boa tarde a todos 

tenho um transmissor de sinal entrada termopar tipo K, e saida 4/20mA, o inversor de frequencia , esta gerando ruido nesse transmissor toda vez que entra em operação , necessito de um resistor , ou outro componente para colocar na entrada do termopar no tranmisssor que sirva de filtro .

Exibições: 406

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá, Tadeu!

   Estranho isto. Loops de corrente são linhas de baixa impedância e, por isto mesmo, mais insensíveis a ruído.

   Fiz um projeto uma vez com vários transmissores de temperatura e vários conversores de frequência ligados todos em um CLP., em uma instalação de pesquisa. Não tive qualquer problema com ruído.

   Normalmente a linha de corrente destes transmissores de temperatura termina em uma resistência de 250 Ω ou 500 Ω na entrada do CLP para transformar a corrente em tensão. Daí já dá para ver a baixa impedância do sistema. E os CLPs, além disso, normalmente já tem um filtro passa-baixas nestas entradas, pois temperatura é uma variável que, via de regra, muda lentamente.

   Você poderia dar mais informações, tipo como está o layout da instalação? Qual é a potência deste conjunto conversor/motor? O conversor de frequência tem um reator de filtro do lado da sua alimentação? Como é o circuito de entrada do módulo que recebe a informação do transmissor de temperatura?

   Uma coisa que pode ser feita é o distanciamento das linhas de potência das linhas de sinal ( instrumentação ).

Sucesso!

D. T. Ribeiro

Olá.

   Recomendo verificar o manual do transmissor de sinal, ex:

   https://cdn.novusautomation.com/downloads/v10x_i_manual_txisorail_4...

   Existem detalhes importante no uso, como a faixa minima de medição, o termopar tipo K mede acima de 100graus (para o exemplo).

   Enfim, ou é defeito ou é ligação/uso incorreto, no meu chute inicial sem as informações mínimas. Pq esses transmissores de sinal já contém, a princípio, todos os componentes necessários, salvo o proprio manual recomendar.

agradeço pelas informações , não é o caso relatado , tem uma aplicação especifica que recebe esse ruido , o manual do transmissor citado é bem ruim e fraco no que se refere a ruidos de linha 

Boa tarde, 

Se não conseguir filtrar através do HW, pode usar um filtro por SW. 

Agradeço , desculpe pela minha falta de conhecimento , mas poderia me explicar o que devo fazer ? pelo soft de programação o ruido tem passado , por isso peço um flltro externo na entrada termopar

Você tem osciloscópio? 

Para nos mostrar esse ruido? 

Eu não estou familiarizado com o circuito interno desse tipo de aparelho (transmissor de sinal), mas diria que ruído em geral se trata com filtros. O mais simples é o filtro RC (Resistor+Capacitor).

Uma tentativa seria colocar entre cada lado do sensor e o GND um capacitor de 10nF, conforme figura de fundo verde em:

https://labdegaragem.com/forum/topics/c-lculo-de-amplificador-para-...

O resistor não colocaria a princípio, pq ele pode afetar a leitura.

Tente com esses capacitores (C24 e C25). Veja se melhora. Teoricamente já deve ter algo similar dentro do transmissor de sinal.

Em geral as questões aqui envolvem circuitos com microcontrolador, onde é possível dar palpites na programação também (filtros em software), que fazem algo como medir várias vezes e calcular uma média. 

Eduardo

agradeço muito a sua explicação , irei proceder dessa forma com você descreve 

Boa tarde, para inversores e CLPs, eu normalmente utilizo um isolador galvânico. https://www.pontofrio.com.br/amplificador-isolador-phoenix-contact-...

Esse é com amplificador, mas no mercado tem apenas o isolador. Esse você pode colocar na saída do transmissor. Verifica também os cabos que esteja utilizando, há cabo especifico por norma para cada tipo de transmissão de dados.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço