Pessoal, bom dia!
To precisando fazer um regulador de tensao para baixar de 12 para 5V.
que acontece se usar o 7805 sem os capacitores?queria fazeer com 2 deles em paralelo para garantir a corrente sem almentar muito o calor dissipado...
rola?

Exibições: 5903

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu sempre fiz os meus circuitos sem os capacitores, e funcionaram muito bem, apenas em locais com muita interferência na rele elétrica você pode ter problemas. Em colocar 2 eles apenas vão dividir o calor dissipado, as vezes um pequeno radiador já é suficiente.

Precisa dos capacitores e use os valores sugeridos no datasheet. Sobre ao ligação em paralelo, não vejo muito confiabilidade, pois a variação de 78 para outro. O certo seria colocar 7809 e um 7805 em serie, com seus respectivos capacitores..

Jucilei
nao entendi direito...
minha ideiia de usar dois eh que quando ele chega pertto da potencia maxima de trabalho gera muito calor... e imagino que se tiver 2 essa perda em forma de calor vai seer menor...

Se a corrente que esta sendo drenada, for maior que a que um regulador fornece eu faria como vc está pensado, mas se estiver dentro do limite e não quiser usar o dissipador acho que a sugestão do Jucelei melhor.

Lembrando!

A tolerância do 78XX é na casa de 10%. Ou seja, no 05, é de 0.5v para mais ou para menos.

Se tens 2 destes em paralelo, como fica a tolerância?!  ;)

Quanto os capacitores, pra circuitos simples e uma tensão de entrada estável o 7805 é "completo". Agora, se a tua fonte de alimentação sofrer muita variação (Fontes Xingling por exemplo, onde as de 9v flutuam entre ~8v e ~10v), vale o reforço dos cap. eletrolítico.

Em projetos por hobby raramente coloco, já em projetos comerciais, vale a pena evitar transtornos por um custo tão baixo.

Pode ser que só ocorra comigo mas quando não coloco o capacitor da saída eu escuto um zumbido insuportável, já meu pai não escuta eu fico perturbado e sempre coloco um Cap de 100nF ou 1uF

Essa de zumbido é novidade pra mim...

nunca tinha ouvido falar...

mais vai saber, as vezes é alguma frequencia que voce consiga ouvir...

Exatamente esse o motivo. Se a fonte te entregar a tensão bonitinha, constante (teoricamente) seja ela 9v-12v, esse ruído é imperceptível.

Então, a função dos capacitores (neste caso, com a função de Capacitor de Desacoplamento) junto ao 7805 são duas:

  1. Filtrar os ruídos de frequência alta oriundas da fonte de alimentação (AC/DC), jogando os mesmos por GND;
  2. A corrente exigida por um circuito, não é constante. Quando aumenta a demanda (acionou todos os pinos de output do uC, por exemplo), ocorre uma queda de tensão próxima ao chip e a energia leva um pequeno intervalo para estabilizar. Como se observa, o capacitor está em paralelo com o circuito (carga). Assim funcionando como um "pequeno no-break", se mantendo carregado quando a energia é estável e fornecendo energia para o circuito quando instável.

O Atmega já possui internamente um bloco de circuito para tratar essas pequenas variações, por isso não reinicia. O 7805 também também fornece tal proteção (lembrando que para pequenas variações, em ambos componentes). Mas uma redundância a mais, a um custo tão baixo, geralmente compensa. Além de filtrar o ruído.

Então pessoal,

na prativca o circuito vai usar uma bateria de moto para sustentar 1 arduino, 2 servos, alguns BCs e reles, e um receptor AR600.

a idéia de usar 2 é para garantir que a corrente drenada seja suportada pelos 7805.

Vou tentar montar sem, se der algum problema eu coloco...

Obrigado pelas ideias!

Não liga eles em paralelo.

Coloca um pros Servos e reles, outro pro Arduino, ligando só os GND em um ponto comum (o que acontecerá de qualquer modo, nem que seja no conector da bateria).

Ligar os 2 78xx em paralelo e pendurar tudo abaixo deles, acho que não vai prestar, mesmo com capacitor (variação de tensão).

Pode ser... isso da pra fazer de boa...
So pra explicar, o problema aqui nem eh custo... ate pq 2 capacitores vao custar centavos...
o problema eh logistico, caro eh rodar 150km para comprar 2 capacitores... ou pagar o frete de componentes e esperar 10 dias pra chegar..
Rssss

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço