Gerenciamento de consumo doméstico de energia - Sugestão

Ha muito tempo penso em monitorar o consumo elétrico de minha casa 24 horas por dia, para ver gargalos e também provável sobrecarga de fases visto que tenho fornecimento trifásico.

Antes de conhecer o Arduino, uma das dificuldades seria fazer o sensor de corrente, algo tipo Alicate-Amperímetro e sua interface com o circuito eletrônico.

Após tomar conhecimento do Arduino recoloquei na prateleira a idéia, ainda com a pendência do "sensor de corrente" a ser resolvida.

Mantendo contato com o garagista Ricardo Amato sobre outro assunto ele sugeriu utilizar em seu projeto este sensor --> http://www.crmagnetics.com/Products/MB-18-P85.aspx

Esta semana, necessitando substituir a placa de comando de meu split tomei conhecimento através de meu irmão, que é técnico, que na placa queimada tinha um desses sensores de corrente, o que me leva a crer que não deverá ser difícil de obtê-los de alguma outra placa queimada em alguma assistência técnica, até mesmo de graça, quem sabe.

No momento não posso levar o projeto adiante, mas fica aqui a sugestão para que possamos fazer algo semelhante ao "Kill-a-Watt" (http://www.thinkgeek.com/product/7657/?pfm=Search&t=kill%20a%20...) excelente e prático medidor de consumo para uso doméstico. Com ele se pode por exemplo, saber exatamente quanto gasta efetivamente sua geladeira por hora, dia ou mês. O aparelho é bem sensível. Se ligar sua TV nele e aumentar e diminuir o brilho verá na hora o consumo de energia mostrado oscilando.

Tenho um desses e funciona excelentemente bem, mas tem limite de corrente de apenas 1500VA, insuficiente para meu propósito. 

Abraço a todos,

Lauro Becker

Exibições: 13538

Responder esta

Respostas a este tópico

OK. Valeu pela informação. Me foi útil e será também aos demais garagistas. Obrigado.

Excelente idéia. Vou surrupiar um carretel da máquina da patroa.....

Olá Lauro e Sérgio

Eu em particular vejo que o princípio fisico é valido, porém será necessária uma amplificação razoavel para se ter uma amostra de tensão proporcional a corrente que esta fluindo pelo fio e que atravessa o carretel, O metódo mais utilizado para medir baixas (<10A) correntes em AC

é captar o campo magnético através de um toroíde que concentra o campo magnético em seu interior quanto maior a permeabilidade do material melhor o toroide para ser utilizado como sensor. A idéia básica é esta (Nova Eletronica_Set. 1979)

Mais detalhes aqui

Outro fato que é necessário levar em consideração é o de que a corrente consumida deve ser medida em valor RMS, afim de que o consumo possa ser comparado com o da companhia de distibuição de energia elétrica.

Abços

Olá Sérgio

Sim, vc esta certo o no. de espiras pode ser aumentado tanto no primario, como no secundário, o fio condutor pode ser enrolado em volta do nucleo  ou passagem do carretel mais de uma vez, tudo dependera do diametro do fio condutor.

O tratamento é indispensável, se for entrar com a informação em um conversor A/D do Arduíno por exemplo o nivel de tensão tera de ser de  0-4  VDC,

Não é mesmo !

Abços

Joe, Nova Eletrônica?! Cara, q saudades do meu NEZ8000 onde copiávamos os cartuchos de Atari. Dos artigos do Claudi Cesar Dias Batista.

Acredita que eu ainda tenho desde a número 1? 1977... eletrônica lascada... rsrs

Abs.

 

Olá Renato

 

Pois é , bons tempos aqueles do Mutantes...Rita Lee, e patota

Do do auge dos projetistas de circuitos eletrônicos e caixas acústicas,  hoje espécie em estinção aqui do lado de baixo do equador.

Tenho alguns no.s tb. As boas idéias nunca morrem, não são modismos.

 

abços

 

Um sensor de efeito "Hall" também poderia ser usado ? Parece que sim.

http://scienceshareware.com/how-to-measure-AC-DC-current-with-a-hal...

Inicialmente achei que fosse algo tipo "reed switch", mas parece que ele na realidade é mais do que uma -chave-, sendo capaz de mensurar a intensidade do campo magnético. Vi alguns projetos além desse para medir corrente com ele usando essa capacidade. No link acima tem uma tabela onde demonstra que a tensão de saida dele é variavel conforme a corrente que é, digamos, induzida nele pelo campo magnético, e feito os devidos cálculos, chega-se a corrente em medição..

Agradeço pela oferta, mas não vai ser necessário. Meu irmão é tecnico e já tem o numero de sensores que eu precisaria. Mas antes de usar já estou pensando em estudar mais os sensores de efeito Hall que perecem também suprir minhas necessidades. Muito obrigado pela gentileza e atenção. Um abraço.

esse projeto parece fazer todo este monitoramento de energia e é free:

http://openenergymonitor.org/emon/modules/emonglcd/buildguide13"

aqui o inicio do site:

http://openenergymonitor.org/emon/

 Responder até Lauro Ernani Becker Junior 27 minutos atrásExcluir

É exatamente o que eu procurava. Valeu pela dica amigo. Acho que nem vou perder tempo construindo pois o preço do kit é bem acessivel. Estou fazendo contato com o fornecedor na Inglaterra. Muito obrigado. Será muito útil aos demais garagistas tambem, acredito.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço