Pessoal,

estou fazendo uma placa para usar na automação da minha casa. Gostaria da ajuda de vocês, pensei em fazer um hardware aberto que poderia ser usado em vários projetos.

Sempre vejo aqui no forum o pessoal querendo automatizar casa, horta, etc... Essa placa poderia ser a base desses projetos, podemos mandar fazer a placa e dividir custos. Teria também um software base, e a partir dele cada um iria customizando para suas necessidades.

http://placabotura.blogspot.com.br/

Exibições: 448

Responder esta

Respostas a este tópico

Nãe sei se pra você faz tanta diferença quanto pra mim, mas em todas as placas desse estilo que vi no mercado sempre senti falta de senssores, quando idealizei meu projeto de automação minha ideia sempre foi que "a casa" me avisasse das coisas que eu esquecia de fazer, por exemplo: tenho uma janela no meu quarto que quando chove existe o risco de molhar dentro de casa, então programei meu arduino pra me avisar caso a umidade do ar chegue a níveis acima de 90%, me lembrando de fechar a janela.. Isso é uma coisa que ainda esta em falta no mercado  

essa questão do "arduino te avisar" eu superei de duas maneiras: se o projeto tem acesso a internet, banco de dados, php e coisas do gênero, basta programar teu servidor pra rodar um script de tempo em tempo pra procurar por eventos. Por exemplo, na minha estaçãozinha meteorológica que envia dados capturados pra um servidor na internet, eu configurei o servidor pra rodar um script que detectasse mudanças bruscas de pressão atmosférica. Detectada tal mudança brusca de pressão atmosférica, o script dispara um email avisando sobre a possibilidade de chuva nos próximos minutos (ainda estou em fase de ajustes da melhor fórmula pra detectar variação de pressão no tempo, mas a questão de disparar o aviso propriamente dito é simples, bastando usar uma condição do tipo "se ocorrer tal evento, dispare um email")

Já quando não há possibilidade do arduino ter acesso a internet, uso muito o GSM shield pra disparar torpedos SMS pra mim, assim como receber comandos via torpedo SMS enviados do meu celular.

Gostei demais desse projeto do Matheus. Pena que não tenho conhecimento sobre construção desse tipo de projeto, escolha de componentes eletrônicos. Mas vou acompanhar de perto o desenvolvimento do projeto com muito gosto.

Oi MBP, boa noite,

achei bem interessante a sua ideia de uma placa de "I/O".

Eu vi seu log e pensei que talvez pudesse utilizar a ideia de um backbone para 

ir colocando placas adicionais. (similar aos buses ISA e PCI dos PCs).

Este backbone seria a extensão dos pinos do arduino, onde você plugaria placas com 

os módulos para cada aplicação.

Rui

Belo trabalho. Parabéns. :)

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço