Gostaria de saber se alguem aqui do fórum já fez uma fonte chaveada do tipo abaixadora de 30V para 12V aguentando 5A e com uma boa eficiência? utilizando o tl494

Exibições: 3876

Responder esta

Respostas a este tópico

Algumas fontes ATX de PC usam o TL494.
Creio que possa aproveitar alguns componentes de uma fonte descartada.

O quer dizer com eficiência baixa?
Conseguiu obter a tensão de 12V ? E a corrente não chegou nos 5 A ?

Sim, mas vendo outros esquemas acho que enriquece e principalmente quando quem tem experiencia comenta, faz uma critica construtiva, gosto de ler os comentarios, aprendo muito. gosto de ler quando falam de experiencias pessoais, historia por tras do desenvolvimento das coisas, acho bacana.

Oi AJ, bom dia.
Eu uso uma fonte aproveitada de um router linksys velho.


Ela usa este CI: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/tps54331.pdf


Fornece até 3A, mas se você colocar na saída dele um transistor, ela pode fornecer uma corrente maior.
A entrada suporta  até 28V.


O esquema da minha fonte é igual a este que está abaixo.

A minha fonte é para 3.3V, mas R5 e R6 que determinam a voltagem de saída.

Rui

Fiz esse esquema mostrado pela imagem, mas o meu problema é que, independentemente colocando carga ou não o vgs do mosfet não passa de e 3V, não tendo tensão suficiente para acionar o mosfet e assim não funcionando esse projeto.

Airton, seu circuito Frankstein parece estar incorreto. 

Comparando o circuito do exemplo do datasheet, os pinos 9 e 10 estavam ligados ao terra, e o pino 11 (open coletor|) estava ligado em um circuito darlington. 

Informe o circuito original .

O circuito do tl é somente um variador pwm de 0% até 99%. Os pinos 9 e 10 não estão conectados ao gnd pois não quero chavear GND e sim VCC.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço