Olá Pessoal,

A minha pergunta é bem iniciante, queria uma indicação dos caminhos que tenho que seguir para fazer o projeto abaixo.

Um cliente me procurou para fazer uma cabine fotográfica com touchscreen. Essa cabine será também utilizada em eventos. Minha dúvida é como fazer para bater o flash fotográfico. Pensei de duas formas:

1 - Usando a porta serial do computador, fechando o circuito de energia para bater o flash

2 - Comunicando via usb com a uma placa que dispararia o flash.

Estou sem saber qual o caminho seria mais barato em custos de equipamentos e quais equipamentos vocês me sugerem para comprar.

Exibições: 1296

Responder esta

Respostas a este tópico

Pergunta: o que ele quer controlar no touchscreen? So o disparo?

O que ira disparar o flash é a camera fotografica , normalmente! Voce poderá disparar a camera atraves do computador pelo software do proprio fabricante, sei que a nikon e canon permite/fornece isso.

Olá Sandro, é uma webcam qualidade hd, nao possui flash. O flash seria separado.

Quando o touchscreen fosse para capturar a imagem mandaria o flash ser batido tb.

Se o computador vai disparar a webcam em modo de camera fotografica e vc quer que dispare um flash simultaneamente a solucao mais barata sera pelo proprio computador. Qualquer acessorio fotografico é caro e fará elevar o custo.

Veja este circuito, no passado fize funcionou...se vc conseguir tirar o pulso de disparo pela USB será só ligar o flash na saida do circuito

Circuito monestavel

http://www.profelectro.info/?p=264

https://sites.google.com/site/migpand/555_5.gif

Olá Sandro, o Ric4rdo Pedr0s0 aqui da comunidade me sugeriu usar esse equipamento

http://www.labdegaragem.org/loja/index.php/38-comunicacao/conversor...

similar ao que você explicou e convertendo o sinal usb em serial para fazer as ações do flash.

Este aqui é usando arduino

http://www.glacialwanderer.com/hobbyrobotics/?p=10

Essedeve ser melhor...vc controlara pelo teclado do computador...

http://www.glacialwanderer.com/hobbyrobotics/?p=10

acabei de postar acima rsrs. Muito obrigado pela ajuda, deu uma boa luz aqui por onde seguir.

Existem projetos com arduino voltado pra essa área, da uma googlada que vc vai encontrar algumas coisas, depois que achar um que te interessa mais, traz pra o forum que "Ajudamos" na montagem (tiramos duvidas)..

abraços e bons estudos...

Olá Renyer, eu tinha encontrado esse site: http://www.photoduino.com/, so que achei a solução complexa d+, pois realmente preciso somente de um flash que pode ser batido separado da camera. Estou um pouco preocupado com a sincronia, mas como as maquinas e equipamentos são padrões, acredito que dê para calibrar.

Bom Edimar estive pensando no seu projeto e nao vejo muita dificuldade. Pra iniciar vc deve usar a porta lpt, programa de macro, programa para tirar as fotos e um temporizador. 

Na porta lpt vc vai precisar de:

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQvBsIGWqrQ51CuCLH7_3MTunqB...

não sei como e o flash, entao acho que tera que adaptar as tensões do flash, esse circuito poderá ser ligado a qualquer pino de D1 a D7 da lpt.

O programa de macro pode ser o Mouse recorder pro.

O programa de tirar as fotos pode ser o Amcap.

O temporizador pode ser esse http://eletronicos.etc.br/temporizador-de-uso-geral/.

No caso do temporizador vc terá que modificar para ele poder controlar os segundos entre o acionamento do flash.

Para começar vc não ira trabalhar direto no programa de tirar fotos e sim no programa de macro vc deve criar uma macro tirando uma foto, depois  criar um atalho que ira acionar um bat com a sequinte conteudo.

 debug control.txt

salva como .bat 

criar outro arquivo com nome control.txt com conteudo:

o 378 1

o 378 0

q

salva como .txt

os arquivos devem estar no mesmo diretório  eles enviaram um bit para porta lpt estando ela no endereço 378, no entanto vc devera saber que pino sera acionado, hoje nao sei te informar pois tem muito tempo que nao uso a lpt, usava pra ligar aparelhos com rele.

Bom isso e só uma ideia, que nao e conclusiva pois e uma serie de adaptações mais acho que funciona, uso isso pra fazer um sistema de macro para controlar browsers no sistema de OS na minha empresa, acho que funcionaria perfeitamente para controlar a lpt.

Acredito que a "obrigaçao" de usar webcam estara dificultando o projeto. A webcam podera criar um delay entre o exato momento da captura de imagem com relaçao ao disparo do flash. Se usar uma camera qqr que permita disparo por software bastará conectar o flash na camera, seja por cabo ou radio disparador sem fio.

Um outro detalhe com relaçao a webcam é que ela nao possuira regulagem para a qtde de luz no momento do disparo. Ela captura a luz ambiente medida momentos antes do disparo. Esta foto tende a ficar "estourada", ou seja, com muita luz pois o flash irá provocar este aumento de luz no exato momento.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço