Firmware GRBL + Fresadora CNC --> Impressora 3D

Olá Pessoal,

Este tópico tem como objetivo agregar opiniões e dicas para transformar uma fresadora CNC utilizando o firmware GRBL para que faça uma fresadora CNC trabalhar como uma impressora 3D.

Alguns detalhes são de fácil compreensão, outros dependem de experiência acumulada.

O que já observei nas impressoras 3D é que além dos três eixos, X, Y, e Z, disponíveis no firmware GRBL, existe um quarto eixo para a extrusão do plástico, sendo esse um problema a ser solucionado posteriormente.

Para que a quantidade de plástico ejetado tenha a mesma espessura em todo o perímetro, deve existir uma relação entre a velocidade do movimento horizontal e a velocidade do sistema de ejeção do plástico.

Outro detalhe que merece atenção é o formato do Gcode para as impressões 3D, ou seja, como os movimentos são representados em cada linha para uma programação básica de impressão de uma peça simples, por exemplo um quadrado com altura h.

Opiniões, sugestões e críticas construtivas são bem-vindas.

 

Exibições: 26490

Responder esta

Respostas a este tópico

Sim. Entendi. Mas como vc. vai interagir os eixos? Se houver um movimento diagonal entre os eixos X ou o Y ou o Z e o A ou o B ou o C (se não haver em mais de um ao mesmo tempo), como se fará a distribuição dos movimentos? Pois nesses casos mais de 4 ou 5 eixos deverão se mover ao mesmo tempo...

Entendeu a complexidade das interações entre os eixos?

T+

Parabens Milton! 

Sempre ajudando a comunidade arduino,espero que possa compartilhar seu conhecimento para ajudar a todos ^^

Estava procurando isso mesmo ^^

pretendo fazer uma impressora 3D com ela e acho q vc tambem.

Outra coisa que interessei foi fazer um eixo rotativo na CNC.

uma pergunta,para que serve os limitadores sendo que vc ja configura os limites na grbl? poderia substituir esses pinos para colocar mais 1 eixo e permitir o uso de apenas 1 arduino?

Opa, eu vi seu video la, até fiz uma pergunta e só em seguida achei o topico...
Enfim, no video vc fez apenas de 2 em 2 motores funcionar, é possivel fazer os 4 se movimentarem ao mesmo tempo???

é que eu queria implantar isso na minha cnc hot wire que possui 4 eixos para cortar isopor para fazer asas de aeromodelos... e os 4 eixos se mexem diferente um do outro ou seja XYZA...
estou tendo muito estresse com computador, volte e meia tenho que formata-lo para resolver o problema de aumento da latência do pulso que é enviado pela porta paralela fazendo os motores darem travadas e estragando a asa... pois meu computador mesmo sendo dedicado a CNC (não uso para mais nada) é dos mais novos que pelo que eu andei vendo dão muito problema nessa área por estarem perdendo a real necessidade de ter porta paralela, o certo seria um mais antigo que tem chips mais otimizados para essa área porem está difícil de achar...

no meu caso eu uso um driver CNC3AX adaptado para 4 eixos.... seria possível a utilização desse seu projeto em conjunto com um drive CNC3AX com 4 eixos ou o CNC3AX-M q tem cada eixo separado podendo por até 6 eixos??

6 eixos ja eh um braco mecanico rsrs...  mas se conseguir fazer vo querer saber. acho q 3 eixos ja faz uma asa. Basta dividir meio a meio e usinar 1lado,calcular e usinar o outro. Esse projeto usa arduino pois facilita o projeto por  usar porta USB porem nao eh tao rapido a taxa de transferencia como paralela. Se tem uma paralela aconselho continuar nela. 

Olá Daniel,

A placa CNC3AX trabalha com três drives unipolares e cada módulo pode ser montado separadamente. Todos os pulsos e direção são mandados para ela por um software através da porta paralela.

O gerenciamento e forma de controle dos motores vão depender do software utilizado.

Normalmente é utilizado o Mach3 mas, também podem ser utilizados o TurboCNC (DOS), o Kcam, etc.

No caso do firmware Grbl utilizado com Arduino é possível controlar 3 eixos através das coordenadas x, y e z.

Eu tenho uma máquina com 3 eixos e uma placa CNC3AX mas não fiz nenhum teste enviando os pulsos e direção à partir do Arduino.

Qual software você utiliza para controlar 6 eixos e qual o sistema de coordenadas?

6 eixos foi apenas um exemplo... eu uso 4 apenas, atualmente estou usando o mach3, mas estou tendo alguns probleminhas com o computador, eu preferia estar usando o EMC2 mas quando eu vou fazer o teste de latencia jitter ele chega a uma latencia absurdamente alta... encontrei um mais velhinho ontem vou tentar usar o TurboCNC para ver como fica... os mais antigos tem placas que trabalham melhor com a porta paralela...

eu gostaria de poder usar algo que não dependesse de um computador para controlar a maquina, eu ja vi alguma coisa desse tipo para venda (o pessoal chama de controlador cnc DSP, basicamente é so por um pendrive nele e selecionar o arquivo), o problema é q custa em media 500 dólares... então é inviável para mim por enquanto...

Você só não me respondeu uma coisa, nesse seu projeto da para os 4 eixos funcionarem ao mesmo tempo e com movimentos diferentes???

Andamento do projeto e como foram interligados os componentes.

Este é o esquema de montagem da versão Headless CNC 6 eixos (3+3) com firmware Grbl, LCD 16x2, Keyboard 3x4, SDcard e 3 Arduinos UNO:

Estou precisando de voluntários para desenvolver o design da placa.

Nesta montagem foram solucionados todos os conflitos entre as portas utilizadas, funcionando perfeitamente.

Estou otimizando o código para que todas as funções integradas possam funcionar no Arduino UNO.

Futuramente pretendo utilizar Arduino Due para o programa gerenciador.

Optei pelo uso de mais portas para o teclado para ter precisão e para o LCD comunicação i2c.

Como o Renato falou acima, com 6 eixos é possível até simular um braço mecânico!

Este projeto como apresentado tem finalidades didáticas e seu uso para outros fins é de inteira responsabilidade de quem o fizer.

Críticas e sugestões são bem aceitas.

Milton. Que tipo de design vc. pretende para a placa?

Ela deverá ter conectores para encaixar os garaginos, os drivers, o LCD e o teclado?

Qual a sua visão?

Quem sabe posso te ajudar.

T+

Olá Milton,

Também posso ajudar no desenvolvimento do layout da PCI.

Abraço.

Olá Milton, eu estava vendo seu projeto esses dias e pensando na questão do "custo", porém eu vi que você usa um Arduino com a entrada USB e outros dois sem a entrada (No caso os Garaginos), então eu poderia trocar os Garaginos por dois Arduinos caseiros (Claro, com o bootloader do Arduino  e com o software carregado neles)? 

Olá Marcos.

Certamente que sim, você gravaria cada um em um Arduino UNO, em seguida retiraria-os processadores e colocaria na placa. Na ordem, gravaria o terceiro e o conectaria pela USB com o sketch adequado que faria a interface entre o PC e a montagem. Através deste terceiro seria possível controlar os outros e fazer toda a montagem "conversar entre sí". A idéia é muito boa...e econômica.

Talvez seja possível aproveitar até o cristal do Arduino remanescente. Precisa ver se há um pino daqueles do gravador que acessem-no.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço