Gostaria de algumas dicas para produzir minhas placas caseiras

Pessoa gostaria de compilar aqui uma serie de dicas para produção de placas caseiras gostaria de contar com o apoio de todos.

Ultima mente tenho tentando fazer o processo da termotansferência utilizando papel de revista (foi o que achei mais eficaz ate o momento), para este processo vai algumas ficas:

  • Utilize um pano de algodão, evita que o toner borre
  • Deixe esfriar
  • Para retirar o papel mergulhe rapidamente em um conteudo de agua
  • Não se importe se o papel rasgar, pode retirar o papel com agua + detergente + escova de dente
  • Lembre-se o toner é sensivel

Agora estou tentando achar uma relação largura de trilha e isolamento para conseguir ter mais sucesso, ainda. Ainda não consegui nada funcional mais acredito que com a experiencia dos garageiros acho que podemos chegar lá

Vai uma copia do circuito que estou tentando transferir.

Exibições: 7416

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia Luís Bulek,

Também me interessei pelo fastPCB vendido pela CI Fácil, mas optei pela tinta importada por conta dos valores.

Como moro longe de tudo, interior do Ceará, tudo fica mais caro por causa do frete. O fastpcb custa uns R$35,00, mas tenho que pagar mais R$20,00 só de frete. Seria R$55,00 por 60g, com essa que estou usando pago R$15,00 por 100g ja com frete.

Rodrigo,
Essa fresadora eu montei em 2007 e tudo, exceto o driver, o alumínio e as guias com rolamentos, foi com peças de sucata.
Na época não passou de 800 reais.

Um motivo que não comentei e me faz preferir usar a cnc é a facilidade de numa tacada só usinar as trilhas, furar e cortar a placa.
Quem já usou os outros métodos sabe o quanto é chato e demorado furar manualmente as placas. Mesmo com uma furadeira de bancada.

Essa plaquinha que mostrei levou 5 min. pra usinar, 6 pra furar (usei brocas de 0,6 0,8 1,0 1,3mm) e mais 1 min. pra cortar.
Mais 5 pra passar uma palha de aço e secar o verniz e já pode soldar os componentes.
É o processo caseiro mais rápido para fazer todos os passos da pci.
E também uso a cnc para usinar as caixas (Patola, madeira, alumínio, etc.) que vou usar.

Leonardo,
Já pensou em fazer uma centrífuga?
Fazer uma de um HD velho não é difícil.

Abraços

Opa, blz Alexandre?

Gostei da ideia da fresadora. Muito bom mesmo.

Quanto a centrifuga, eu ja faço, mas com uma dremel e cola-quente. Quando uso o rolo é para ser mais rápido, mas a camada de tinta fica muito mais uniforme quando espalhada com a dremel, além do visual ficar mais bonito.

vlw

Usar a dremel também é muito boa. Assim consegue um controle de velocidade.

É isso aí! A imaginação e inspiração são nossas melhores ferramentas. ;-)

Abs

Pessoal estou evoluindo

Anexos

Rodrigo.

Que tinta vermelha é essa?

Onde a conseguiu?

Quanto custou?

Como vc. fez para "passa-la" na placa?

Obrigado.

Neste site:

LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR OS TERMOS DE USO

Espalhei a tinta com palito de picolé depois prendi no centro de um disco rígido e coloquei para rodar, apos isto tem um processo de cura para tinta feito em um forno a 180C por 15min

Pretendo fazer um tutorial complete, postarei aqui neste tópico o resultado de tudo isto.

Olá Rodrigo,

180°C é muito quente, principalmente se for uma placa de fenolite.

A recomendação do fabricante e de todos com quem tive contato e que trabalham com a mascara de solda é que após a aplicação o verniz seja pré curado em estufa a 60-70°C por 30 minutos e após a revelação uma cura final por mais 30 minutos a 80°C para placas de fenolite e  no máximo 100°C em placas de fibra.

Se a temperatura for ultrapassada por muito tempo, poderá ocorrer o escurecimento e a carbonização da placa, reduzindo as características elétricas e físicas da mesma.

Abraço.

Mas esta tinta precisa passar por um processo de revelação tambem?

Senão, como fazer para ficar os "buracos" das ilhas?

Sim, é um verniz fotosensível UV.

O vídeo abaixo mostra o processo de gravação e revelação das ilhas.

Aquele "líquido" que tira a tinta depois de exposta a luz, é o que?

Tem nome?

Vende no mesmo local?

Quanto custa?

Obrigado por enquanto.

É uma solução de carbonato de sódio a 2% (barrilha leve), encontrada em lojas de material para piscinas.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço