Firmware GRBL + Fresadora CNC --> Impressora 3D

Olá Pessoal,

Este tópico tem como objetivo agregar opiniões e dicas para transformar uma fresadora CNC utilizando o firmware GRBL para que faça uma fresadora CNC trabalhar como uma impressora 3D.

Alguns detalhes são de fácil compreensão, outros dependem de experiência acumulada.

O que já observei nas impressoras 3D é que além dos três eixos, X, Y, e Z, disponíveis no firmware GRBL, existe um quarto eixo para a extrusão do plástico, sendo esse um problema a ser solucionado posteriormente.

Para que a quantidade de plástico ejetado tenha a mesma espessura em todo o perímetro, deve existir uma relação entre a velocidade do movimento horizontal e a velocidade do sistema de ejeção do plástico.

Outro detalhe que merece atenção é o formato do Gcode para as impressões 3D, ou seja, como os movimentos são representados em cada linha para uma programação básica de impressão de uma peça simples, por exemplo um quadrado com altura h.

Opiniões, sugestões e críticas construtivas são bem-vindas.

 

Exibições: 26489

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Wiechert,

O diagrama do LCD I2C é idêntico ao descrito nesse link do Labdegaragem:

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-lcd-16x2-com-pcf857...

Até +

Bom,nas minhas pesquisas descobri como transformar o GRBL em modo corexy. 

Pra quer quiser saber mais passo o link de como modificar o GRBL.

http://fab.cba.mit.edu/classes/S62.12/people/oswald.andrew/grbl/Las...

Ola, Milton!
Eu venho trabalhando em um projeto muito parecido a esse seu. Basicamente, tenho que automatizar uma maquina CNC. 
Eu utilizei o firmware GRBL em um Arduino UNO para controlar os 3 eixos da CNC. Alem disso, usei o software Universal G-code Sender para enviar os comandos via o GRBL para a maquina. No entanto, meu proximo passo seria substituir tal software pelo Arduino, isto e, os comandos seriam enviados para a maquina atraves do Monitor Serial do proprio Arduino ao inves de se utilizar um softaware especifico.
Minha dificuldade e comunicar 2 Arduinos, um rodando o codigo GBRL e um outro, o programa de controle da CNC.
Eu andei lendo alguns de seus posts e percebi que voce trabalhou em algo parecido.
Agradeco por compartilhar suas experiencias e pela atencao a galera do site.     

Eu também estou neste estudo.

Já instalei o GRBL no computador com windows 7.

Comprei um arduino uno para subir o GRBL, agora na versão 0,9 em teste e a 0,8c como está vel.

Tenho disponível 3 easydrivers, mas sem motor do passo para ela. Também tenho 3 motores de passo 28BYJ-48 com o ULN2003, que vou usar para testes.

Vou fazer ele funcionar como cnc primeiro e depois passo para impressora 3D.

A princípio a cnc vai funcionar par perfurar placas de Circuito impresso. Poderá ser bem lenta, mais para dominar toda a tecnologia. Depois passaremos para a impressora 3D.

Ola Sydney, 
nao sei se ajuda, mas consegui comunicar a CNC com o Arduino, isto e, enviei alguns G-codes pelo Serial Monitor do Arduino e consegui controlar os motores. Basicamente, usei 2 Arduinos. Um para rodar o GRBL e um outro para fazer a comunicacao com o Serial Monitor. Conectei o pino TX do Arduino emissor ao pino RX do Arduino receptor (GBRL Arduino). Depois, foi so testar! Enviei alguns G-codes pelo Serial Monitor do Arduino e a CNC respondeu bem.  

Olá Diego.

Tem como colocar os 2 sketchs pra gente ver como ficou?

Isso permite construir esquemas de comunicação entre Arduinos, que podem ser usados para outros tipos de montagens. certo?

Ola Euclides.
Tem como sim. Um ficou bem simples e o outro eu consegui na internet.

void setup()

Serial.begin(9600);

}

void loop()
{
   if(Serial.available() > 0)
{
     char code = Serial.read();
     Serial.print(code);
     delay(1);
}

}
 
O arquivo em anexo foi o arquivo que usei para rodar em um arduino e o codigo acima usei em um outro. 

Meu objetivo agora e fazer a conexao dos Arduinos com o LabView. Alguem sabe como posso fazer isso? Eu fiz um codigo no LabView, mas quando conecto os Arduinos e rodo o programa no LabView, eu perco a comunicacao entre eles. 

Olá Diego.

Realmente, esta parte até é fácil.

Não veio arquivo anexado. pelo menos não aparece nada aqui.

Teria que colocar o fonte mesmo.

Obrigado.

Euclides.


Estou mandando o link do site o qual consegui o firmware. 

https://github.com/grbl/grbl/wiki

Anexos

Amigos,

estou apertado com uma dúvida. To com o GRBL instalado na máquina e instalado no arduino uno.

Mas agora minha dúvida é como ligar os cabos do ULN2003 que veio junto com o 28BYJ48 que é o motor de passo que tenho disponível para testes.

Esse driver precisa de 4 portas, mas não sei como ligá-los no arduino. Qual a sequencia correta, entendem.

Alguem pode me ajudar?

Amigos, so atualizando consegui fazer o motor de passo 28BYJ-48 trabalhar com o easydriver e substitui o ULN2003.

Portanto agora consigo usar esse motor de passo no GRBL.

Agradecido pelos que ajudaram

Amigo,

to precisando de uma ajudinha com o GRBL. Tenho que colocar o número de passos por mm, mas só sei que o número de passos que tenho que dar por uma volta é 2048. Portanto, agora preciso saber o dado do fuso, correto? Isso não tem um padrão? Tipo os parafusos são de 5 voltas por milimetro, ou coisa do tipo.

Alguem já fez isso?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço