Olá a todos,

 Eu preciso partindo de uma única fonte de 12v criar 2 saidas reguladas de 5v porém com GND isolados (distintos).

 Alguém sabe como fazer ou tem um esquema para isso?

  Grato desde já.

Exibições: 397

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde,

O único meio que eu vejo para isso é usando um transformador. 

O 12V CC gera um sinal quadrado  (ou senoidal) pulsante.

Esse sinal pulsante vai para a entrada de um transformador.

No secundário terá dois enrolamentos isolados para 5V. 

Para cada entrolamento monte um fonte CC.

Se for para baixa corrente existem alguns módulos que permitem isso, ex:

https://www.mornsun-power.com/public/uploads/pdf/B05_S-1WR3.pdf

Vc encontra isso no mercadolivre, procure por "B0505"

  Bom dia Eduardo,

   

Me pareceu interessantíssimo ...

O que entendi é que aplicando 5v no imput eu terei o mesmo 5v disponível na saida porém com gnd independente dos 5v do input. É isso?

  Eu procurei algum esquema utilizando ele mas não encontrei nada ...

 Mas será que o positivo dos 5v da saida é isolado fisicamente do positivo do imput ? Sabe dizer ?

Sim, isolado o 5V tb.

Só que veja que ele fornece no máximo 200mA na versão 5V.

Se estiver curioso sobre o B0505S que foi citado acima, aqui tem um vídeo (em russo) muito completo sobre ele, com esquemático e também o cara derreteu um para ver como é por dentro: https://www.youtube.com/watch?v=4fkmw0987oo

Diversos equipamentos profissionais utilizam este componente. Meu osciloscópio Loto OSC2002 usa um desses. E também os módulos isoladores de USB, como o Adum3160, também usam este componente para realizar a isolação galvânica da porta USB do computador. Ele nada mais é que um "transformador" para tensão contínua (ele se encarrega de transformar em alternada, para conseguir induzir no "secundário" e depois retifica novamente, tudo em seu interior).

 Ola Rodrigo,

   Sim, eles são a solução provável . Vou Adquirir  China  por que aqui no Brasil em média o preço varia de R$ 15 a R$ 30  cada um. Preciso de 20 unidades no projeto, na China encontrei por R$ 2,30 cada um.  

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço