Gostaria de algumas dicas para produzir minhas placas caseiras

Pessoa gostaria de compilar aqui uma serie de dicas para produção de placas caseiras gostaria de contar com o apoio de todos.

Ultima mente tenho tentando fazer o processo da termotansferência utilizando papel de revista (foi o que achei mais eficaz ate o momento), para este processo vai algumas ficas:

  • Utilize um pano de algodão, evita que o toner borre
  • Deixe esfriar
  • Para retirar o papel mergulhe rapidamente em um conteudo de agua
  • Não se importe se o papel rasgar, pode retirar o papel com agua + detergente + escova de dente
  • Lembre-se o toner é sensivel

Agora estou tentando achar uma relação largura de trilha e isolamento para conseguir ter mais sucesso, ainda. Ainda não consegui nada funcional mais acredito que com a experiencia dos garageiros acho que podemos chegar lá

Vai uma copia do circuito que estou tentando transferir.

Exibições: 7420

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Rodrigo,

Muito bom, mas se me permite uma dica:

Ao invés de aplicar o verniz da máscara de solda por centrifugação, tente usar uma tela de silk screen virgem , assim evita-se que o verniz escorra pela placa deixando as marcas dos raios vistos na foto.

A centrifuga serve muito bem para espalhar a tinta ácido resistente, mas para a máscara de solda ela tende a deixa visível estas marcas de escorrimento e a camada não fica uniforme. A tela de silk deixa o acabamento impecável, no vídeo abaixo mostra esta técnica (a partir de 6'00").

Outro detalhe muito importante é a secagem (cura) do verniz após, os melhores resultados são obtidos em estufa, eu uso um mini forno modificado com termostato para controlar a temperatura em 60°C - 65°C, o secador de cabelo não dá um bom acabamento para o verniz.

Continue assim, que logo vai chegar a um acabamento profissional em todas as suas placas.

Abraço.

Wiechert bom dia

Rapaz,, onde vc conseguiu o peroxido de hidrogenio (é isso????) nao consigo encontrar na minha cidade (Sao jose dos campos). E nem tenho idéia de onde achar em Sampa por exemplo.

Abraçao

Sérgio Sgarbi

Peróxido de hidrogênio=água oxigenada.

Sérgio, vc conhece o Hacker Clube de São José dos Campos? http://sjchackerclube.com.br/

Ola Mauro

Nao conheço, mas ja vi (pode????)

Qaunto a agua oxigenada comercialmente vendida nao seria mais "fraca"? me parece uns 20% só, dá pra usar mesmo assim?

Grato

Sérgio Sgarbi

Sérgio,

Vou antecipar a indicação do Wiechert. ;-)

Eu levei um tempo também para achar esses componentes pra corrosão.

No início, procurava em farmácias de manipulação e como são produtos controlados, tinha muito problema em compra-los.

Até que um conhecido falou pra tentar nessas empresas que vendem produtos de limpeza.

Geralmente elas tem um químico responsavel com permissão para lidar com eles.

Foi na mosca. A duas quadras de casa não só achei o peróxido, como também o clorídrico a 45%

Pois é Alexandre,

Procurei por aqui mas nada... os possíveis lugares de encontrar disseram que é produto químico de manuseio perigoso e por isso não trabalham.

Tenho corroído minhas placas com percloreto, mas demora e é um processo sujo (se não tomar cuidado é claro) mas tenho obtido resultados razoáveis, como este acima por exemplo

Pessoal

Lembrei-me agora de uma coisinha que pode ser útil, fiz uns testes com uma tinta de serigrafia e funcionou bem, as diferenças básicas estão no tipo de luz utilizada (lâmpada halogena de 500W) e no fato da tinta necessitar de um catalisador, que é misturado no instante do uso, no mais é tudo igual, pintura, centrifuga, exposição a luz, tudo. O lado bom dessa tinta é o preço, pote de 500 gramas mais catalisador R$ 9,00, se comparado com um pote de tinta UV fica bem interessante.

Sérgio,

Eu prefiro usar o cloreto férrico, que na minha opinião tem vantagens sobre o peróxido:

Posso reutilizar a solução, e quando ela estiver saturada posso recupera-la facilmente.

Quanto ao tempo de corrosão, montei um "aquário" onde as placas ficam na vertical e montei uma resistência para aquecimento, juntamente com uma bomba de ar que agita a solução.

Com essas medidas, o tempo de corrosão caiu de 20 minutos para menos de 5 minutos.

A desvantagem do cloreto é que ele manca as roupas e pele, enquanto o peróxido+ácido muriático fura...

Bem, essa é apenas a minha opinião que se baseou em minhas experiências, nada contra os colegas que tem opiniões e métodos diversos.

Abraço.

Wiechert

Sim, você tem razão quanto ao pós uso do percloreto, e com esse "aquário" deve ficar mais rápido sim, estou pra montar um já faz algum tempo, mas cadê tempo? vc falou quanto a recuperação do cloreto, seria aquele esquema de deixar ao ar livre? Ou tem algo mais?

Você falou ainda em bomba de ar, pensei naquela bomba de recirculação também de aquário, já usou, será que aguenta?

Razoável?

isso ficou perfeito! Que maravilha. Eu to com dificuldade de soldar esses componentes menores. Acho que minha técnica de solda ta fraca. Tem como alterar o tamanho deles, não tem?

Você já sabe fazer placa de duas faces? Como você faz as vias? aquelas que ligam um lado ao outro.

Obrigado pela dica, irei procurar uma tela de silk aqui na minha cidade o problema que vc relatou realmente acontece mais não me incomodou, mas para um resultado profissional isto teria que ser resolvido.

Utilizei o método de Transferência Térmica para confeccionar esta placa com um microcontrolador SMD , foi só para uma base de testes com papel de revista mesmo , percebi e fiz anotações em relação à diferença na qualidade final do projeto e os tipos de papeis e o tempo de exposição ao ferro quente , o resultado final superou as minhas expectativas , segue a foto da placa que confeccionei somente para testes , possui a conexão para o PIC18F4550.

Essas falhas são da oxidação da placa que não consegui remover ja que a placa ja estava deteriorada , foi só para testes memso.

Estou projetando uma placa de desenvolvimento em PIC e logo logo posto um pequeno tutorial de confecção e soldagem dos componentes da placa .
Não tenho nenhum problema com a transferencia térmica e acho interessante os outros processos, mas ainda prefiro a termo , hehe.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço