Eae galera, tranquilo?

Seguinte, eu e meu grupo mudamos nosso TCC e estamos pensando em criar um hidrômetro digital com o Arduino, mas estou meio perdido e preciso da ajuda de vocês.

Hidrômetro, pra quem não sabe, é aquele "Relógio de Água" que temos nas entradas das casas.

Preciso saber:

Como "contar os litros" de água? Pensei em um sensor de fluxo Link Removido por Violação dos Termos de Serviço, mas pelo o que eu li ele só informa quanto de água está passando no momento, através da rotação de um motorzinho do sensor. Existe como eu usar essa informação de rotação para calcular o quanto passa por tempo?

E também gostaria de saber:
Como faço para que o Arduino guarde essa informação em uma memória acessível externamente? Porque o plano é fazer com que essa informação seja recolhida por outro aparelho.

E quanto a esse outro aparelho, estava pensando em usar o PIC16F628A, mas isso venho comentar no futuro.

Por enquanto é isso, obrigado gente!!

Pedro Fabri

Exibições: 3388

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara é complicado mais a grosso modo, você pode assemelhar seu hidrometro digital ao analógico.

No analógico tem uma pá dentro. A razão do diâmetro da tubulação interna do medidor e de um giro da pá é a vazão do fluido no momento.

No caso vc teria que fazer experiencia pra saber a vazão por giro da pá, ligar um conta-giro no pá e programar um dispositivo pra fazer a leitura.

Parece simples mais não é, tem a questão do ar girar as pás e contar como fluxo de fluido.

Sei que não ajudei muito mais espero ter ajudado um pouco.

Qq coisa me manda um email, que te explico melhor ok.

poulmiler@hotmail.com

Bom dia, eu hoje em dia trabalho com equipamentos de medição, e sei que no seu caso, o mais simples seria a confecçao de algo simples, o grande lance do medidor, é a confiabilidade, se você sabe o cálculo necessario para fazer a mediçao do seu medidor, beleza, mas trabalhando nessa empresa, conheci um equipamento, que vem a ser um dos melhores a nivel de mediçao e confiabilidade, que são os sensores coriólis, são caros demais para voce comprar um, talvez seja interessante, a nivel de experimento  vc consrtuir um caseiro e quem sabe aperfeiçoar, e quem sabe venha a se tornar no futuro mais uma fabrica nacional de medidores de vazão coriólis, tem um video no youtbe bem explicativo de como funciona, mas s prepara, pois leva muita matematica e conhecimento.

segue o link:

http://www.youtube.com/watch?v=7dp8PO-_BdA

Muito interessante esse medidor, porém complicado demais para criar um só para um TCC... =/

Obrigado mesmo assim!

Pessoal, obrigado pelas respostas, muito interessante mesmo! Inclusive o coriólis me assustou! hahah

Enfim, minha idéia era usar o sinal que eu recebo daquele sensor de fluxo para calcular o quanto passou durante um certo tempo e registrar isso na memória, mas o datasheet do sensor é uma porcaria!!

Se alguém tiver uma ideia razoável de como usar esse sensor, me avise!

Não pude colocar o link aqui, pois se tratava de uma loja...

A menos que voce deseje -realmente- desenvolver informo que existe no mercado esse produto pronto. É utilizado em condomínios mais novos onde cada residência/apartamento possui seu próprio hidrometro. Os dados são coletados automáticamente e enviados ao administrador do condomínio (síndico) via rede local.

Nunca trabalhei com esses equipamentos é só um comentário que pode ser útil.

Pode deixar cara, muito obrigado... O grupo teve outra ideia mais interessante!
Obrigado mesmo a ajuda!

Concluiram o trabalho?

Negativo cara... Acabei tendo outras ideias que substituíram essa!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço