Feliz Aniversário!!!!

Parabens para Ada Lovelace, a primeira programadora do mundo!!!!

Graças a ela, seu esforço e sua dedicação a auxiliar no desenvolvimento das máquinas programáveis temos a tecnologia e a direção que hoje existe para controle dos computadores, etc...

Que seu aniversário nos ilumine durante o dia e o ano que se inicia.

Exibições: 673

Responder esta

Respostas a este tópico

KKKK,.... Parabéns Condessa!

A Ada Foi uma das homenageadas americanas.Inclusive criaram uma linguagem em sua homenagem.A linguagem ADA.

Aproveitei e deixo um dados sobre a computação sovietica,veja texto:

Os primeiros computadores foram principalmente para fins militares. O sigilo inerente a este trabalho levou ao isolamento do mundo e provocou paralelismo pesquisa científica (em oposição a colaboração científica). Isto deixou a sua marca na coesão e integridade da história da computação, que é cheio de espaços em branco. Um número de cientistas ainda não reconheceram seus méritos no mundo da história da computação. Isto é particularmente verdadeiros cientistas FSU. Apenas um fato: em 1995, ele publicou o livro "Pioneiros da Computação" por Janlee, Scientific Information Technology Virginia Polytechnic Institute. Ele reflete mais de dois mil biografias de pioneiros de computador em todo o mundo. No entanto, apenas dois nomeação soviéticos e APErshov VMGluskhov.

No entanto, pode-se falar de Sergey Lebedev Alexeyevich, Brook Isaak, Iskanderovich Rameyev Bashir, Glushkov Victor, HY Matuhin, N.P. Brusentsov ou I.Y. Acushsky. Eles eram os mais conhecidos pioneiros contemporâneos da computação em todo o mundo, como von Neumann, Atanasoff, Aiken, Mauchly, Zuse, Turing e Wilkes. No entanto, por causa da "Cortina de Ferro", a Guerra Fria eo sigilo do seu trabalho, os seus nomes eram desconhecidos por muitos anos no oeste.

Nos primeiros passos da ciência e do desenvolvimento tecnológico após a Segunda Guerra Mundial, apareceu um talentoso grupo de cientistas soviéticos como Kurchatov, Korolev, ou Lebedev si mesmo. Eles deram o primeiro impulso no sentido de levar a ciência, engenharia e principalmente o desenvolvimento de computadores. De fato, o surgimento do computador permitiu a execução de projetos de brilhantes no campo da exploração espacial, energia nuclear, balística e muitos mais. Ao ritmo do desenvolvimento industrial após a Segunda Guerra Mundial, a URSS ultrapassou todos os países do mundo, exceto Japão.

Professor Sergei Lebedev

O fundador da indústria de informática russo foi professor SA Lebedev. Ele nasceu em 02 de novembro de 1902 na cidade de Novgorod Nigniy (Central região do Volga). Com a idade de 45 anos, foi um reconhecido especialista em sistemas de potência. Seu livro "estabilidade de emprego Paralela de Sistemas de Potência" (livro em co-autoria, juntamente com ASZhdanov) teve várias edições em vários países. E as investigações levadas a cabo exigiu a criação de instalações de computação enormes e informatização de processos complexos. Desde os anos quarenta, foi a principal tarefa de Lebedev.

Em 1948, Lebedev equipe descobriu através de revistas estrangeiras como cientistas ocidentais trabalhando no desenvolvimento de computadores eletrônicos, tempo a partir do qual desenvolveu os princípios fundamentais da construção e estrutura de computadores digitais eletrônicos. Em 1949 mudou-se para final Feofania, um subúrbio de Kiev, onde guardava o segredo do desenvolvimento e experimental MESM. O "Laboratório de Simulação e Modificações" Lebedev foi criada em um prédio antigo, que tinha estado no mosteiro ortodoxo (até a revolução de 17), psiquiatria (até a ocupação alemã), hospital militar alemão (até 1944) e, finalmente, local de nascimento de 1951-1953 computador soviético.En primeiro, o computador, a MESM (MЭСМ, abreviação de "Малая Электронно-Счётная Машина", "Pequeno Máquina Computador Electronics" resolvido alguns dos principais problemas de um vôo espacial de engenharia termonuclear balístico, transmissão elétrica longas distâncias e muito mais.

Os próximos vinte anos, depois de se mudar de Kiev para Moscou, vi 15 desenvolvimento computadores de alto desempenho, mais produtivos, confiáveis ​​e adequados para as suas tarefas, como BESM (БЭСМ, abreviação de "Большая Электронно-Счётная Машина" " Eletrônica vasta máquina computador "), o BESM 2, o M-20 e M-50.

Durante este período, não se pode encontrar um nível de criatividade através da Cortina de Ferro, não nos EUA nem na Europa. Todos os computadores criados sob a supervisão de Lebedev (de tubos para a base de circuitos eletrônicos) foi fabricado e usado em grandes centros de computadores de instituições de investigação científica, bem como sistemas de mísseis da União Soviética.

Desde as fases iniciais de atividade criativa, Lebedev foi sempre claro as idéias básicas para o desenvolvimento de supercomputadores, por exemplo, o paralelismo no processo de cálculo. Nos primeiros computadores ele utilizado para este fim unidades aritméticas paralelas, as estações de trabalho de cálculo simultâneo e, em seguida, o fluxo de dados de canalização algoritmos, multiprocessamento, etc.

O filósofo alemão Friedrich Nietzsche disse: "Ser bom ambiente a direcção a tomar é sinal de um gênio." Esta citação é usada no título do livro sobre Lebedev.

Embora morreu em Moscou em 3 de julho de 1974, o seu legado é impressionante. Centenas de especialistas e engenheiros altamente qualificados beneficiou da experiência valiosa no Instituto Lebedev e tornou-se famosos cientistas, gestores de pesquisa e designers de novos computadores (Melkinov, Burtsev, Rjabov, Ivannikov, e muitos outros). A contínua Lebedev instituto estabelecido pelo trabalho de criação de supercomputadores mordernas em nossos tempos. Homem de grande cultura, conhecedor da literatura russa, o músico xadrez notável competente, Lebedev ganhou honras e reconhecimento da Rússia soviética, sendo reconhecido postumamente em 1996 pelo IEEE sociedade com Charles Babbage medalha, destacando-se na entregar o mesmo papel fundador da indústria de computadores Soviética.

Isaak Brook

Também é bom lembrar um outro cientista da computação famoso no mesmo período, o Isaak acadêmica e sua famosa alunos Brook Matjuhin e Kartsev. Brook nasceu em Minsk (Belarus agora) em 8 de novembro de 1902. Como Lebedev, Brook também começou sua carreira trabalhando em questões de sistemas de energia. Em 1948, juntamente com Bashir Rameyev, Brook desenhou o projeto primeiro computador da União Soviética e teve a primeira patente para um computador com Unibus. O M1 foi lançado em 1952, dois ou três meses após a MESM em Kiev. Pela primeira vez, os diodos semicondutores foram usados ​​em vez de tubos de electrões, um comando de endereçamento dois níveis e uma saída de teletipo e dados.

Liderados por Brook ea participação ativa Matjuhin Kartsev e M2 foram criadas (1953) e do M3 (1956). Este último tornou-se o modelo inicial de uma popular família de computadores, Minsk.

Mikhail Alexandrovitch Kartsev

O primeiro protótipo do computador M-2 foi fabricado e lançado pouco antes do BESM, com desempenho comparável. Ele foi mantido pelo Instituto de Energia há mais de 15 anos. Matjuhin, que foi o designer-chefe da M-2, mais tarde se tornou o designer chefe da família de sistemas e anti-aéreos complexos. Sob sua liderança, desenvolveu 10 tipos de computadores para tais sistemas. Os semicondutores, circuitos utilizados pela primeira vez, a recente integrada. Ambos trabalharam de forma confiável para sistemas antiaéreos. Curiosamente, este sistema detectou o avião em 1986, Mathias Rust, embora o sistema de permissão para pousar na Praça Vermelha, causando uma crise de governo na União que Gorbachev iria usar para substituir o ministro da Defesa Sokolov e defesa aérea comandante Koldunov para homens relacionados com a sua política.

Imagem anedota Rust

Computadores poderosos M-4, M-10 e M-13, criado sob a supervisão de Kartsev, foram responsáveis ​​pelo espaço multi-computador para controlar complexo externo e os sistemas de alerta de um ataque de mísseis. Embora o M-10 era claramente mais lenta do que americana supercomputador Cray-1, ultrapassou o Cray-1 em termos de versatilidade, inerentes à arquitectura: o número de ciclos por operação para o M-10 foi de 0,9-5,3 (para o conjunto das operações), enquanto o Cray-1 foi de 0,7-27,6. De computadores criados pelo instituto foi criado Kartsev maior complexo multicomputadora da União Soviética. Este complexo composto de computadores 76 que foram ligados por 10 quilômetros informações do canal moinho a trabalhar com um algoritmo de uniforme. Na quarta geração multiprocessador sistema M-13 atingiram a dois bilhões de operações por segundo.

Kartsev pensou no projeto de uma estrutura multi-vetor e uma estrutura completamente de computação paralela que lhe permitiu resolver problemas complicados que requerem supercomputadores. Ele é o autor da obra teórica fundamental. Ele escreveu quatro artigos sobre os fundamentos da aritmética computador e arquitetura de computadores.

Apesar de não ser nomeado entre os pioneiros do computador livro de Lee, sem dúvida, Kartsev é uma figura que teve um papel notável na história do mundo da computação e engenharia.

Devemos também mencionar que, enquanto Lebedev e sua equipe garantiu o desenvolvimento de supercomputadores, a tecnologia de computador mais utilizado foi desenhado por Bashir Rameyev em Penza (hoje Rússia). Rameyev não teve a oportunidade de ter um ensino superior, pois seu pai foi punido pelo regime de Stalin (mais tarde ser reabilitado). No entanto, devido às suas grandes capacidades, Rameyev tornou-se chefe projetista-chefe do computador da família "Ural". Estas equipas eram baratos e foram amplamente utilizados em centros de computação da ex-União Soviética. Sob Rameyev gestão, desenvolveu toda uma família de special-purpose computadores e periféricos em torno de 100.

Bashir Rameyev

Rameyev Basilevsky foi o substituto, que era designer-chefe do primeiro computador de grande porte fabricado, a "Strela", apareceu em simultâneo com a IBM 701. Rameyev também foi o primeiro na URSS para formular e executar no Ural-11, Ural-14 e 16 equipes, os princípios de programação e compatibilidade de hardware. Feita essa idéia importante de um ano e meio antes da produção do IBM 360 - computadores com software e hardware compatível. É uma pena, mas seu nome também é praticamente desconhecido no mundo ocidental.

Outro homem que merece ser incluído entre os pioneiros do computador soviético é Victor Glushkov. Ele nasceu em 24 de agosto de 1923, em Rostov-on-Don (agora Rússia). Glushkov nome na história do desenvolvimento da informação está ligada, em primeiro lugar, o desenvolvimento de teorias de design de computador, conhecidos em seus livros "Teoria Autômatos Digital", "Introdução à Cibernética", e muitos mais, e depois , por sua pesquisa no campo do controle de computador e computadores inteligentes, feitos durante os anos 50 e 60.

Victor Glushkov

Sob sua orientação, foram projetadas uma série de computadores especializados em cálculos de engenharia, miR-1, miR-2 e miR-3, e tornaram-se pioneiros de computadores pessoais.

O Instituto de Cyber ​​de Kiev foi fundado e dirigido por Gushkov. Era o tempo de um dos institutos de computador mais popular da União Soviética e rapidamente ganhou prestígio internacional. A maior realização do trabalho Gushkov foi sem dúvida a criação do ES-1766, um supercomputador com dados macrotubería, que não tinha análogo no mundo naquela época.

Nos anos 60 e 70, a indústria de computadores na União Soviética produziu mais de 15 tipos de computadores, projetados no Instituto de Cibernética (Promin, miR-1, miR-2, miR-3, Dnieper, Dnieper 2 Neva, Iskra 125, Pirs etc.)

"O trabalho científico de Gluchkov e os resultados práticos de suas pesquisas durnate muitos anos influenciou o desenvolvimento da engenharia mundial de computadores", conclui H.Zemanek, um designer computador eminente da Áustria.

Em julho de 1970, na Inglaterra, um fórum intitulado "Os pioneiros do ensino fundamental da tecnologia de computador que criou o passado e construir o futuro" foi realizada. Apenas oito países foram convidados a participar, incluindo a União Soviética, que foi particularmente representado por Socialista Soviética da Ucrânia República. Isto sugere a importância da contribuição da Ucrânia para a tecnologia de computador.

Além das instalações escolares clássicas desenvolvidas por Lebedev, Brook, Rameyev Gluchkov e também outros, como Nikolai Brusentsov, fez grandes contribuições em 1958, com um computador que usou o ternário notação "Setun" ou como Izrael Akushsky, também em 1958, desenvolveu o primeiro computador e, provavelmente, só com um cálculo baseado em classes residuais.

A Cortina de Ferro caiu e é hora de preencher os espaços em branco da lista dos pioneiros do computador global.

Vamos ver as características e um pouco da história de algumas das máquinas soviéticas:

Parte 2:

Grandes máquinas:

MESM

Instalação da MESM no Feofania.

MESM (máquina de Cálculo Baixa eletrônico) foi o primeiro computador programável em Europacontinental, criado por uma equipe de cientistas liderados por Sergey Lebedev Alekseevich a partir do final de 1948 no Instituto de Eletrônica e Tecnologia de Kiev, cuja exploração é começou em 1951 depois de vários testes com sucesso. Inicialmente, o trabalho sobre a MESM, tinha objetivos apenas deinvestigación e interesses na área dos computadores de construção elementares. Mas depois de testes bem-sucedidos de sua operação e uma necessidade crescente de todos os tipos de cálculos (especialmente no serviço militar), decide terminar o projeto foi capaz de usar a máquina como uma ferramenta para resolver problemas reais.

Em 1949 atrasado, nós projetamos a arquitetura e identifica esquemas MESM funcionamento de seus blocos. Em 1950, a máquina foi montada em um prédio de dois andares de um antigo mosteiro Fofaniya (cerca de Kiev). Em 6 de novembro de 1950 foi o primeiro teste da máquina executando-laoperación Y + Y = 0, Y (0) = 0, Y (π) = 0. Em 4 de janeiro de 1951, as operações foram realizadas unasucesión soma de números ímpares de fatorial de um número e de um elevador de energia. 25 de dezembro de 1951, começou a operação normal e regular da máquina.

O MESM tinha as seguintes características:

Punchcard

A máquina aritmética: ação, universal paralelo, com base no biestável simples.

Representação de números: Encoma, binário fixo, com 16 bits para Labase e um bit para indicar o sinal.

Memória operacional: com base nos dados biestáveis ​​para 31 dígitos para o comando de 63 dígitos.

Memória volátil: a-31-dígitos dados para os dígitos de comando-63.

Velocidade de processamento: c (o tempo de ciclo total é de cerca de 17,6 ms, a operação de divisão é realizada numa gama de 17,6-20,8 ms).

Comandos do sistema: três vias, com 20 dígitos para o comando, os quatro primerosdígitos indicam theCode de laoperación, o 5 endereço próximo do primeiro operando, a 6 após o segundo operando e os restantes 5 endereço de armazenamento resultado laoperación .

Operação disponível: adição, subtração, multiplicação, divisão, comparação do deslocamento, considerando o sinal, em comparação com o valor absoluto, redirecionar, transmitido números de uma bobina magnética, Soma de comandos, pare.

Thermionic válvulas: a 6000 (3500 apox 2500 triodes e diodos.)

Área ocupada: cerca de 60m ².

Consumo de energia: cerca de 25 kW.

A leitura dos dados é realizada por meio de cartões perfurados também pode usar uma bobina magnética, cuja capacidade de armazenamento foi de aproximadamente 5000 comandos ou números.

A saída dos dados é realizada por um dispositivo, ou por um dispositivo imprentaelectromecánico fotográfica sobre uma película fotográfica.

STRELA


A Strela computador (ЭВМ "Стрела") foi o primeiro computador de grande porte construído na União Soviética a sério desde 1953. Strela significa seta.

O projetista-chefe foi Yuri Basilevsky. Entre seus assistentes foi Boris Rameyev, designer-chefe da série computador Ural. Ele foi projetado para o projeto especial Gabinete 245, de Moscou.

Os Strelas foram fabricados em Moscou Usina de Informática e Máquinas analíticos (Московский завод счетно-аналитических машин) entre 1953 e 1957, foram construídos sete máquinas. Foram instalados no Centro de Computação da Academia Russa de Ciências, Keldysh Instituto de Matemática Aplicada, Universidade Estadual de Moscou, e centros de computação de alguns ministérios (relacionada com a defesa e economia).

Estes computadores de primeira geração eram 6.200 e 60.000 válvulas diodos semicondutores. O Strela tinha uma velocidade de 2.000 operações por segundo. Sua aritmética de ponto flutuante foi baseado em palavras de 43 bits com mantissa assinado e 35 bits de expoente 6 bits assinados. A tubos de RAM Williams tinha 2048 palavras. Ele também foi um programas ROM semicondutores. A entrada de dados foi através de cartões perfurados ou de fitas. A saída de dados foi realizada por fita magnética, cartões perfurados ou impressora.

A versão mais recente do Strela usado um cilindro magnético de 4.096 palavras girando a 6.000 rpm.

Em 1954, os designers Strela foram agraciados com o Stalin Medalha 1. grau.

MINSK


A Minsk foi uma família de computadores de grande porte foram desenvolvidos e produzidos no Soviética Bielo-Rússia República Socialista entre 1959 e 1975. Sua produção foi interrompida pela decisão política de mudar para um clone IBM 360 conhecido como ES EVM para o comprimento conhecido como "distensão", em que a União Soviética e os EUA aliviou tensões e houve um "degelo" da Guerra Fria.

O modelo mais avançado era o Minsk-32, desenvolvido em 1968. Suportado COBOL, FORTRAN e ALGAMS (uma versão do ALGOL). Este e versões anteriores também usou uma linguagem de máquina orientada chamado AKI (por sua sigla (AvtoKod "Inzhener.") Estava entre os nativos linguagem assembly SSK (Kodirovaniya Sistema Simvolicheskogo, ou "sistema de código simbólico") de altura e Línguas nível como FORTRAN. M-20, M-220 e M-222 eram um grupo de máquinas de uso geral projetados e fabricados na URSS. Essas máquinas foram desenvolvidas pelo Instituto de Pesquisa Científica de máquinas eletrônicas (NIIEM) e construído no Moscou Usina de Computação e Análise de Máquina (SAM) e Usina Kazan de máquinas de computação, sob a supervisão do Ministério da Indrustria URSS.

URAL


A série Ural computador foi desenvolvido pelo manifacturer de Computação Eletrônica Produção de Penza, e foi produzido entre 1959 e 1964. O seu designer chefe era Bashir Rameyev foram fabricados um total de 139. Foi amplamente utilizado na década de 60, especialmente nos países socialistas, mas também exportados para a Europa Ocidental e na América Latina.

Modelos 1 a 4 da Ural foram baseados em tubos de vácuo (válvulas), com hardware que o fizeram capaz de atingir os 12.000 cálculos de ponto flutuante por segundo. Uma palavra é constituída por 40 bits e foi capaz de conter um número ou de duas instruções. Foi utilizado um núcleo de ferrite para criar a memória de trabalho. A nova série (o 11 eo 14, produzido entre 1964 e 1971) foram baseados em semicondutores.

Permitido para tarefas matemáticas em centros de informática, instalações e indrustriales científicos instalações. A máquina ocupa aproximadamente 90-100 metros quadrados. O computador estava funcionando e tinha uma tensão trifásica 30kVA lastro magnéticos capazes.

As principais unidades do sistema foram: teclado unidade de controle, e leitura, memória, a memória de ferrite unidade aritmeticológica, unidade central de processamento e fonte de alimentação.

Estações de trabalho. e computadores pessoais.

SM EVM


O EVM SM (russo М ЭВМ, curto Система Малых ЭВМ - literalmente Minicomputadores Sistema) era o nome de vários tipos soviéticos minicomputadores 70 e 80. Sua produção começou por volta de 1975. Muitos deles eram clones do DEC PDP-11 e VAX. SM-1 e SM-2 clones foram criados por minicomputadores Hewlett Packard. O sistema operacional mais comum para esses computadores foram traduzidas versões do RSX-11 (ОС РВ) para modelos high-end e RT-11 (РАФОС, ФОДОС) para modelos low-end. Houve também um clone de UNIX disponível, MOS, por gama alta PDP-11 clones.

MIR


MIR (МИР, "paz" ou "mundo" em russo) é o nome de uma série de computadores soviéticos, desenvolvido entre 1965 (miR-1) para 1969 (o MIR-2) por um grupo liderado por Viktor Glushkov. Um acrônimo para "Машина для Инженерных Расчётов" (cálculos de engenharia de máquinas). Ele foi projetado como um computador "pequena" para uso em aplicações de engenharia e científicos. Entre outras inovações, continha uma implementação em hardware de uma linguagem de programação de alto nível pode fazer cálculos com frações, polinômios, derivadas e integrais. Outra característica inovadora para a época era de que a interface de usuário combinado com um teclado, monitor e uma caneta de luz usado para escrever e editar texto na tela. Pode ser considerado como um dos primeiros computadores pessoais.

 

Fonte:

http://histinf.blogs.upv.es/2011/01/10/aproximacion-historia-info-u...

Escrevendo com uma forma de Touch Screen (Lapis de luz).Coisa bem antiga.

http://www.idsia.ch/~juergen/zuse.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Konrad_Zuse

Ada? Achei estar ficando velho, não conheci.  

Mas nos anos 70 escrevi meu primeiro programa em ALGOL que calculava o dia da semana (0...6) a partir de uma data qualquer >1000, numa máquina ZUSE Z80. Levava em consideração anos bissextos, a falta deles a cada 100 anos, etc. O Z80 era construido com transistores de germanio OC71

(veja: http://www.google.com.br/search?q=oc71+transistor&hl=pt-BR&...)

e ocupava um salão refrigerado. Interface era um aparelho de TELEX. / 45 anos depois... ARDUINO, que caminho!

Estou postando pelo simples motivo de subri os topicos úteis para as primeiras páginas.

Até a terceira página só tem  spam.O site esta sob ataque.

Objetivo do ataque:"Criar o caos,evitando o compartilhamento de idéias que poderiam ser util a nação".

Contribua subindo um tópico,sempre que possivel.

O Ataque está classificado como "ataque virtual".

Eu faço isso o tempo todo com os tópicos que acho pertinentes e interessantes.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço