Olá,

Será que existe uma forma de localizar um ponto em uma casa usando o Arduino?

Seria uma casa e 10Mx10M com vários cômodos. Gostaria de localizar em qual cômodo uma pessoa está.

Obrigado.

Exibições: 5500

Responder esta

Respostas a este tópico

Deve-se criar uma formula básica de relação sinal/distancia (RSSI) e se possível ,incluir variáveis de multicaminhos (multipath)
e atenuações por obstaculos.Com esse "Resultado",teremos a distancia entre o OBJETO e os receptores quaisquer.


Sabemos teoricamente que o objeto se encontra exatamente na intercessão dos 3 Circulos que representam as distancias referentes aos receptores.
Com uso de apenas 2 receptores,o OBJETO poderia se situar em qualquer ponto das duas intercessões de 2 circulos.O 3 receptor resolve esse problema.
Se os 3 receptores estiverem em planos diferentes,será possivel traquear em 3D.Se estiver em mesmo plano,apenas 2 D.
Deve se criar um plano cartesiano virtual e dispor os receptores medindo suas distancias e angulos.
Use o sinal de distancia como Cateto Oposto e aplique a lei dos Senos e faça assim em dois angulos simultaneamente.Caso seja verdadeiro para ambos,
(Relação dos catetos opostos com seus Senos,então esta é a posição do objeto em relação aos receptores considerados).

Almir,

Achei interessante esta abordagem. 

Entendo que as distâncias podem ser obtidas através da intensidade dos sinais, mas como obter os valores dos ângulos? Seria através do deslocamento do objeto?

Se você puder indicar uma referência bibliográfica sobre estes cálculos eu agradeço.

Almir,

Desculpe, pelas perguntas anteriores. 

Já entendi como obter os ângulos.

A sua explicação no desenho (no texto em letras pequenas) já responde tudo.

Obrigado. 

Wagner , no caso do seu projeto ser dentro de uma casa, eu colocaria quatro receptores de sinal.

Um em cada extremidade da casa

Acho que melhoria a precisão na localização..

A vantagem do uso do WIFI, é que o próprio roteador já mede o sinal transmitido!

Se eu entendi a proposta seria, por exemplo, colocar 4 Raspberry PI com dongle wifi nos cantos da casa como receptores.

Como transmissor eu poderia usar um mini roteador (TL-WR702N - TP-Link) configurado para repetir o sinal do meu roteador fixo, pois o emissor terá que ser móvel, pois o "objeto" a ser localizado pode estar em movimento.

Poderia usar a mesma rede wifi para mandar os valores obtidos e o ID do "objeto" para um dos Raspberry que faria os cálculos.

Elevaria o custo, mas seria mais fácil a montagem do hardware e software.

Eu tinha pensado em quatro ou três roteadores wireless - um em cada canto.

Todos conectados entre si. E somente um Raspberry Pi com um WIFI usb dongle.

Será que daria certo?

Acredito que sim.

Imagine se pudesse utilizar os sinais dos roteadores dos meus vizinhos. Já detectei uma meia duzia deles com sinal até que bom.

É só deduzir a distância destes através de medições e cálculos.

Alias, existe algum software para Raspberry que indique a intensidade de sinal wifi com boa precisão, digamos que permita uma precisão de meio metro? 

Achei um software chamado OpenSignal. Tem mapa de antenas de rede móvel e routers wifi, intensidade do sinal, bússola indicando a direção do sinal, mas é para android e o código não é aberto.

uai, é só uzar sensores de presença, simples, liga com um sistema e é so acessar o sistema q vai saber onde o sensor ta ativado

Concordo e já havia pensando neles. 

É que eu preciso localização em uns 7 cômodos, ai são 7 sensores e muitos fios.

Outro requisito é que eu preciso saber quem entrou em qual cômodo, e o sensor de presença só sinaliza qual cômodo e não quem.

Estou fazendo projeto semelhante usando linha de visada .Mas também estou estudando de como usar isso em um pequeno radar.Ja tenho lista de componentes e fornecedores ,alem das fórmulas que desenvolvi.
Caso haja alguma empresa interessada neste projeto,contate-me.

Por acaso tenho um destes módulos Bluetooth da Spakfun.

Vou testar.

Valeu!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço