Galera, acabei de receber uma notificação de um Blog que eu acompanho, e vi que o Fabricante AI-Thinker ( um dos fabricantes do ESP8266)  lançou esse módulo GSM GPRS A6 super barato. 

Vi que existe o modelo A7 também. Será que funciona no Brasil ? Será que esta homologado aqui ?

Alguém conhece? Já usou ? 

Blog que eu acompanho:

https://alselectro.wordpress.com/2016/09/14/gsm-a6-with-arduino-mak...

Mais informações sobre o Módulo A6:

http://www.electrodragon.com/w/GSM_GPRS_A6_Module

http://www.myelectronicslab.com/tutorial/a6-gsm-gprs-module-from-ai...

http://www.electrodragon.com/product/gsm-grmgprs-a6-module/

http://www.electrodragon.com/product-category/network-modules/gsm/

Exibições: 8965

Responder esta

Respostas a este tópico

Excelente contribuição Paulo! 

Muito obrigado pelas dicas. 

Mas fiquei em dúvida. 

Consultei os IMEIs dos dois módulos que estão nas fotos do  topico. 

Um apareceu com restrição e o outro não. 

Bom dia a todos e Feliz 2019!

Murta, grato pelo retorno, mas seguem algumas considerações a respeito: acredito que isso pode estar relacionado ao IMEI já ter entrado alguma vez na rede das operadoras Brasileiras.

Pelo que li, por várias razões, por exemplo, os furtos de aparelhos, no Brasil existe uma Base de Dados central de IMEIS gerida pela ANATEL que as operadoras acessam para validar os dispositivos que entram em suas redes.

Considerando a minha experiência com o módulo A7, que por um curto tempo funcionou, me parece que as Operadoras acessam o Banco de Dados da ANATEL, no caso de novos IMEIS (não existentes nesse BD), os liberam no primeiro acesso, enquanto isso a ANATEL os buscam nos Organismos internacionais de certificações para valida-los, estando OK fica um registro liberando, caso contrario um registro informando restrições que serão aplicadas no próximo acesso.

Levando em conta que a legislação de bloqueio de aparelhos, já esta em processo de aplicação, me parece que a garantia de não existirem problemas é usar módulos homologados na ANATEL, inclusive para quem esta desenvolvendo um protótipo com a intenção de torna-lo um produto comercial, pois sem a homologação dos componentes a homologação do produto final fica mais complexa e difícil.

Outra coisa é a procedência dos equipamentos. Vi relatos de pessoas que compraram aparelhos novas em lojas, mas que se tratavam de peças de lotes de cargas furtadas no transporte. No meu caso comprei o módulo A7 na Amazon dos EUA o que elimina (ou reduz muito...) essa possibilidade.

abs,

Paulo

Muito obrigado Paulo. 

Feliz ano novo! 

Pessoal, comprei o A6 Mini Iot - ga6. Link:

Link do ML

Consultando o site informado pelo Paulo Sérgio consta como "Até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso". Sendo assim está tudo OK, certo?

Em tempo, já que parece estar tudo certo, alguém tem indicação de chip/operadora para utilizar? Estava pensando em utilizar a vivo com o plano Vivo Easy, alguém com alguma experiência? 
Obrigado.

Bom dia Augusto, 

Informe-nos por favor, se tiver algum problema no uso do seu A6.

Obrigado. 

Fato interessante que percebí é que os módulos operam com meus simcards pos-pagos, mas não com simcards pre-pagos, mesmo com créditos. Será que existe alguma restrição quanto ao tipo de equipamento, detectado pela operadora na hora da conexão? Abraços

Pessoal, alguem ai pode me dizer se da certo usar uma daquelas antenas de roteador nesses modulos a6/a6 mini.

É meio besta minha dúvida, mas não tenho certeza se pode ou não interferir por as antenas serem 2.4 e o mudulo operar 0.85-1.9 ghz

Boa noite,

A construção das antenas esta diretamente relacionada com a frequência da portadora. 

Se usar uma antena diferente não terá a performance ideal para o seu dispositivo. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço