Firmware GRBL + Fresadora CNC --> Impressora 3D

Olá Pessoal,

Este tópico tem como objetivo agregar opiniões e dicas para transformar uma fresadora CNC utilizando o firmware GRBL para que faça uma fresadora CNC trabalhar como uma impressora 3D.

Alguns detalhes são de fácil compreensão, outros dependem de experiência acumulada.

O que já observei nas impressoras 3D é que além dos três eixos, X, Y, e Z, disponíveis no firmware GRBL, existe um quarto eixo para a extrusão do plástico, sendo esse um problema a ser solucionado posteriormente.

Para que a quantidade de plástico ejetado tenha a mesma espessura em todo o perímetro, deve existir uma relação entre a velocidade do movimento horizontal e a velocidade do sistema de ejeção do plástico.

Outro detalhe que merece atenção é o formato do Gcode para as impressões 3D, ou seja, como os movimentos são representados em cada linha para uma programação básica de impressão de uma peça simples, por exemplo um quadrado com altura h.

Opiniões, sugestões e críticas construtivas são bem-vindas.

 

Exibições: 26490

Responder esta

Respostas a este tópico

Opa valeu Euclides, era isso mesmo que eu queria saber, gravar em um Arduino "completo" para passar o sketch para um ATMega e depois montar um  "caseiro" e usar. Valeu pela resposta. 

Editando para acrescentar:

Inclusive, na placa que o Milton deseja criar, pode-se colocar já os soquetes (E outras peças de um Arduino simples) do ATMega no caso da pessoa não usar os Garaginos. 

Olá Marcos,

Com certeza você pode fazer isso, os Arduinos caseiros vão funcionar da mesma forma.

Olá Euclides e Wiechert,

Que bom que vocês estão interessados em participar do layout.

O comentário do Marcos Paulo é muito bom, além dos furos para conetores de encaixe para os Garaginos, podem ser inseridos também, os furos para os soquetes cada Atmega328 mais os dois capacitores e cristais de cada um, possibilitando a montagem simplificada dos Arduinos.

Para ajudar a entender as ligações pelos iniciantes no Arduino, Garagino, etc, estou anexando logo abaixo uma imagem com a comparação das ligações do Arduino UNO, Garagino e CI Atmega328.

É importante lembrar que os pinos do Garagino são idênticos aos pinos do Atmega328 o que facilita o desenho do layout para a montagem opcional entre o Garagino sobre conetoes ou o Atmega mais o cristal e capacitores sobre soquete.

Todos os materiais poderão ser adquiridos na loja do LG.

Os drives que estou utilizando são da Pololu.com modelo DRV8825 que é uma versão melhorada do modelo A4988 e custa $13,95 link:

http://www.pololu.com/catalog/product/2133

Neste desenho em vez de aproveitar o Vcc e o GND do lado esquerdo a placa está "indo" até os 2 pinos do direito...tá certo isso?

A idéia é usar tanto Arduinos como Garaginos (modular)?

Você ainda tem fotos de como eram os conectores dos drivers antes de soldar pinos neles?

Para ser possível utilizar o Eagle gratuito, as placas poderão ser modulares, conforme a divisão da figura mostrada abaixo.

Nesse caso, seriam dois modelos de placas:

Uma para o gerenciador de Gcode composto pelo Atmega328 (ou Garagino) + Teclado 3x4 + SDcard + LCD 16x2, sendo que essa placa poderá ser utilizada inclusive para outras finalidades, visto que as ligações entre as partes não apresentam conflitos.

Outra para o Atmega328 (ou Garagino) + 3 drives DRV8825 para controlar 3 eixos cada uma.

Nossa,ta de parabens no projeto milton, so to com uma duvida, tem como modificar para o grbl comandar os servos no modo cartesiano? o firmware da repetier faz porem ainda estou estudando.

to fazendo o projeto do Paulo Fernandes (http://www.imprimindo3d.com.br/novo-projeto/) Hbot xy .

No grbl seria muito dificil?

No firmware do repetier tem um Hex pra gravar?

Olá Renato,

Para trabalhar como impressora 3D estou trabalhando num projeto que utiliza apenas um Arduino para os eixos x,y e z (coordenadas cartesianas tridimensionais).

A princípio, o eixo z vai ser utilizado apenas para definir a espessura de cada camada de material que vi ser depositada na formação dos objetos.

Tenho observado que o melhor resultado em termos de precisão acontece quando a base é fixa e os movimentos são realizados apenas pela ponta do Extruder.

A velocidade da saída do material na ponta do extruder vai ser proporcional à velocidade da cabeça do extruder.

Juntamente com os movimentos e velocidade da saída do material na ponta do extruder, é preciso controlar a temperatura durante todo o movimento a fim de manter a consistência do material.

Ai está o segredo das impressoras 3D.

Quem tiver mais experiência poderá nos ajudar com mais informações sobre os conceitos básicos de uma impressora 3D.

"A velocidade da saída do material na ponta do extruder vai ser proporcional à velocidade da cabeça do extruder."

Acredito que aqui é uma somatória de informações, pois a cabeça pode se mover rápido e na verdade não depositar nada (volume vazio). Ao passo que ela pode se mover lentamente e depositar material. Acredito que tudo tenha a ver com a conformação da peça. Mas é necessário que a saída de material ocorra sempre que houver preenchimento de espaço naquela "pixel" da peça.

uhm.. entendi, porem queria fazer em Hbot porque o posicionamento dos motores ficam mais equilibrados e o sistema mais preciso, o que pensei em fazer eh a base fixa em xy e z mover pois nao deve interferir muito no projeto pois a velocidade eh minima. o problema que estou tendo seria na parte de software para trabalhar no modo cartesiano como do Paulo. Queria de comeco fazer uma cnc porem o unico programa que funciona no modo Hbot eh o Firmware Repetier mas ele trabalha em modo Impressora 3D. 

Queria modificar o GRBL para rodar em modo Hbot,alguem sabe como consigo fazer isso?

Entao,queria fazer nesse estilo,eixo z movel e xy em modo cartesiano Hbot

Olá Milton,

O LCD é I2C correto? Você tem o diagrama dele? 

Qual a idéia para o teclado e o LCD? Fixos na placa ou interligados por flat cable ou um cabo manga, de forma a melhorar a montagem dos mesmos conforme o chassis de cada um? 

Abraço

Olá Wiechert,

Assim que eu estiver com o meu próprio micro posto o diagrama do LCD com i2c.

Conforme sua observação, a idéia é interligar o LCD, teclado e SDcard através de cabos para adequar a montagem à necessidade de cada usuário.

Na prática é necessário elaborar dois tipos de design de PCI,

1 - Módulo de gerenciamento de Gcode composto por um Garagino (com opção para Atmega328 + componentes);

2 - Módulo Grbl + drive Garagino (também com opção para montagem de Atmega328 + componentes), cada um com capacidade para controlar três eixos (sistema cartesiano x, y e z).

O ideal será uma montagem compacta dos componentes.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço