você está certo quanto ao ESP8266, mas no caso do RH, ele está usando o NODEMCU cuja porta analógica varia de 0 a 3.2V

http://www.thalin.se/2015/05/using-adc-on-nodemcu-esp8266.html

Tem razão . Você já tinha comentado isso.

Mas muito cuidado para não exceder os 3,3V na entrada ADC. 

Senão já era um ESP8266...O circuito parece não ter proteção.

Eu não sabia que o nodeMCU tinha essa resolução de tensão na porta analógica(A0). Apesar que meus testes práticos não mostraram bem isso.

O sensor variava de 0 á 3.3v(na verdade  a saida do sensor depende da entrada). Coloquei um divisor de tensão para baixar essa tensão para 1v. Sem carga meu sensor manda nivel alto e conforme sobe a corrente vai baixando a tensão. Como eu não tinha nada ligado no sensor ainda ele estava em nível lógico alto, ou seja 1v por conta do divisor de tensão.

Mandei imprimir o analogRead(A0) na serial e o valor que eu tinha era 1020. Se a resolução da porta fosse de até 3.3v esse valor no anaogRead(A0) teria que ser mais o menos um terço dos 1024 já que meu divisor manda 1v.O que vocês acham??? Andei lendo em um site gringo ai que a porta A0 suporta uma tensão de até 3.3v porem ela chega em seus 10 bits com 1v, ou seja, 1v=1024, 2v=1024, 3.3v=1024.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço