opa, minha duvida da vez é a seguinte:

Modifiquei o servo pra ficar continuo, ta funcionando certinho na usb com esse codigo:

#include <Servo.h>

Servo myservo;

void setup()
{
myservo.attach(9);
}

void loop()
{
myservo.write(1500);//fica parado

delay(4000);

myservo.write(2500); //gira

delay(4000);
}

o problema é que quando ligo uma fonte externa, ele nao funciona certinho...

primeiro liguei uma fonte de 6vdc- 300ma diretamente no plug do arduino, depois coloquei as 4 pilas de 1,5 em serie e liguei no plug tbm nao deu. pensei em usar aquele vin da plaquinha mas na internet nao achei algo que me explicasse direitinho pois sou bem leigo nisso.

se alguem puder dar uma explicação legal de como fazer isso certinho fico grato

valeu

Exibições: 10187

Responder esta

Respostas a este tópico

Use o pino VIN apenas se for usar 5V ou menos, para usar o conector jack de força ( não lembro o nome certo agora) a tensão recomendada é de 7 a 12V, ou plugue o cabo usb em um carregador de parede USB.

Olá,

O pino VIN e o plugue do jack de força X1 estão ligados a entrada do CI regulador de tensão U1, ambos têm limites de tensão entre 6 e 20V, mas é recomendado alimentar com valores entre 7 e 12V estes valores estão disponíveis na página do arduino http://arduino.cc/en/Main/ArduinoBoardUno.

Como podemos ver pelo esquema elétrico, a unica diferença entre os dois é que o conector do jack tem o um diodo (D1) que protege contra inversão de polaridade.

Portanto, não devemos alimentar com menos de 5V como foi escrito na resposta do Marcelo.

Aliás alimentando com 6V pelo jack externo X1 significa que a entrada de U1 receberá por volta de 5,3V (devido aqueda de tensão de 0,7V em D1), o que pode estar causando a instabilidade no arduino quando o motor é acionado. Neste momento a tensão deve cair abaixo do limite e provavelmente resetando o microcontrolador.

Leiam o que está escrito na página do arduino sobre o hardware da versão UNO:

The board can operate on an external supply of 6 to 20 volts. If supplied with less than 7V, however, the 5V pin may supply less than five volts and the board may be unstable. If using more than 12V, the voltage regulator may overheat and damage the board. The recommended range is 7 to 12 volts.

The power pins are as follows:

  • VIN. The input voltage to the Arduino board when it's using an external power source (as opposed to 5 volts from the USB connection or other regulated power source). You can supply voltage through this pin, or, if supplying voltage via the power jack, access it through this pin.
  • 5V.This pin outputs a regulated 5V from the regulator on the board. The board can be supplied with power either from the DC power jack (7 - 12V), the USB connector (5V), or the VIN pin of the board (7-12V). Supplying voltage via the 5V or 3.3V pins bypasses the regulator, and can damage your board. We don't advise it.
  • 3V3. A 3.3 volt supply generated by the on-board regulator. Maximum current draw is 50 mA.
  • GND. Ground pins.

Boa, não tinha visto esse esquema do VIN e  do JACK serem ligados no 7805.

opa, valeu galera pelas respostas...

como quero fazer um carrinho e precisaria usar pilhas por exemplo, entao mexendo aqui a unica coisa q deu certo de fazer foi colocando as 4 pilhas em serie ligando o o positivo delas no vin do arduino e o negativo delas ligando no gnd. depois liguei o servo no gnd e no 5v e pino 9 e funcionou certinho.

só q como o marcelo falou q no vin posso usar só 5v ou menos entao acho q essa minha ligação esta errada neh?

Fernando,

Parece que apesar de fazer a montagem do jeito certo (afinal  funcionou), voce não entendeu bem o que está escrito na página sobre como funciona a alimentação do arduino no link

http://arduino.cc/en/Main/ArduinoBoardUno Vou traduzir pra voce:

Energia

O Arduino Uno pode ser alimentado pela conexão USB ou por uma fonte de alimentação externa. A fonte de energia é detectada automaticamente.

Fonte Externa (não-USB) de energia pode vir de um adaptador AC para DC (parede) ou bateria. O adaptador pode ser ligado ao jack da tomada de força da placa através de um plug de 2,1mm com o polo positivo no centro. Os fios da bateria podem ser inseridos nos pinos GND e Vin do conector de alimentação POWER.

A placa pode operar em com um fornecimento externo de 6 a 20 volts. Se for fornecido menos de 7V, no entanto, o pino de 5V pode fornecer menos de cinco volts e a placa pode ter um funcionamento instável. Se estiver usando mais de 12V, o regulador de voltagem pode superaquecer e danificar a placa. A gama recomendada é de 7 a 12 volts.

Os pinos de alimentação são como se segue:

VIN. A tensão de entrada para a placa Arduino, quando ele está usando uma fonte externa de energia (ao invés dos 5 volts a partir da conexão USB ou outra fonte de alimentação regulada). Você pode fornecer alimentação por este pino, ou, se o fornecimento de tensão através da tomada de força, acessá-lo através deste pino.

5V.Pino de saída de 5V do regulador na placa. A placa pode ser alimentado a partir da tomada de energia DC (7 - 12V), o conector USB (5V), ou o pino VIN da placa (7-12V). Fornecimento de tensão através dos pinos de 5V ou 3.3V ignora o regulador, e pode danificar sua placa. Nós não aconselhamos isso.

3V3. Uma fonte de 3,3 volt gerado pelo regulador on board. A corrente máxima é de 50 mA.

GND. Pinos de terra.

 

Agora voce entendeu que é possível alimentar a placa pelo VIN com tensões entre 6V e 20V?

Voce deve ter percebido que quando ligou as pilhas pelo jack o circuito não funcionou corretamente, mas quando ligou as pilhas nos pinos VIN e GND funcionou, Isto foi devido a queda de tensão de 0,7V no diodo D1. Quando o ligamos os 6V na entrada do Jack só é entregue 5,3V ao regulador.

Voce também poderia ligar o servo entre o GND e o VIN, ao invés de ligar no GND e 5V.

Abraço.

obrigadao cara. agora entrando em ferias da facul vou ler bastante sobre o assunto. heheh

olá, tente colocar um capacitor eletrolítico de 1000uF em pararelo com a alimentação do servo, parece estranho mais após isso o servo deve funcionar perfeitamente

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço