Firmware GRBL + Fresadora CNC --> Impressora 3D

Olá Pessoal,

Este tópico tem como objetivo agregar opiniões e dicas para transformar uma fresadora CNC utilizando o firmware GRBL para que faça uma fresadora CNC trabalhar como uma impressora 3D.

Alguns detalhes são de fácil compreensão, outros dependem de experiência acumulada.

O que já observei nas impressoras 3D é que além dos três eixos, X, Y, e Z, disponíveis no firmware GRBL, existe um quarto eixo para a extrusão do plástico, sendo esse um problema a ser solucionado posteriormente.

Para que a quantidade de plástico ejetado tenha a mesma espessura em todo o perímetro, deve existir uma relação entre a velocidade do movimento horizontal e a velocidade do sistema de ejeção do plástico.

Outro detalhe que merece atenção é o formato do Gcode para as impressões 3D, ou seja, como os movimentos são representados em cada linha para uma programação básica de impressão de uma peça simples, por exemplo um quadrado com altura h.

Opiniões, sugestões e críticas construtivas são bem-vindas.

 

Exibições: 26490

Responder esta

Respostas a este tópico

Se os fusos são de 5 voltas por milímetro...cada volta do fuso são 0,2mm. Se para dar uma volta são necessários 2.048 passos, o número de passos por mm serão 5 x 2.048 = 10.240.

Boa sorte!!!

Euclides,

então eu devo olhar quantas voltas em por milímetro? Mas para ficar mais preciso posso pegar 1 cm e contar quantas voltas tem. Dai eu divido e sei quantas voltas por milímetro.

eu não acredito que as que eu tenho seja mais de 1 volta por milímetro.

Mas de todo modo vou fazer a contagem. Foi bom pois confirmei uma dúvida.

Até mais.

Quanto mais voltas vc. contar por mais espaço melhor.

Agora, se vc. souber exatamente quais são as propriedades do fuso, aí não precisará de nada disso.

Precisa ver se está em polegadas ou milímetros (a rosca) e fazer os cálculos adequados (convertendo para milímetros que é mais fácil, para quem não está habituado).

Olhando com o fornecedor ele disse que o fuso passo 5 uma volta anda 5mm,

então acho que era isso que eu precisava para arrumar o eagle.

2048 passos dá 1 volta, e anda 5mm.

Como lá quer o número por mm então tenho que dar 409,6 passos para andar 1mm.

Essa medida vai direto para o eagle. Como os motores de passo são os mesmos e os fusos também, se repete nos 3 eixos.

Acredito eu que é isso.

Sim, é isso mesmo. O problema é que 409,6 passos não existem. Precisa verificar como "chegar" próximo a medida que vc. deseja. Se vc. estiver usando gCode, no sistema de coordenadas incrementais, os erros nas medidas tem a tendência de ir se acumulando e podem dar problemas.

Bom saber disso.

To usando o GRBL e os motores de passo já possuem um pequeno erro.

Verei no próximo teste. Mas valeu o apoio.

Alguem poderia me dizer como utilizo o grbl, universal g coder sender e arduino para rodar com uma cnc, minhas duvidas são em como começar o programa no arduino para controlar os motores de passo, para quando terminarem a usinagem reconhecerem o ponto zero máquina, irei utilizar 3 micro chaves para os zero maquina, alguem poderia me ajudar, ja instalei o grbl no arduino uno, agora irei começar o desenvolvimento da máquina no solidworks e junto o processo do driver par os motores de passo com os tip 122, lm 297  e ci 7409, de inicio para testes utilizarei uma fonte de pc, meus motores são unipolares hibridos,  nema 23 4v, 2a e 9,9 kgf, minhas maiores duvidas sào estas de como referenciar a maquina com o arduino, e faze-lo entender as coordenadas de usigem, sou novo nesta area e quero aprender desde do inicicio como projetar uma cnc com arduino, alguem poderia tirar minhas duvidas?

Olá Milton como anda o projeto?? Estou seguindo alguns topicos seus faz tempo, estou interessado em incluir um LCD e leitor SD card na placa GRBL que fiz!! No caso está você disponibiliza o gerenciador para gravar no outro uC?? Ate breve!!

Falando em GRBL,

é possível rodar ele em um arduino mega? Estou comprando um shield RAMPS 1.4 com drivers de motores de passo mas será que consigo usar o GRBL?

Olá Sidney, sabia que nos encontrariamos de novo...rs

pode me tirar uma dúvida?

Estou com um arduino uno, 2 drives uln2003 e 2 motores 28BYJ-48.

Consegui gravar o GRBL no arduino via IDE.

Como faço as ligações dos pinos do drive no arduino?

obrigado

Obrigado,

consegui ligar, tinha que procurar a sequencia certa das conexões dos fios dos motores.

abraços

Credo, não deu tempo nem de eu ler vc ja arrumou.

Mete bronca e coloca isso pra gente ver. Dá um video legal.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço